12 de out. de 2014

Nos dias 18 e 19 de outubro, últimos dias da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Museu de Astronomia ensina astronomia e ciências afins de forma lúdica e descontraída! Tem cinema, debates, oficinas, brincadeiras, jogos e observação do céu! É tudo gratuito!


Nos dias 18 e 19 de outubro, últimos dias da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Museu de Astronomia ensina astronomia e ciências afins de forma lúdica e descontraída! Tem cinema, debates, oficinas, brincadeiras, jogos e observação do céu! É tudo gratuito!


O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) preparou uma programação especial para os últimos dias da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Além das atividades oferecidas nos polos Quinta da Boa Vista e Parque Madureira, os visitantes que vierem ao MAST no Bairro Imperial de São Cristóvão, neste sábado (18) e domingo (19), terão a oportunidade de observar o céu noturno com uma luneta centenária e telescópios modernos! Haverá também cinema, palestra, Astromania, Brincando de matemático, e visitas orientadas pelo Museu! Todas as atividades são gratuitas!

Há pouco mais de 100 anos, iniciou-se a 1ª Guerra Mundial. O MAST lembra desta “triste” data apresentando, neste sábado, 18 de outubro, às 14h30, a palestra “A ciência na 1ª Guerra Mundial, o caso Fritz Haber”, que será proferida pelo Prof. Gastão Galvão de Carvalho Souza. O palestrante irá falar sobre o avanço científico nesta época e a contribuição do cientista Fritz Haber na 1ª Grande Guerra. Em seguida, haverá a exibição do filme “Glória feita de sangue”, do diretor Stanley Kubrik (1957), que trata da realidade das trincheiras da 1ª Guerra Mundial.


Você já parou para pensar como as pessoas faziam para medir o tempo antigamente? NoAstromania deste mês, que traz o tema “Medindo o tempo: o relógio de Sol”, faremos um passeio pelo passado, conversando sobre diferentes instrumentos de medida de tempo. Vamos também montar um modelo de relógio de sol e saber um pouco mais sobre seu funcionamento. A atividade começa às 16h, neste sábado, na sala de atividades do prédio sede do MAST.


E a partir das 17h30, terá início o Programa de Observação do Céu, com a apresentação da palestra O Céu do Mês, momento em que os visitantes ficam sabendo um pouco mais sobre a natureza dos corpos celestes e o que está visível no céu do Rio de Janeiro. Após a apresentação, todos são convidados a ir para a área externa do Museu onde é realizada a observação do céu utilizando telescópios ópticos portáteis e a centenária Luneta Equatorial Heyde de 21 cm. Nos dias chuvosos e nublados, não há observação do céu através de telescópio.

No sábado (18) e no domingo (19), às 15h e às 17h, haverá visita orientada pelo Museu. Nela, os mediadores apresentam, aos visitantes, o sistema solar em escala, as exposições do MAST espalhadas pelo campus e o conjunto arquitetônico construído para sediar o Observatório Nacional. Destacam-se o prédio sede, que abriga a coleção de instrumentos científicos, e os pavilhões com as centenárias lunetas.

No domingo, às 16h, a oficina Brincando de Matemático oferece ao público brincadeiras com as formas geométricas, desde aquelas que se autoreplicam até o tradicional tangram. O raciocínio lógico dos participantes é aguçado com enigmas, segredos, Torres de Hanói; a capacidade de estratégia é estimulada com o jogo da velha. A atividade é dirigida ao público de todas as idades: pais, filhos e grupos de amigos, todos podem brincar juntos.

SERVIÇO

Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ

SÁBADO, 18 de outubro
14h30
Palestra “A ciência na 1ª Guerra Mundial, o caso Fritz Haber”
Palestrante: Prof. Gastão Galvão de Carvalho Souza
Exibição do Filme: Glória feita de sangue
15h | 17h
Visita orientada
16h
Astromania
Tema: Medindo o tempo: o relógio de Sol
17h30 às 20h
Programa de Observação do céu
DOMINGO, 19 de outubro
15h | 17h
Visita orientada
16h
Brincando de matemático

Divulgação Cultural

Agenda Cultural RJ
Divulgação - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas
Gabriele Nery (21)99676-9323 
agendaculturalrj@gmail.com