24 de abr. de 2015

MINISTÉRIO DA CULTURA, STOMP and GLYNIS HENDERSON PRODUCTIONS apresentam STOMP DE VOLTA AO BRASIL PARA UMA EXTENSA TURNÊ ENTRE ABRIL E MAIO Grupo percussivo que faz sucesso em apresentações na Broadway e na London West End usando instrumentos inusitados Rio de Janeiro, Fortaleza e Natal



Steve McNicholas
Mais fotos em alta resolução em www.opuspromocoes.com.br
A Opus Promoções confirmou: o Stomp volta ao Brasil neste ano para uma extensa turnê entre abril e maio. O grupo percussivo que faz sucesso em apresentações na Broadway e na London West End usando instrumentos inusitados – como vassouras, baldes e caixas de fósforos – além do próprio corpo dos artistas, começa as apresentações brasileiras com uma curta temporada em Porto Alegre, de 8 a 10 de abril, no Teatro do Bourbon Country, seguindo depois para São Paulo (de 15 a 17 de abril, no Teatro Bradesco), Rio de Janeiro (de 23 a 25 de abril, no Teatro Bradesco), Fortaleza (2 de maio, no Teatro RioMar Fortaleza) e Natal (5 a 7 de maio, no Teatro Riachuelo). A trupe está em excursão há 24 anos e já realizou mais de 20 mil shows, tendo se apresentado para cerca de 12 milhões de pessoas, incluindo celebridades como Bob Dylan, Bruce Springsteen, Liza Minnelli e Tom Waits.
Com uma combinação única de percussão, movimento e comédia visual, o Stomp foi criado em Brighton, na Inglaterra, durante o verão de 1991, como resultado de uma colaboração de dez anos entre os criadores Luke Cresswell e Steve McNicholas. Os dois trabalharam juntos pela primeira vez em 1981 como membros da banda de rua Pookiesnackenburger e
do grupo teatral Cliff Hanger. Juntos apresentaram uma série de musicais de rua no Festival de Edimburgo e ao longo dos anos 1980.
Após dois álbuns, uma série para a TV britânica e uma extensa turnê pela Europa, Pookiesnackenburger ainda produziu o aclamado comercial para a Heineken intitulado Bins (https://www.youtube.com/watch?v=P31iUXt8KyM). O trabalho foi originalmente escrito e coreografado por Luke como parte do show da banda e acabou sendo o ponto de partida para as famosas danças de Stomp com tonéis de lixo.



Em 1986, Luke e Steve criaram um vídeo de percussão de oito minutos para um especial da HBO com Bette Midler chamado Mondo Beyondo. Entre 1987 e 1990, Luke foi diretor musical e artístico de quatro grandes eventos ao ar livre, incluindo Beat The Clyde, que envolveu uma orquestra flutuante no centro de Glasgow, e o Heineken Hove Lagoon Show.
Em 1991, Steve e Luke criavam o Stomp, realizando a pré-estreia no London’s Bloomsbury Theatre e lançando o grupo no Assembly Rooms, em Edimburgo, na Escócia, onde foi o eleito da crítica do The Guardian’s e ganhou o prêmio Fringe do Daily Express. Entre 1991 e 1994, o elenco original de Stomp se apresentou para públicos qualificados ao redor do mundo: de Hong Kong a Barcelona, de Dublin a Sidney. A turnê culminou numa temporada esgotada no London’s Sadler’s Wells Theatre, na Inglaterra, em janeiro de 1994, quando Stomp recebeu uma indicação ao Olivier por Melhor Entretenimento e ganhou a Melhor Coreografia no West End Show.
Uma versão expandida de Stomp, envolvendo um elenco de mais de 30 artistas, foi criada para o Brighton Festival sendo aplaudida mais tarde em Melbourne, na Austrália. O trabalho também foi apresentado em setembro de 1995 ao ar livre, na Acrópole, em Atenas, e no Royal Festival Hall, em Londres. Esta produção quebrou todos os recordes que haviam sido estabelecidos por Frank Sinatra em 1972.
O Stomp iniciou sua jornada no Orpheum Theatre, em Nova York, em fevereiro de 1994 e rapidamente conquistou o Obie e o Drama Desk Award pela Mais Original Experiência Teatral. No verão de 1994, o primeiro elenco americano substituiu o elenco original no Orpheum, liberando-o para turnês esgotadas na América do Norte e Japão. No verão de 1995, mais duas produções americanas foram criadas com o propósito de viajar com apresentações pelos Estados Unidos, e seguem até hoje.

