28 de mai. de 2011

CONEXÃO BLUES


              A Caixa Cultural apresenta o projeto Conexão Blues, um panorama da diversidade de estilos que foram criados através dos tempos e a influência das cidades sobre o Blues, desde o  Mississipi, seguindo para Chicago, passando pela Califórnia até chegar ao Brasil.

Para contar essa extraordinária história, Sérgio Duarte e a banda Entidade Joe  convidam grandes gaitistas brasileiros, especialistas nos estilos Delta Blues (Márcio Maresia), Chicago Blues (Ivan Márcio) e West Coast Blues (Marcelo Naves), além de Flávio Guimarães, da banda Blues Etílicos (Blues Brasileiro).
Grandes nomes do blues de todos os tempos, como  Sonny Terry, Jazz Guilam, Sonny Boy Williamson I e II, Little Walter, Paul Butterfield, James Cotton, Big Walter Horton, Junior Wells, John Mail, William Clarke, Rod Piazza, entre outros, estarão representados.
Os shows serão apresentados em sua ordem cronológica, partindo do Delta do Mississipi, passando por Chicago e depois Califórnia e de lá, para o Brasil e mundo.





CONEXÃO BLUES
Dias; 02, 03, 04 e 05 de junho de 2011 às 19h30
Caixa Cultural – Av. Almirante Barroso, 25 - Centro - RJ


BANDA SÉRGIO DUARTE E ENTIDADE JOE

Sérgio Duarte – Cantor e Gaitista
Com mais de 18 anos de carreira, dois CDS e o terceiro em fase de produção, Sérgio Duarte é considerado um dos pioneiros e mais importantes gaitistas do Brasil. Tem influenciado as novas gerações de gaitistas e seu trabalho é elogiado por figuras referenciais do blues mundial, como James Cotton, Sugar Blue e Mark Hummel e o lendário guitarrista Buddy Guy, para quem já abriu shows.
Com o cantor Nasi, integra a banda “Nasi e os Irmãos do Blues” e até hoje participa dos projetos paralelos do vocalista do Ira!. Além sido, tem em seu currículo importantes festivais, como o de Rio das Ostras (RJ), Guaramiranga (CE), Natu Blues (SP), Sesc in Blues (SP) e Brasília (DF) Blues Festival, entre outros. E ainda organiza o evento anual Harmônica & Blues Projeto Brasil, que reúne músicos do País inteiro em uma grande convenção nacional, com workshops e shows.
Atualmente, se divide entre os grupos “Sérgio Duarte & Entidade Joe”, “Nasi e os Irmãos do Blues” e “Sotaque Blues” e trabalha na produção do seu terceiro CD onde nas composições se destacam temas instrumentais influenciados pelo Blues raiz dos anos 40,50 e 60, além de clássicos e composições próprias em inglês.

Celso Salim - Guitarrista
O Brasiliense Celso Salim toca violão desde 6 anos de idade e aos 12 conheceu e se apaixonou pelo blues ouvindo mestres como Robert Johnson,  Muddy Waters e todos os “Kings”. Depois passeou por uma variedade de estilos como o Rock and roll, Country, Soul e Jazz. Celso é profissional desde os 15, e lançou sua carreira solo há 6 anos com o Cd “Lucky Boy”.Este trabalho foi gravado em Los Angeles aonde morou e estudou por 3 anos no Musicians Institute. No M.I. recebeu o prêmio de “aluno destaque” no final do curso. Nesta época formou a banda de Blues “Green Lizards” que se apresentava regularmente na cena local de LA. No ano 2000 retornou ao Brasil e desde então se apresenta por todo o Brasil divulgando seu trabalho. Em 2001 lançou seu 1º cd “Lucky Boy” e em 2003 o 2º chamado “Going Out Tonight”.

Rodrigo Mantovani - Baixista
Rodrigo Mantovani é hoje o baixista mais requisitado no mercado do blues brasileiro,e atualmente o que está em maior atividade no cenário. Já acompanhou grandes nomes internacionais como o gaitista californiano R.J Micho, o guitarrista do texas Roland Smith,o organista Deacon Jones(ex Freddie King,John Lee Hooker), o gaitista Rick Estrin da conceituada banda 'Little Charlie and the night cats' e o também gaitista Mark Hummel,ambos da Califórnia, além de ter sido convidado a fazer uma 'jam' com o bateirista do Deep Purple Ian Paice. Acompanhou também grandes nomes do Blues nacional, como o guitarrista Lancaster e o gaitista Flávio Guimarães. Atualmente acompanha o renomado guitarrista Nuno Mindelis, que foi eleito o melhor guitarrista do mundo no ano de 1998, o também guitarrista Celso Salim, com quem lançou recentemente o álbum 'big city blues', o guitarrista Igor Prado com quem gravou o cd "upsidownm" e recentemente fizeram uma turnê pela Europa, e também Sérgio Duarte, que é considerado um dos melhor gaitistas em atividade no Brasil.

Paulinho Sorriso - Baterista
Paulinho Sorriso (Paulo Santos): o apelido não é à toa. Sempre com um grande sorriso no rosto quando toca, é considerado um dos melhores bateristas do Brasil, sua grande especialidade é o Blues. Paulinho já tocou com dezenas de grandes nomes nacionais e internacionais, e atualmente é baterista da Entidade Joe, banda do renomado gaitista Sérgio Duarte. Paulinho morou na Jamaica um ano e meio, onde tocou com a banda de jazz Ian Cameron trio, JC Lodge (cantora jamaicana) e Tyrone Downie. No Brasil, acompanhou as bandas jamaicanas Migthy Diamonds e Gladiators. Gravou discos com Haroldo de Oliveira e Banda Kaliman e Junior Marvin, guitarrista dos Wailers, banda de Bob Marley.
Também trabalhou com Ari Borger e Axé Blonde. Suas principais influências são de black music, principalmente dos anos 70: Tim Maia, James Brown, Earth, Wind & Fire, Gilberto Gil e Jorge Bem. Seu primeiro professor de bateria foi Waldir Figueira. Paulinho estudou também na ULM (Universidade Livre de Música).

Convidados

Flávio Guimarães - Gaitista
Ivan Márcio - Gaitista 
Marcelo Naves – Gaitista 
Márcio Maresia - Gaitista