Não é comum, na produção cinematográfica brasileira, ver muitas produções como #garotas, que pode suscitar polêmicas ao falar de temas sérios de maneira tão crua,atual e até mesmo um pouco suja. Ao alternar momentos cômicos e dramáticos, exatamente como acontece na vida real, torna-se um retrato realista da juventude. Num filme sobre jovens mulheres rock’n'roll, o elenco majoritariamente feminino traz, entre alguns rostos conhecidos do cinema e da TV, muitas caras novas para as telas brasileiras. O estilo das interpretações é naturalista, fruto de um intenso processo de ensaios e improvisos (registrado numa série de episódios de “making of” disponíveis no canal da Paris Filmes no YouTube). A trilha sonora tem coordenação de Rodrigo Gorky, do Bonde do Rolê, com faixas inéditas do grupo, além de uma canção original executada por Danni Carlos. Matanza, Banda Uó, Mahmundi, Maffalda, Maldit e Painside também estão na trilha. O filme foi rodado em locações no Rio de Janeiro e em Angra dos Reis.
"Eu fiz esse filme porque tenho algo a dizer: 'Ninguém tem o direito de te dizer o que fazer com a sua vida. Mais ainda, ninguém tem o direito de te julgar pelo modo que você fala, se veste, ou pelo que faz com seu corpo'. Quis contar uma história universal de rito de passagem, mas sei que estes lemas têm uma relevância peculiar no contexto de polarização moral em que vivemos hoje. E, como realizador, tenho interesse pelo futuro" diz Alex Medeiros. E completa: "não acho que a maioria dos jovens fique pensando: 'Poxa, estou vivendo uma fase incrível, repleta de sonhos e possibilidades'. Acho que a maioria pensa: 'Crescer é foda!'”, analisa.
Existe um parentesco com comédias americanas como Se Beber, Não Case e Superbad – É Hoje, e também com o cinema de John Hughes, o mestre do filme jovem dos anos 80. Em termos de estilo e fotografia, há paralelos com filmes como À Prova de Morte, Spring Breakers – Garotas Perigosas e Bling Ring – A Gangue de Hollywood.
SINOPSE
Beth (Giovana Echeverria), Milena (Barbara França) e Carina (Jeyce Valente) são três amigas universitárias que compartilharam as baladas mais insanas do Rio de Janeiro por diversos semestres. As histórias de suas farras são lendárias entre os amigos e colegas. Após morar um ano em Nova York com sua família, Beth volta na véspera do Ano Novo, decidida a mudar de vida e crescer. Incapazes de aceitar a nova fase “séria” da amiga, Carina e Milena aparecem de surpresa na sua casa, levando uma pequena multidão para celebrar o réveillon, fazendo de tudo para impedir que ela se torne uma menina comportada. Mas a noite guarda muitas surpresas: antes do amanhecer, segredos serão revelados, amizades serão testadas, corações serão partidos e lágrimas (e outros fluidos corporais) serão derramadas
No decorrer de uma narrativa em ritmo frenético, o filme desvenda ainda os acontecimentos do réveillon anterior, na boate “Hades”, de propriedade do odioso empresário Antonio (Nicola Siri), numa noite fatídica que mudou para sempre a vidas destas três meninas. Ao final, passado e presente se encontram numa conclusão surpreendente.
O DIRETOR
Alex Medeiros desempenhou muitos papéis em vinte anos na indústria do entretenimento: diretor, produtor, roteirista, editor, programador, executivo. Atualmente diretor artístico responsável por séries originais do Gshow, já produziu mais de 700 episódios de webséries, com 4 indicações ao International Digital Emmy ®. Dirigiu documentários, videoclipes e a primeira série da Globo criada para a internet, “A Lei de Murphy”. Nos EUA, trabalhou na Walt Disney Company com programação e análise de roteiros para o Disney Channel Latin America, e estudou Cinema na Newhouse School, em Syracuse, Nova York. “#garotas – O Filme” é seu primeiro longa-metragem.