O elenco americano fez a estreia de Stomp no Chile, Brasil e Coreia. Enquanto isso, um quinto grupo de Stomp foi formado no Reino Unido, em 1997, e tem viajado pelo mundo desde então. Essa equipe levou o Stomp pela primeira vez à Escandinávia e à África e tem se apresentado com frequência pela Alemanha, Holanda e França. Uma outra produção de Stomp foi inaugurada em São Francisco, nos Estados Unidos, em maio de 2000 e esteve na ativa por dois anos e meio.
O elenco original de Stomp gravou a trilha sonora para o filme Tank Girl e participou do álbum de Quincy Jones, chamado Q’s Jook Joint. Além disso, fizeram uma trilha sonora gravada por Steve e Luke para o filme Riot, que foi lançado no inverno de 1997. Stomp ainda participou de diversos comerciais, incluindo o da Coca-Cola, Ice Pick, e outros para as lojas Target nos Estados Unidos e a Toyota no Japão.



Stomp também criou a Mr Frears’ Ears, série de pequenos vídeos para a Nickelodeon, enquanto um deles, Brooms, curta-metragem de 15 minutos foi indicado ao Oscar. Brooms ainda foi selecionado para transmissão no Robert Redford’s Sundance Festival e para a disputa do Cannes Film Festival. O grupo fez uma participação especial na cerimônia do Oscar em março de 1996, com uma apresentação original que envolveu a sincronização de clipes de filmes clássicos e performances no palco, com a participação de 20 dançarinos dos cinco elencos.
No verão de 1997, Steve e Luke criaram e dirigiram o Stomp Out Loud, um especial de 45 minutos para o canal HBO, que combinava as performances de palco com novas montagens exclusivas para TV. O trabalho foi premiado nos Estados Unidos em dezembro de 1997 e nomeado a quatro categorias do Emmy por Direção, Mixagem de Som, Edição de Multi-Câmera e Direção de Arte. Em 1998, Stomp Out Loud foi lançado em DVD no mundo todo. Outra união original entre performance ao vivo e filmagem foi criada para o Emmy, onde o grupo se apresentou ao lado de Spike Jones.

A trupe também já se apresentou depois da meia noite nas escadas do Lincoln Memorial na celebração do milênio do Presidente Bill Clinton. Ao longo de 2000, o especial da Vila Sésamo Let’s Make Music, feito em colaboração entre o Stomp e os Muppets, foi lançado na TV e em vídeo na América do Norte.
Luke e Steve iniciaram a produção do filme Imax, Pulse: a Stomp Odyssey no Brasil, durante o carnaval de 2000, e concluíram no verão de 2002 (assista ao trailer em https://www.youtube.com/watch?v=xa5ksr3dZVo). Pulse levou o público do Imax a uma incrível jornada pelo mundo, em performances com Kodo, Timbalada e Eva Yerbabuena. Seu lançamento foi aclamado pela crítica em Nova York no outono de 2002 e o filme ganhou os dois maiores prêmios no International Festival of La Géode, em Paris.
Em 2004, Nova York comemorou 10 anos ininterruptos de apresentações de Stomp no Orpheum Theatre renomeando para Stomp Avenue a 2nd Avenue com a 8th Street. Como extensão da turnê europeia, em 2005, o Stomp retornou a Tóquio para três semanas e ainda foi a Hong Kong, Singapura e Kuala Lampur. Em 2006, a equipe de Stomp de Nova York ultrapassou a marca de 5 mil apresentações. No mesmo ano, Luke e Steve dirigiram um anúncio de serviço público para a televisão chamado Stomp Out Litter, em que o elenco aparecia varrendo pontos conhecidos da cidade.
Além disso, eles foram contratados para criar e produzir The Lost and Found Orchestra, que levaria as ideias por trás de Stomp ao nível sinfônico para celebrar os 40 anos do Brighton Festival. A orquestra depois se apresentou no Sydney Opera House como parte do Sydney Festival, em 2007; no Royal Festival Hall em Londres, no Natal de 2008; e no Theater Carré em Amsterdam, em fevereiro de 2009.
Em 2008, o grupo voltou às suas raízes para gravar um novo DVD na Cúpula de Brighton, reunindo todos os elencos de Stomp pelo mundo. Pela primeira vez, o show completo foi capturado em alta definição de som e vídeo. Em 2008, Steve e Luke expandiram para novas áreas com o lançamento de seu Documentário Imax em 3D Wild Ocean, com uma mistura sinfônica de percussão e orquestra tradicional na trilha sonora. Em setembro do mesmo ano, Wild Ocean ganhou dois prêmios no Giant Screen Cinema Association por Melhor Áudio e Melhor Trilha Sonora na conferência anual realizada em Nova York. A The Lost and Found Orchestra se reuniu mais uma vez em 2012 para um novo show, Pandemonium, que apareceu em várias cidades americana durante o outono.



