7 de out. de 2017

José Henrique Nogueira apresenta show para crianças em outubro Com direção musical de Lui Coimbra e cenografia de Susana Lacevitz, compositor mostra seu repertório infantil, com rock, pop, blues e baladas, em Santa Teresa

José Henrique Nogueira apresenta show para crianças em outubro



Com direção musical de Lui Coimbra e cenografia de Susana Lacevitz, compositor mostra seu repertório infantil, com rock, pop, blues e baladas, em Santa Teresa



Há mais de 30 anos, o compositor José Henrique Nogueira dedica boa parte de seu trabalho à infância. Já foi professor de 13 escolas e creches no Rio e compôs dois CDs com canções para os pequenos. Em agosto, apresentou o espetáculo José Henrique para Criançasno Teatro Café Pequeno, no Leblon. O sucesso foi tanto que recebeu convites para ampliar a temporada. Em outubro, o artista reapresenta o show nos dias 1º, no Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca, e 14, no Teatro do Parque das Ruínas, em Santa Teresa.


Com direção musical de Lui Coimbra, que também participa com violão, violoncelo e charango, José Henrique (voz e violão) vai apresentar 12 músicas dos CDs Curiosa Idade Musical 1 e Curiosa Idade Musical 2, entre elas, os sucessos “Foguete”, “O mosquito” e “Laranjeiras”. A cenógrafa Susana Lacevitz inspirou-se nas folhas e cores da natureza do bairro das Laranjeiras para criar um belo quebra-cabeça circular no fundo do palco.

A banda conta ainda com David Willian, no teclado e acordeão, Naife Simões, na percussão, e Rê Freitas, na flauta. Na dramatização, Marcia Valença interage com o público a partir de brinquedos e gestos. “É um show não apenas para as crianças, mas para todos que têm a alma infantil e curtem esse universo”, diz José Henrique.

Idealizador e coordenador da escola de música Espaço 23, José Henrique Nogueira oferece contato com instrumentos e ritmos para crianças a partir de dois anos. Entre as atividades, a musicoterapia é um dos destaques do estúdio em Laranjeiras. “Esse trabalho me faz perceber a individualidade, a característica e o interesse musical de cada um. Atualmente trabalho também com autistas, portadores de síndrome de Down e outras. É muito gratificante ver a evolução dos alunos”, diz.

Para 2018, José Henrique Nogueira prepara um novo disco, Urbano, desta vez focado no universo adulto. O CD segue a linha do primeiro trabalho solo, Caiçara, com canções autorais instrumentais. “Esse projeto tem um caráter mais conceitual e está sendo produzido em parceria com amigos como Guto Goffi, Nilo Romero e David Ganc”, antecipa.

Sobre José Henrique Nogueira – Idealizador e coordenador do Espaço 23, em Laranjeiras, é musicoterapeuta, educador e escritor na área de Educação Musical e Musicoterapia. Cursou Licenciatura em Educação Musical (CBM-RJ), graduou-se em Musicoterapia (CBM-RJ), é mestre em Educação Musical pela CBM/UFRJ. Na University of Warwick (Inglaterra), cursou Hands on Music, pela Orff Society.

José Henrique Nogueira foi também coordenador da Pós-Graduação Latu Sensu Arte-Educação na Universidade Católica de Petrópolis, idealizou e organizou o caderno Música para o Ensino Fundamental, da Fundação Roberto Marinho, em 2012, e já lançou três livros: Música e saúde mental,O bebê e a música e Educação musical.

Serviço – José Henrique para Crianças
14/10 (sábado)
Local: Parque das Ruínas – Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa. Tel.: 2215-0621
Horário: 11h
Ingressos: R$ 30,00 inteira; R$ 15,00 meia-entrada e crianças
Direção musical: Lui Coimbra
Cenografia: Susana Lacevitz
Dramatização – Marcia Valença
Voz e violão – José Henrique Nogueira
Violão, violoncelo e charanga – Lui Coimbra
Teclado e acordeão – David Willian
Percussão – Naife Simões
Flauta – Rê Freitas
Duração: 1h15


Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com #agendaculturalrj