3 de jul. de 2017

FORA DA CAIXA é um espetáculo idealizado e dirigido por Ivan Sugahara. A peça conta a história de um “trisal” – uma relação amorosa entre três pessoas – em cartaz na Sede das Cias.

​Poliamor revolução
Novo espetáculo de Ivan Sugahara conta história de ‘trisal’ e coloca em xeque monogamia e heteronormatividade nas relações


FORA DA CAIXA é um espetáculo idealizado e dirigido por Ivan Sugahara. A peça conta a história de um “trisal” – uma relação amorosa entre três pessoas – em cartaz na Sede das Cias.

“Durante séculos nossas relações afetivas se sustentaram nos pilares normativos da monogamia, do patriarcalismo, da heteronormatividade e do amor romântico”, conta o diretor. “Mas estamos vivendo uma revolução na nossa forma de lidar com o amor.”

Na trama, Rebecca e Thiago vivem uma relação monogâmica que é transformada pela chegada de Ricardo, quando começam a viver um relacionamento a três. Depois da morte de Rebecca, Thiago e Ricardo lidam com sua ausência enquanto revivem suas memórias e tentam reinventar sua história amorosa sem ela.

Foram dez meses de ensaio para criar, ao mesmo tempo, texto e encenação. “Um novo paradigma amoroso começou a se formar na década de 60, com as revoluções culturais e os movimentos hippie, gay e feminista. Desde então, estamos vivendo uma grande transformação”, explica Sugahara, que conta com cinco jovens atores no elenco. “São eles os agentes dessa mudança hoje. Como pensam e vivem o amor? Que projeto de afetividade querem construir para si e para o mundo?”

Entre 2014 e 2015, Sugahara montou uma trilogia sobre o amor com os espetáculos “Amores”, “Fala comigo como a chuva e me deixa ouvir” e “Beija-me como nos livros”. “‘Beija-me’ encerrou a trilogia apontando a crise desse modelo de amor romântico, que já não nos faz feliz hoje”, analisa o diretor. “‘Fora da Caixa’ é uma tentativa de responder cenicamente à pergunta: como amar melhor?”



SERVIÇO – “Fora da caixa”
Sinopse | A vida de um casal é transformada pela chegada de uma terceira pessoa. Quando um deles morre, os outros dois revivem suas memórias enquanto tentam reinventar sua história de amor.
Sede das Cias
Rua Manuel Carneiro, 12, Lapa (Escadaria Selarón)
De 30 de junho a 16 de setembro
Sextas e sábados às 23h
R$ 40 reais (inteira) e R$ 20 reais (meia-entrada)
Tel: (21) 2137-1271
Duração: 90 minutos
Classificação 16 anos.
​​

Ficha técnica
Elenco: Catarina Saibro, Fábio Cardoso, Thiago Ristow, Rebecca Leão e Ricardo Cabral
Direção: Ivan Sugahara
Dramaturgia: Claudia Mele e Ivan Sugahara
Iluminação: Paulo César Medeiros
Cenografia: Carolina Sugahara
Figurino: Joana Lima Silva

Produção: Aline Mohamad e Ana Studart​


Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com
 #agendaculturalrj

  Instagram