5 de dez. de 2016

Anjos do Calçadão", novo espetáculo da Companhia Abraço da Paz, estreia na Zona Sul

Anjos do Calçadão", novo espetáculo da Companhia Abraço da Paz, estreia na Zona Sul





"Passo a página vou em frente", "quero ter vida de gente", "tô cansado de sofrer", "sou menor abandonado e na rua fui largado, maltratado, pode crer", estrofes da música Menor Abandonado, escrita pelo autor Jonas França, que descrevem o abandono, a exclusão social e as crises familiares, temas comuns da sociedade carioca atual e que, muitas vezes, nos levam a refletir o mundo que nos cerca. Mas como seriam vistos se abordados sob a ótica de meninos e meninas de rua, moradores do calçadão da famosa Praia de Copacabana? Esse é o convite de "Anjos do Calçadão”, novo espetáculo da Companhia de Teatro Abraço da Paz, que estreia com apresentação única, no dia 12 de dezembro, segunda-feira, às 20h30, no Theatro Net Rio, em Copacabana. Com uma narrativa leve e bem humorada, o texto escrito por Jonas França e que tem a direção do próprio e de Alex Borges, convida o espectador para um passeio pelo Calçadão de Copacabana e pela história desses marginalizados pela sociedade.



A peça, que integra romance e suspense, a música ao jogo de atores, o estilo gingado carioca à linguagem usada nas ruas e nos guetos, narra a história de personagens singulares, que são verdadeiros retratos cariocas. Um exemplo disso é a protagonista da trama, Eleonora, uma mãe que luta diariamente para reencontrar seu filho desaparecido. Mesmo após ser assaltada pelos Anjos do Calçadão, ela decide ajudá-los e, para sua surpresa, eles se transformam através da arte.


A montagem teve um longo processo de concepção, que envolveu encontros, pesquisas, ensaios, inovação. As cenas dirigidas pela dupla Jonas França e Alex Borges nascem de um jogo-dança arriscado: contar a própria história e reviver os perigos e tragédias da vida cotidiana como exercício de construção de uma identidade. E finalmente, busca encontrar um espaço para fazer teatro, circulando pela cidade e afirmando a arte do encontro e da palavra. Ambos são artistas representantes da nova safra do teatro contemporâneo brasileiro e juntos têm um histórico de sucesso dividindo as direções da Companhia.


Sobre a Companhia de Teatro Abraço da Paz


Em julho de 2010, a dupla Jonas França e Alex Borges assumiu o desafio de construir uma dramaturgia para o grupo e criou a Cia de Teatro Abraço da Paz. Foram dois anos de pesquisas e ensaios com o objetivo de transformar jovens dançarinos talentosos em um grupo de teatro. O resultado aconteceu em 2012, com “A vida de um B-boy”, texto de Jonas França e direção de Jonas França e Alex Borges. A peça contou ainda com a supervisão artística de Matheus Nachtergaele. O espetáculo apresentou temporadas no Theatro Net Rio, Imperator, Teatro Ipanema, Maria Clara Machado, unidades do Sesc, entre outros.


Devido ao sucesso de “A Vida de um B-Boy” durante todo o ano de 2013, os diretores prepararam a montagem do “Morro da Trincheira” que teve estreia em maio de 2014, no Theatro Net Rio. O espetáculo também esteve na sala Baden Powell e teve uma temporada de sucesso no Teatro Ipanema. A Cia de Teatro Abraço da Paz voltou ao Theatro Net Rio em janeiro de 2015. Em agosto do ano seguinte, retornou para uma temporada no Teatro Municipal Ziembinski com a casa cheia todos os dias e muita publicidade. E, em junho do mesmo ano, a Cia estreou no Teatro João Caetano com a 3ª. montagem do musical "No passinho do Tabajaras".



Elenco "Anjos do Calçadão
":


Esther Elisabeth, Nelson Yabeta, Maíra Ribeiro, Rafael D’avila, Daniel Gadioli, Diego Galvão, Ricardo Fernandes, Jorge Silveira ,Júlio Vilella, Wilson Granja, Anderson Lugão Fernando Peres, Leonardo Correa, Mercedes Magalhães, Junior Machado, Fábio Santiago, Camila Perez, Alda Pessoa, Fernando Braga, Thiago Zurck , Michael Welensom



Ficha Técnica:



Autor - Jonas França


Direção - Jonas França e Alex Borges


Direção de movimento e coreografias - Marcio vieira


Direção musical - Márcio Eduardo


Assistente de direção - Rafael D’avila


Produção - Jonas França, Alex Borges, Camila Perez e Rafael D'avila


Assistente de produção - Julio Villela, Luana Oliveira e Maíra Ribeiro


Cenário - Leandro Tick


Figurino - Pedro Sayad e Leonardo Braza


Iluminação - Jorge Raibott


Fotógrafo - Luiz Paulo Silva


Som - Breno Rogélio




SERVIÇO


Theatro Net Rio


Rua Siqueira Campos, 143 / 2o. piso – Copacabana


Tel.: 2147-8060


Dia: 12 de dezembro, segunda-feira


Horário: 20h30


Preço: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Duração: 70 minutosCensura: 14 anos


Capacidade: 687 lugares


Gênero: drama / romance


Horário da bilheteria: todos os dias das 10h às 22h


Apoio: Agenda Cultural RJ
 Divulgue o seu evento com a gente! Serviço de Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes, Distribuição de Filipetas e Divulgação de Mídia Online.
Solicite um orçamento!
 Contato: Gabriele Nery contato@agendaculturalrj.com.br

Instagram