JORNADA PERFORMÁTICA
Palestra e Aula de Performance-improvisação
Dia 22 de março 10h as 12h a palestra e 14h as 18h a aula.
Inscrições Gratuitas!
PROGRAMA
A palestra, de duas horas de duração, discorrera sobre a historia e teoria da performance e
será aberta para perguntas do publico.
A aula de performance, de quatro horas de duração, será composta por exercícios de
improvisação corporal e vocal e apresentações ao final da jornada.
Esta jornada de 6 horas e uma introdução ao Metodo San.
PALESTRA
Alguns historiadores definem Performance como uma arte sociológica, que se manifesta na
apresentação de uma cena, ou na maneira de convencer um determinado publico. Tal visão
abrangente do conceito de Performance amplia a visão da capacidade criativa do performer
para a de lidar com comportamentos sociais, estéticos e políticos em praticas que ate
ultrapassem o mero entretenimento, como por exemplo, ações politicas e humanitárias, ou
ate mesmo os rituais religiosos.
O conceito de Performance Organizacional e um termo frequentemente associado ao
desempenho de atividades de gestão de negócios como: planejamento, analise de riscos,
estratégia, seleção e treinamento de pessoas, tomada de decisão, negociação e prevenção de
conflitos.
Da mesma forma, hoje em dia, o modo de vida imposto pela sociedade contemporânea
demanda que sejamos cada vez mais ageis, bonitos, espontaneos, espirituosos, graciosos e
saudáveis, entre outras tantas qualidades que as mídias nos fazem crer imprescindíveis para a
felicidade ao longo de nossa existência.
Esta palestra tem por objetivo demonstrar como o conceito de Performance esta cada vez
mais presente em todos os campos do modo de vida contemporaneo.
AULA DE PERFORMANCE-IMPROVISAÇÃO
A improvisacao e uma pratica cada vez mais presente nos processos de criacao de projetos
artisticos em todas as areas, de tal forma que a vemos, inclusive, como elemento estrutural de
diversas obras de teatro, danca, musica e artes visuais.
Esta aula pretende apresentar ferramentas de elaboracao performances baseadas em
improvisação. Sua estrutura se faz na seguinte programação:
· Exercicios de aquecimento corporal e vocal
· Exercicios de improvisação solo, em duo e em grupos
· Montagem de micro-performances
· Apresentação de performances e praticas de interação com o público.
http://performancesgim.com
MÉTODO SAN
O Método San prevê e dividido em duas etapas com 20 horas de duração que podem ser
divididas em aulas de 2 a 5 horas de duração. Ao final de 40 horas um certificado chancelado
pelo Laboratório de Engenharia do Entretenimento da UFRJ será oferecido aos participantes
que completarem no mínimo 75% de presença nas aulas.
1o Modulo - Integração corpo- voz na improvisação (20 horas)
● Iniciação em técnicas mistas de improvisação corporal e vocal
● Orientação vocacional de perfil artístico e profissional
● Composição de solos de performances-improvisação
2o Modulo - Interação coletiva e multimídia (20 horas)
● Historia da Performance: exemplos e conceitos (aberta ao publico)
● Criação coletiva de performances-improvisação
● Experimentações de relação com o publico (aulas abertas ao publico)
O Método San introduz ao processo de criação performática o elemento da improvisação
como um recurso para viabilizar a autorreflexão dentro de um estado de complexidade de
discursos e compartilhamento de ideias. Seus objetivos são:
•Democratizar o fazer artístico como uma ferramenta que aumenta a qualidade da
comunicação;
•Aumentar a sensibilidade e a percepção do público-alvo;
•Promover ações que desencadeiem reações criativas;
•Instigar reflexões filosóficas na sociedade através da alegria, espontaneidade, respeito e
foco.
Benefícios
Qualidade da presença corporal; aumento do reflexo cognitivo em criações em tempo real;
desenvolvimento de capacidade de concepção estética de figurinos, exploração do espaço e de
objetos cênicos; conscientização da plástica sonora; e relevância na transmissão de mensagens
através do uso de multimídia.
O Método San relaciona a pratica da improvisação com a atividade da interação através de
técnicas de áreas diversas. Entretanto, sua abordagem costura essas técnicas a partir de uma
logica extremamente voltada para a experiência sensorial do publico e para o bom
desempenho da atividade cognitiva do aluno-artista, que termina assume a sua escolha
profissional de ser artista, elegendo uma palavra-guia que o acompanhara tal qual um nome
de batismo em sua carreira de criador.
CAMILA SANTO
Camila Santo aka Mila San e graduada em comunicação visual pela Ecole des Arts Decoratifs de
Strasbourg, Franca, e mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Coordena o
Núcleo de Performance do Laboratório de Engenharia do Entretenimento do Centro de
Tecnologia da UFRJ e e socia da empresa Rizhoma Design & Performance. E diretora do Grupo
de Interação MilaSan.