6 de jan. de 2014

Feira das Yabás abre o ano com os convidados Aluisio Machado, David Correia, Zé Luiz do Império e Ivan Milanes
O mês de janeiro terá samba de raiz em Oswaldo Cruz, no dia 12. Um evento gratuito para toda família
 
A primeira Feira das Yabás de 2014 receberá os convidados Aluisio Machado, David Correia e Zé luiz do Império, além de Ivan Milanes, no dia 12, domingo, reunindo gastronomias típicas dos quintais suburbanos e roda de samba. A  tradicional feira começará o novo ano com muita comida, música e dança para o público carioca. E comandando a famosa roda de samba estará Marquinhos de Oswaldo Cruz, criador da Feira das Yabás. O encontro acontece sempre no segundo domingo do mês na Praça Paulo Portela, Zona Norte do Rio de Janeiro, com entrada gratuita.
 
O cantor e compositor Aluísio Machado, ex-integrante da Velha Guarda do Império Serrano e agora cantor solo, já compôs diversos sambas enredo da escola, entre eles o antológico Bumbum Praticumbum Prugurundum, em parceria com memorável Beto Sem Braço. Escreveu também para diversos intérpretes da música popular brasileira.  Além disso, é campeão de 12 sambas-enredo, dentre os quais seis receberam o prêmio estandartes de ouro, do jornal O Globo.
 
A segunda atração da Feira também foi criada no subúrbio carioca de Engenho de Dentro, David Correia. O músico compôs mais de 20 samba-enredos e produziu dois LPs na carreira. Atualmente integra a Ala de Compositores da Portela.
 
 
A Feira das Yabás traz também Zé Luiz do Império. Ele que tem mais de 10 obras em seu currículo e quatro álbuns lançados no mercado. O cantor e compositor, nascido no bairro de Santa Teresa, foi um dos fundadores — ao lado de Nei Lopes, Candeia e Wilson Moreira — da ala de compositores do Grêmio Recreativo e Artes Negras Quilombo. E fechando o quarteto, Ivan Milanes, integrante da Velha Guarda do Imperio Serrano, fará uma participação no evento.
 
 
 
 
 
 Sobre a Feira das Yabás
 Além de música na Praça Paulo Portela, a Feira das Yabás conta com 16 barracas de comidas típicas do subúrbio carioca, cada uma com um prato diferente. Nessa cozinha a céu aberto, são as Yabás (termo que refere-se a Yemanjá e Oxum, mas que, no Brasil, é utilizado para definir todo orixá feminino), ou seja, são as matriarcas das famílias mais importantes e tradicionais da região de Oswaldo Cruz, que apresentam suas delícias. Carinhosamente chamadas de “barraqueiras”, as mulheres preparam ali pratos que parecem feitos especialmente para acompanhar as tradicionais rodas que atraem bambas do samba, como Monarco e Tereza Cristina, sem falar no diversificado público de turistas e cariocas das zonas Sul, Oeste e Norte, claro.
Com ingredientes como aipim, jiló e frutos do mar, as comidas e petiscos servidos pelas Yabás remetem à influência africana na culinária brasileira. Em sua barraca, Tia Surica (baluarte da Velha Guarda da Portela) oferece mocotó e aipim com carne-seca;  entre as refeições mais concorridas está a rabada com batata da Dona Neném, a mais velha das tias, com 87 anos, que também prepara rabada, angu e bolinho de abóbora recheado com carne-seca. Neide Santana serve feijoada de camarão, angu à baiana e feijão amigo.
 Já na barraca da Jane Carla é vendido cozido de peixe; a barraqueira Romana vai de carré com couve a mineira, jabá e caldinhos de mocotó, feijão e ervilha; bobó de camarão é o prato da Jussara; Selma Candeia (filha do sambista Candeia) oferece abóbora com carne seca; já a combinação de peixe frito, molho de camarão, pirão e arroz é responsabilidade da Tia Nira; Tia Edith apresenta macarrão com carne assada; Vera Caju mostra o seu cozido, camarão frito e caldo de abóbora; Rose serve a deliciosa galinha com quiabo, e Jane Pereira (viúva de Luiz Carlos da Vila) mostra o jiló  frito, além de caldos e canjas. Rosângela Maria leva a tripa lombeira e bolinho de bacalhau pra Feira; Marlene apresenta roupa velha e feijoada; Tia Natércia e Sueli vão de vaca atolada, bolo de aipim e carne com aipim. Para arrematar, a barraqueira Vera de Jesus prepara doces deliciosos. Os preços das refeições ficam em torno de R$ 15.
 
 
Evento acontece desde 2008
 A primeira edição da Feira das Yabás aconteceu em 2008, por iniciativa de Marquinhos de Oswaldo Cruz, que depois de recriar o Trem do Samba e a feijoada da Portela, resolveu cantar seus sambas na quadra da Portelinha, regado a macarrão com carne assada. Nascia, assim, a primeira edição da Feira, que hoje reúne milhares de visitantes e conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, desde abril de 2012.
 
 
 SERVIÇO:
Feira das Yabás – gastronomia e roda de samba
Quando: Domingo, 12 de janeiro
Hora: a partir das 13h
Local: Praça Paulo Portela, Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro
Evento gratuito
 
 
DIVULGAÇÃO CULTURAL - GABRIELE NERY - (21) 99676-9323 - agendaculturalrj@gmail.com