Em 2011, o Stomp comemorou seu 20º aniversário com uma celebração especial no Ambassadors Theatre. Ainda em 2011, a produção do Stomp nova-iorquino chegou ao seu nono ano, alcançando o recorde do Orpheum, até então do Little Shop of Horrors. A comemoração de seu 10º aniversário aconteceu no West End, no Ambassadors Theatre, ao mesmo tempo em que Steve e Luke davam sequência em seu trabalho no filme 3D. O lançamento do filme The Last Reef, que fala sobre a beleza e a situação de apuros dos recifes pelo mundo, aconteceu em 2012. Como em Wild Ocean, Luke e Steve compuseram a trilha-sonora orquestrada do filme, gravando-a no The Old Market Theatre, na sua cidade natal Brighton & Hove, no Reino Unido.
Em agosto de 2012, a maior de todas as montagens de Stomp reuniu 40 artistas de 12 países diferentes para uma apresentação especial na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. No final do mesmo ano, a The Lost and Found Orchestra se apresentou no Theater Carré, em Amsterdam, antes de retornar ao Reino Unido para o show de Natal na Cúpula de Brighton.
Em maio de 2013 aconteceu o lançamento do Great White Shark 3D, filme sobre o predador que todos amam temer. Mais uma vez, Luke e Steve compuseram a trilha sonora do filme e a gravaram no The Old Market Theatre. Na mesma época a dupla celebrou o aniversário de dois anos da reinauguração do The Old Market Theatre, após sua restauração. O local agora funciona em tempo integral, trazendo música, teatro, dança, comédia e artes visuais à costa sul do Reino Unido.
A formação do elenco original do Stomp é composta por Luke Cresswell, Nick Dwyer, Sarah Eddy, Theseus Gerard, Fraser Morrison, David Olrod, Carl Smith e Fiona Wilkes.

Agenda Cultural do Rio de Janeiro 
Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas e Divulgação de Mídia Online. 
Gabriele Nery (21)99676-9323 (whats app) 
agendaculturalrj@gmail.com

Blog -
http://agendaculturalriodejaneiro.blogspot.com/ 

Facebook - Página 

https://www.facebook.com/pages/Agenda-Cultural-RJ/233883796670052?ref=hl 

Grupo Agenda Cultural RJ https://www.facebook.com/groups/145524915582757/?ref=ts&fref=ts 

INSTAGRAM AGENDA CULTURAL RJ Instagram



SERVIÇO
23 a 25 de abril 2015 – Teatro Bradesco Rio (Rio de Janeiro – RJ)
2 de maio 2015 – Teatro RioMar Fortaleza (Fortaleza – CE)
5 a 7 de maio 2015 – Teatro Riachuelo Natal (Natal – RN)
Classificação: 10 anos
Duração: 1h40min
RIO DE JANEIRO (RJ)
De 23 a 25 de abril
Quinta, sexta e sábado, às 21h
Teatro Bradesco Rio
(Avenida das Américas, 3900 – loja 160 do
Shopping VillageMall – Barra da Tijuca)
www.teatrobradescorio.com.br

INGRESSOS 
Setor- Valor
Frisas - R$ 50,00
Balcão Nobre - R$ 50,00
Camarote - R$ 130,00
Plateia Alta - R$ 150,00
Plateia Baixa - R$ 180,00