15 de mai. de 2012

3º Cinefoot - FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL - 2012

Neste ano, homenagem ao Canal 100


De 24 a 29 de maio, no Espaço Itaú de Cinema de Botafogo, e de 31 de  Maio a 3 de junho no Centro Cultural da Justiça Federal.

O CINEfoot FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL é o unico festival de cinema do Brasil e da America Latina exclusivamente dedicado á exibição e promoção de filmes sobre a maior paixão nacional; o futebol. Com esta iniciativa inovadora, ocupa uma lacuna no circuito brasileiro de festivais, que não possuía um evento com o tema futebol.


A terceira edição carioca do CINEfoot será realizada de 24 a 29 de maio, no Espaço Itaú de Cinema de Botafogo, e de 31 de maio a 3 de junho, no Centro Cultural Justiça Federal. Todas as sessões acontecem com ENTRADA FRANCA. A edição de São Paulo será de 31 de maio a 5 de junho, no Museu do Futebol e no cinema Reserva Cultural.

Ao todo, as Mostras competitivas de Longa e Curta Metragens reunirão 28 filmes, sendo 15 brasileiros e 13 estrangeiros Entre os brasileiros estão escalados filmes do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. No time internacional aparecem representantes do Uruguai, Ucrânia, Dinamarca, Alemanha, Espanha, França, Itália, Ilhas Mauricio e Estados Unidos.

Na noite de abertura do CINEfoot, às 20h30m, no Espaço Itaú de Cinema, só para imprensa e convidados, será exibido o filme Match. Inédito no Brasil, o longa de ficção, de origem russa, aborda a história real de jogadores do Dínamo de Kiev presos num campo de concentração durante a II Guerra.

O Festival premiará com a Taça CINEfoot o melhor curta e o melhor longa-metragem, eleitos pelo voto do público. Pois, no CINEfoot, quem indica os vencedores é a torcida, ou seja, os espectadores. A cerimônia de encerramento será no dia 29 de maio no Espaço Itaú de Cinema, também com entrada franca. Nesta noite será entregue também o prêmio Porta Curtas, outorgado ao curta-metragem vencedor através de votação on-line.

 

 

CINEfoot homenageia o Canal 100

A temática escolhida pelo 3º CINEfoot para a suas homenagens, é a celebração do “100”. Com isso, os nove clubes brasileiros que comemoram seu centenário em 2012 serão homenageados. São eles: América F.C. (MG), C.E. Rio Branco (Campos/RJ), C.R.B. (AL), Goytacaz (Campos/RJ), Operário Ferroviário E.C. (Ponta Grossa/PR), Riograndense F.C. (Santa Maria/RS), Santos F.C. (Santos/SP), Tupi F.C. (Juiz de Fora/MG), Vitória F.C. (ES).

 

 

Porém, o grande homenageado deste ano será o Canal 100 e o seu criador e já falecido Carlos Niemeyer, que será representado por seu filho, Alexandre Niemeyer. A Mostra Canal 100 exibirá seis documentários históricos, em sessões especiais do CINEfoot, com imagens raras dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro: Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco da Gama. Além de outros dois sobre o Santos, que contemplam o bicampeonato mundial de 1962/63 e o tricampeonato paulista de 1967/68/69.

Também de Carlos Niemeyer, o documentário longa-metragem, em 35mm, “Brasil bom de bola”, traz imagens raras das conquistas da Seleção Brasileira, sobretudo na Copa do Mundo de 1970. Por fim, o curta documentário “FLAXFLU à sombra das chuteiras imortais”, de seu filho Alexandre Niemeyer, em parceria com Oscar Maron Filho e Renato Ferreira. Narrado através das crônicas de Nelson Rodrigues e Mario Filho, a sua exibição celebra os 100 anos do clássico FLAXFLU.

“O Canal 100 detém uma trajetória digna da homenagem que recebe do 3° Cinefoot. Através das suas lentes, criou um estilo próprio de lidar com suas imagens e encantar a todos durante décadas. Graças ao seu valioso acervo, temos a certeza de que continuará a provocar uma intensa alegria a todos os apaixonados pelo bom e velho esporte bretão” – afirma Antonio Leal, diretor e idealizador do CINEfoot.

 Pensando no Futuro

 Inovando mais uma vez, foi lançando o Aplicativo CINEfoot, que pode ser baixado para as plataformas iPhone, iPad e Android. Nele, será possível encontrar toda a programação do festival, dicas, curiosidades, fotos e as redes sociais do CINEfoot.


Por fim, de olho na Copa do Mundo 2014, o CINEfoot realizará o seminário

CINEfoot: PRATICAMOS O FUTEBOL ARTE

Futebol: Cultura e Mercado, no dia 28 de maio, no instituto Cervantes, também com entrada franca. Serão debatidos os seguintes temas: Cinema, estética e futebol: CANAL 100”, às 10h; e “Oportunidades para o Audiovisual Brasileiro em Tempos de Copa do Mundo”, às 15h.

 

 

 

________________________________________________________________

 

 

Serviço:

 

3º CINEfoot – FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL

Espaço Itaú de Cinema Botafogo (Sala 1): Praia de Botafogo, nº 316.

Datas: 24/05 (quinta-feira) ao dia 29/05 (terça- feira)

Horários: sessões diárias às 19h e 21h.

Sábado e domingo: sessões às 17h, 19h e 21h

Terça-feira: sessões às 18h, 19h e 21h

Entrada Franca em todas as sessões (Sujeita à lotação. Para garantir o ingresso, comparecer com 1 hora de antecedência ao início das sessões).

Capacidade: 157 lugares.

Classificação: 12 anos

 

3º CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol

Debate/Mesa Redonda: “Futebol - Cultura e Mercado”

Dia 28 de maio, segunda-feira. Entrada Franca

Local: Instituto Cervantes – Rua Visconde de Ouro Preto, 62 – Botafogo

Garanta a sua presença inscrevendo-se no site www.cinefoot.org

CINEfoot - Praticamos o Futebol Arte. 

Capacidade: 79 lugares.

Classificação: livre.

 

Centro Cultural da Justiça Federal

Endereço:

Datas: do dia 31 de maio a 3 de junho

Horário: 19h

Capacidade: 60 lugares.

Classificação: livre.

Entrada Franca

 

Direção: Antonio Leal

Realização: O CINEfoot é uma realização da Conexão Cultural e do IBEFEST - Instituto Brasileiro de Estudos de Festivais Audiovisuais, produtoras com destacada atuação no segmento de festivais audiovisuais no Brasil e no exterior.

Informações: (21) 2226.3663

www.cinefoot.org