1 de abr. de 2015

MAST promove fim de semana com atividades de astronomia Nos dias 04 e 05 de abril, os visitantes terão a oportunidade de aprender astronomia em diversas atividades de divulgação científica. Haverá ciclo de palestras, visita orientada pelo campus do MAST, sessões do planetário e Programa de Observação do Céu! Entrada gratuita!





Neste fim de semana, dias 04 e 05 de abril, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) promove várias atividades de divulgação e popularização da ciência. O público poderá conferir o ciclo de palestras, visita orientada pelo campus do MAST, sessões do planetário inflável. E ainda observar os planetas Júpiter, Marte e Saturno, a Lua, a Constelação de Orion, Cruzeiro do Sul e as Plêiades, utilizando a luneta centenária e telescópios modernos. Todas as atividades são gratuitas!

Recentemente, uma equipe internacional de astrônomos, liderada pelo brasileiro Felipe Braga Ribas, descobriu um sistema de anéis – a exemplo daqueles de Saturno – ao redor de um pequeno corpo do sistema solar de nome Chariklo. Trata-se de um caso inédito e inesperado. Até então, pensava-se que um sistema de anéis só poderia manter-se estável ao redor de corpos maiores (para comparação, o diâmetro de Saturno é mais de 450 vezes maior que o de Chariklo).

No entanto, nenhuma das imagens astronômicas, oriundas de vários telescópios e que foram utilizadas na descoberta, sequer passa perto de mostrar Chariklo com tamanho grau de detalhe. Então, como pôde essa equipe extrair informação tão impactante? Na palestra “O que os olhos não veem, o tempo resolve”, Julio Ignacio Bueno de Camargo, pesquisador do Observatório Nacional, irá falar como isso foi feito, abordando generalidades sobre observações astronômicas e a importância do estudo de corpos similares a Chariklo. A atividade acontece no sábado às 16h.

Às 17h30, inicia-se o Programa de Observação do Céu com a exibição de um vídeo sobre astronomia e a apresentação da palestra “O Céu do Mês”, na qual os visitantes têm a oportunidade de descobrir o que está visível no céu do Rio de Janeiro e saber um pouco mais sobre a natureza dos corpos celestes. Ao anoitecer, o público tem a oportunidade de observar, através de uma luneta centenária e de telescópios modernos, planetas, a Lua e aglomerados estelares.

No sábado e no domingo, às 15h e 17h, haverá sessões do Planetário Inflável Digital. Em uma cúpula inflável, imagens do céu noturno são projetadas, oferecendo ao espectador a oportunidade de observar o céu sempre limpo. No planetário inflável, é possível simular o movimento aparente do Sol, da Lua e dos planetas, que normalmente são de longa duração e, por isso, de difícil percepção. Cada sessão desta atividade tem capacidade máxima para 30 pessoas.

E no domingo, às 16h, os visitantes poderão aproveitar a tarde fazendo uma visita orientada pelo campus do MAST. E conhecer o maior conjunto arquitetônico do Brasil na área de astronomia, o Sistema Solar em Escala, as cúpulas de observação celeste e a coleção de instrumentos científicos do Museu de Astronomia e Ciências Afins.

SERVIÇO
Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão - Rio de Janeiro (RJ)
(21) 3514-5200
www.mast.br
 SÁBADO, 04 de abril 
Planetário Inflável -15h e 17h 
Ciclo de Palestras -16h 
Programa de Observação do Céu
17h30 às 20h 
DOMINGO, 05 de abril 
Planetário Inflável - 15h e 17h
Visita Orientada -16h

Agenda Cultural do Rio de Janeiro
Divulgação Cultural Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas.
(21)99676-9323 (whats app)
agendaculturalrj@gmail.com
Blog - http://agendaculturalriodejaneiro.blogspot.com/
Facebook - Página
https://www.facebook.com/pages/Agenda-Cultural-RJ/233883796670052?ref=hl 
Grupo Agenda Cultural RJ
https://www.facebook.com/groups/145524915582757/?ref=ts&fref=ts
INSTAGRAM
AGENDA CULTURAL RJ