7 de out. de 2017

Hoje, Gratuito! Concerto da Primavera - Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro se apresenta na Sala Cecília Meireles dia 7/10


Concerto da Primavera - Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro se apresenta na Sala Cecília Meireles dia 7/10

Grupo é formado por 51 jovens de comunidades do Rio de Janeiro


A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro se apresentará no próximo sábado, dia 7 de outubro, na Sala Cecília Meireles. Sob a regência do maestro Mateus Araújo, os jovens interpretarão obras de Johann Strauss, Vivaldi, Beethoven, Piazzolla, Bizet e Lorenzo Fernandez. O concerto acontecerá às 19 horas e a entrada é gratuita.

Oriundos de comunidades como Santa Marta, Babilônia, Chapéu Mangueira, Cantagalo, Pavão Pavãozinho, Complexo do Alemão e Morro dos Macacos, os 51 músicos têm entre 13 e 22 anos e fazem parte do projeto Ação Social pela Música do Brasil, dirigido pela musicista e produtora cultural Fiorella Solares. A Orquestra Sinfônica Jovem do Estado do Rio de Janeiro foi criada em 2014, com o objetivo de profissionalizar e dar suporte a jovens músicos de projetos sociais, aperfeiçoando a prática orquestral e conduzindo-os à universidade.

O grupo já se apresentou em diversos palcos importantes da cidade, como Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cidade das Artes, Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), Centro Cultural da Justiça Federal, Caixa Cultural, Igreja Anglicana de Botafogo, Igreja da Nossa Senhora da Paz, Candelária, entre outros.

Há um ano a orquestra conta com a liderança do maestro Mateus Araújo, que já esteve à frente da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, de Belém, e Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.

Sobre a Ação Social pela Música do Brasil
O projeto foi fundado em 1994 e, nestes mais de vinte anos, produziu efeitos relevantes na vida de milhares de jovens no Rio de Janeiro e em outras cidades do Brasil. A missão da ASMB é a inclusão social e a formação de cidadania de crianças e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social, através do ensino da música clássica.

PROGRAMA:

J. STRAUSS – Abertura 'O Morcego'
A. VIVALDI – Primavera das “Quatro Estações” / Solista Gabriel Jesus da Paixão
L. V. BEETHOVEN – Sinfonia n.1 em Dó maior
G. BIZET Farandole, da Suíte Arlesiana n.2
A. PIAZZOLLA Adiós Nonino
O. LORENZO FERNANDEZ Batuque

SERVIÇO:
Concerto da Primavera - Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro
Dia 7 de outubro de 2017, às 19h
Local – Sala Cecília Meireles

Endereço – Rua da Lapa, 47, Lapa – Rio de Janeiro, RJ
Entrada Gratuita
Classificação etária livre


Agenda Cultural RJ - Produção, Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com #agendaculturalrj