ELENCO PRINCIPAL
GIOVANA ECHEVERRIA (Beth)
Atriz intensa, em franca ascensão. Depois de #garotas, filmou outro longa, A Superfície da Sombra, também da produtora Accorde, no Chuí. Neste filme, precisou falar no dialeto típico da fronteira com o Uruguai. Nascida em Porto Alegre, estreou no curta Céu Azul, da série “Curtas Gaúchos”, da RBS, na adolescência. Com 17 anos, integrou o elenco de Malhação ID. Depois da Globo, fez a novela Vidas em Jogo, na Record. Também teve várias experiências com teatro.
Trabalhou pela primeira vez com o diretor Alex Medeiros e o produtor Rafael Costa no clipe “Reject the Silence”, da banda Painside. Depois, fizeram juntos a websérie A Lei de Murphy.
BARBARA FRANÇA (Milena)
Faz trabalhos como modelo, mas está focada na carreira de atriz. Logo após filmar #garotas, integrou o elenco da série Animal, do GNT. Depois, esteve na novela Os Dez Mandamentos, da Record. Na Globo, fez participações em A Turma do Didi, aos 13 anos, e, mais recentemente, na novela Geração Brasil. Participou das webséries A Lei de Murphy, com o diretor Alex Medeiros, e também de Lembranças do Irajá. Já fez vários comerciais de grande circulação, como da Coca-Cola, Itaú e ENO.
Nascida em Belo Horizonte, mora há muitos anos no Rio e já é essencialmente carioca. Aos 18 anos, foi a “musa do verão” do Jornal do Brasil.
JEYCE VALENTE (Carina)
Formada em artes cênicas, também é autora e diretora de teatro. Encenou sua peça A Pedra de Sueli no Parque das Ruínas, montagem financiada através de crowdfunding, na plataforma Benfeitoria. Todas as sessões lotaram. Escreveu e lançou um livro de contos, Maria Só, que vende através da internet em exemplares customizados por ela mesma, feitos à mão. Participou da websérie A Lei de Murphy, com o diretor Alex Medeiros, e da série Magnífica 70, na HBO.
Carioca, também é cozinheira, e trabalhou no restaurante Oro, de Felipe Bronze. Participa de vários movimentos feministas.
Facebook: facebook.com/garotasofilme
Apoio: Agenda Cultural RJ
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais!
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes. (21)99676-9323 (WhatsApp)
agendaculturalrj@gmail.com
#agendaculturalrj
FICHA TÉCNICA
TÍTULO #GAROTAS – O FILME
GÊNERO Comédia/Drama
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA 16 anos
DURAÇÃO 105 minutos
FORMATO DE FILMAGEM 4K
FORMATO DE LANÇAMENTO DCP (Digital Cinema Package)
COM Giovana Echeverria
Barbara França
Jeyce Valente
Ingra Lyberato
Bruno Dubeux
Rafael Canedo
Raphael Logam
Erik Vesch
Nicola Siri
Alex Nader
Maria Carolina Ribeiro
Paulo Giardini
Lazuli Galvão
Natasha Sierra
Pedro Emanuel
Mário Terra
Philipp Lavra
DIREÇÃO E ROTEIRO Alex Medeiros
PRODUÇÃO EXECUTIVA Paulo Nascimento
Marilaine Castro da Costa
Alex Medeiros
PRODUÇÃO Rafael Costa
FOTOGRAFIA Alexandre Berra
SOM André Sittoni
MONTAGEM Marcio Papel
Alex Medeiros
ARTE Nathalia Siqueira
FIGURINO Tuca Sodré
Dora Bertoni
MAQUIAGEM Maria Inez Moura
A PRODUTORA
A Accorde Filmes é uma empresa de produção de conteúdo com mais de 20 anos de atuação no mercado brasileiro e internacional, tendo produzido séries para Portugal e Globo Internacional, além de cinco longas metragens, como o premiado “Em Teu Nome”, lançado em vários países, e “A Oeste do Fim do Mundo”, filmado na Cordilheira dos Andes e ganhador de 3 prêmios no Festival de Gramado, assim como Melhor Filme e Atriz no Festival de Toronto (Brafft). Em 2014, produziu “Animal”, a primeira série desenvolvida pela TV Globo exclusivamente para a plataforma de TV por assinatura.