22 de out. de 2013

EU, E O CORAÇÃO TORTURADO DE JEAN-NICOLAS NO SOLAR DE BOTAFOGO



Eu, e o coração torturado de Jean-Nicolas é um monólogo do filósofo e dramaturgo Edú Reis, com interpretação e criação artística de Andy Gercker. Livremente inspirado na obra "Uma Temporada no Inferno", do poeta francês Jean-Nicolas Arthur Rimbaud. 

 

O espetáculo revela um jovem artista num momento de uma grande crise existencial - ele, assim como o poeta Rimbaud não sabiam pra onde ir e muito menos o que fazer de suas vidas, é então que o jovem artista se vê e se coloca como um "novo" Rimbaud, nos tempos atuais, em Paris, numa estação de trem.

A encenação associa o olhar entusiasta e rebelde, que são características marcantes do jovem poeta ArthurRimbaud, ao nosso ato criativo de hoje. Neste ano de 2013, aqui, no Rio de Janeiro, como jovens artistas que ainda permanecem buscando alternativas, mesmo diante da disparidade educativa e cultural.
 

Apresentamos assim, um diálogo entre a poesia, o teatro e a sociedade, na tentativa de problematizar às nossas questões, e com isso alçar outros caminhos para se entender, e entender o outro. Proporcionando outras formas de leitura e de confecção de uma obra artística. Já que cabe aos jovens, um olhar novo, sobre o mundo que está sempre se transformando, e também poder apresentar à obra deste gênio “maldito” e transgressor, para outros jovens.


Eu, e o coração torturado de Jean-Nicolas, suscita perguntas típicas dos jovens que estão amadurecendo, como: O que esperamos de nós mesmos, ou do outro? Quando se está longe, para onde se volta? Quem te espera? Para onde ir? Como será o futuro? Família? Amores? A sensação de impermanência e de partida que é marcante em toda sua obra, é o tema central desta peça, e a juventude, como um território temporário, como um lugar de passagem. 


A dramaturgia também fala do que permanece vivo para outras gerações, enquanto símbolo marcante de uma época e consequentemente de um artista, lidando sempre com o sentido de alteridade das palavras “Eu” e “Outro”. Com efeito, “EU É UM OUTRO” diz Rimbaud. Trecho de Lettre du Voyant/ Carta do Vidente (Arthur Rimbaud à Paul Demeny, 15 de maio de 1871).



Esteticamente, tomamos emprestado esse olhar entusiasta e rebelde, que são características marcantes do poeta Rimbaud e que de certa forma perpetuou-se no Rock and Roll no que diz respeito a atitude e conceito.

 
O processo de ensaios deu-se por uma vasta pesquisa sobre a obra “Uma temporada no inferno” de Jean Nicolas Arthur Rimbaud. Estudamos também toda sua poética e seus “colegas” de geração (séc XIX) como: Baudelaire, Rilke e Nietzsche.

 
A peça prima pela palavra dita de modo direto e presentificado, sinalizando assim, um diálogo pulsante e urgente com a platéia, como nos grandes shows - temos então um ator/performer/showman. Cenário, figurino, trilha sonora… foram inspirados nos cantores ícones do rock: Jim Morrison, Kurt Cobain, Bob Dylan, Patti Smith… Que leram e foram influenciados por sua poesia.
 


SERVIÇO:



EU, E O CORAÇÃO TORTURADO DE JEAN-NICOLAS


Dramaturgia e Direção: Edú Reis
Atuação e Criação Artística: Andy Gercker


01 de NOVEMBRO a 01 de DEZEMBRO
Sextas e Sábados 21h - Domingos 20:30h


SOLAR DE BOTAFOGO - Espaço 2
(Rua General Polidoro, 180 - Botafogo / RJ)
Tel: (21) 2543-5411


Ingressos: R$ 40,00 (inteira)
R$20,00 (meia)


Faixa etária: 14 anos
Gênero: Experimental
Duração: 50 min.
Capacidade: 30 lugares

 
 
AGENDA CULTURAL RJ

DIVULGAÇÃO DE EVENTOS CULTURAIS
MONTAMOS UM PLANO DE DIVULGAÇÃO ESTRATEGICAMENTE PARA ATINGIR O SEU PUBLICO ALVO.

COLAGEM DE CARTAZES
DISTRIBUIÇÃO DE FILIPETAS
DIVULGAÇÃO DE MÍDIA ONLINE

Centros Culturais, Cinemas, Livrarias, Faculdades, Universidades, Escolas Publicas e Particulares, Escolas de Musica, Cinema, Teatro, Dança. Bares e Restaurantes mais badalados da Zona Sul e Centro.
FAÇA UM ORÇAMENTO

(21)9676-9323 / 9673-4350