30 de mar. de 2011

Exposição de obras de Niobe Xandó na Caixa Cultural Rio de Janeiro

Florestas Fantásticas e Máscaras Imaginárias

Exposição de obras de Niobe Xandó (1915-2010)



A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta 42 obras de uma das artistas percursoras do Realismo Mágico no Brasil. Obras de dois períodos de seu trabalho são apresentadas pela primeira vez, em exposição individual, no Rio de Janeiro. Inauguração dia 4 de abril.

A CAIXA Cultural inaugura no dia 4 de abril, segunda-feira, às 19h, a exposição individual da artista  Niobe Xandó Florestas Fantásticas & Máscaras Imaginárias. Esta primeira mostra individual da artista no Rio de Janeiro, reúne uma seleção de quarenta e duas pinturas e desenhos. Niobe Xandó, criadora de vasta obra, é constantemente reconhecida por sua originalidade nos quase sessenta anos de contínua e intensa atividade. A visibilidade que tem experimentado – principalmente a partir da sua inclusão, no ano 2000, na Mostra do Redescobrimento, Módulo de Arte Afro-Brasileira – é justa e merecida.

Seu trabalho resultou em obra sólida e múltipla, de atualidade evidente e sensibilidade muito própria, baseada em experiências pessoais bastante diferenciadas. A forte característica de liberdade de criação, aliada ao caráter lúdico, é uma constante. Depois de contemplada e estudada com atenção, a obra de Niobe Xandó surpreende cada vez mais. Seu trânsito pelas mais diversas tendências e movimentos (muitos deles pouco conhecidos entre nós) e a sobreposição de períodos e abordagens que promoveu em sua obra, criam inúmeras possibilidades de interpretação. Com amplo currículo nacional e internacional, Niobe Xandó já foi analisada em mais de cento e quarenta textos, escritos por renomados críticos brasileiros e estrangeiros.

A seleção das obras desta individual é assinada pelo curador independente Antonio Carlos Abdalla que pesquisa e cataloga a obra da artista há mais de 10 anos. Em 2007 foi realizada grande retrospectiva de Niobe Xandó na Pinacoteca do Estado de São Paulo e, em 2008, outra grande mostra (antológica) da artista foi feita no Museu Oscar Niemeyer, de Curitiba.

Serviço:

Exposição: Niobe Xandó – Florestas Fantásticas e 
Máscaras Imaginárias

(Niobe Xandó, Campos Novos do Paranapanema/SP,
 1915 – São Paulo/SP, 2010)

Curadoria: Antonio Carlos Abdalla

Divulgação: Gabriele Nery

Abertura: segunda-feira, dia 4 de abril de 2011, às 19h

Período expositivo: de 5 de abril a 29 de maio de 2011

 De terça a sábado das 10h às 22h

 Domingo das 10h às 21h

 Entrada gratuita

Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Grande Galeria

 Avenida Chile 230 – Centro

Mais informações.2544-4080; 2544-1099; 2544-7666