23 de set. de 2017

As guitarras dão lugar aos violinos. Os vocais rasgados cedem espaço para a harmonia de um coro. É com a paixão por um dos estilos musicais mais consagrados, porém, com uma nova leitura, que a Orquestra e Coro Nova Sinfonia inicia a temporada de concertos “Clássicos do Rock”. A apresentação de estreia acontece no próximo dia 24 de setembro, às 11h, no Teatro dos Grandes Atores, com entrada gratuita.


Orquestra e Coro Nova Sinfonia inicia temporada “Clássicos do Rock” no Rio

Envolvido pelo clima rock´n´roll que toma conta da cidade este mês, grupo formado pela Agência do Bem faz exibição gratuita, dia 24, no Teatro dos Grandes Atores

As guitarras dão lugar aos violinos. Os vocais rasgados cedem espaço para a harmonia de um coro. É com a paixão por um dos estilos musicais mais consagrados, porém, com uma nova leitura, que a Orquestra e Coro Nova Sinfonia inicia a temporada de concertos “Clássicos do Rock”. A apresentação de estreia acontece no próximo dia 24 de setembro, às 11h, no Teatro dos Grandes Atores, com entrada gratuita. A data da exibição é a mesma do encerramento do maior festival de música do país - o Rock in Rio -, e faz coro com a atmosfera que toma conta da cidade este mês.

Como de costume, a apresentação se repetirá no último domingo dos meses subsequentes: dias 29 de outubro e 26 de novembro. A ideia para o espetáculo com pegada rock´n´roll partiu dos próprios alunos das Escolas de Música e Cidadania que compõem a Orquestra e Coro Nova Sinfonia. O repertório traz a proposta de fazer um passeio pela história do estilo, indo de Elvis Presley a U2 e passando por ícones como Rolling Stones, Deep Purple, Journey, Cazuza, Legião Urbana e Guns n´ Roses.


A linguagem musical de uma banda de rock é bem diferente da linguagem orquestral. Para este repertório, pensamos em adaptar o rock para uma linguagem mais clássica, o que origina algumas sonoridades diferentes. É claro que manteremos a linha principal das músicas para que elas não sejam descaracterizadas. Inclusive, teremos o acompanhamento de uma bateria na apresentação. Porém, iremos adicionar a essa linha principal as linhas independentes dos outros instrumentos, fazendo os contrapontos, as respostas melódicas. Isso complementará a base da música para que ela não fique apenas rítmica o tempo todo, criando um ambiente um pouco mais clássico”, explica o maestro da Orquestra e Coro Nova Sinfonia, Vitor Damiani.

Playing For Change Day


Quem ficou curioso e quiser curtir uma amostra do que será apresentado no dia 24 terá a oportunidade de assistir a um ensaio aberto da orquestra no dia 23, sábado, das 11h às 12h, em Vargem Grande. A iniciativa integrará a agenda de apresentações do Playing For Change Day, que acontece em todo o mundo nessa data. Recentemente, a Agência do Bem se tornou parceira da Fundação Playing For Change, que promove um movimento global de empoderamento e transformação social por meio da música (https://playingforchange.org/).

Sobre a Orquestra e Coro Nova Sinfonia

Com passagem por renomadas salas de espetáculo e locais de interesse público, dentre eles, o L´Olympia Hall, em Paris, o Copacabana Palace, o Cristo Redentor e a Igreja da Candelária, o grupo é uma seleção de 42

alunos de destaque das Escolas de Música e Cidadania, projeto criado pela ONG Agência do Bem com o objetivo de desenvolver a cidadania entre crianças e adolescentes em comunidades de baixa renda.

"Acreditamos muito na importância de colocar essa garotada nos palcos - nos melhores palcos -, e com frequência. Todo artista se faz no contato com o público, se nutre dos aplausos. É vital para a formação deles. Sempre que possível, tentamos acompanhar a agenda de eventos e temas gerais da cidade e do mundo, por isso essa oportuna e inusitada conversa musical com o rock", afirma o presidente da Agência do Bem, Alan Maia.

Sobre a Agência do Bem


A Agência do Bem é uma organização da sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos e sem finalidade religiosa ou político-partidária. Sua missão é promover o desenvolvimento humano visando à cidadania plena de populações de baixa renda, através da educação, de forma transparente e sustentável. Ampliar a abrangência de atuação a partir da rede de organizações parceiras, beneficiando um maior número de pessoas em todo o país, é a visão de futuro da organização. Atualmente, a Agência do Bem conta com 14 polos de atuação comunitária permanente, além de diversas iniciativas em apoio a instituições em mais de 20 localidades.

Serviço
Concerto de estreia “Clássicos do Rock”
Data: 24/09, domingo
Horário: 11h

Local: Teatro dos Grandes Atores
Endereço: Av. das Américas, 3.900 - Barra da Tijuca
Entrada gratuita

Ensaio aberto no Playing for Change Day
Data: 23/09, sábado
Horário: 11h
Local: Creche Cantinho Feliz II
Endereço: Rua Manhuaçu, Lote 52, Vargem Grande
Entrada gratuita

Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com 
#agendaculturalrj