14 de jul. de 2015

Circo Crescer e Viver apresenta a "Mostra de Números e Performances Circenses" - A apresentação é gratuita e acontecerá no dia 18/07, sábado, às 20h, na Praça Onze.

O picadeiro do Circo Crescer e Viver vai ceber, no dia 18/07 (sábado), às 20h, a Mostra de Números e Performances Circenses. Os jovens intérpretes e criadores Ciro Ítalo, João Osmar, Laura Faleiros, Nina Rodrigues e Rafael Abreu mostrarão números desenvolvidos por eles sob a direção de Paulo Mantuano. Ao final da Mostra, os artistas farão uma roda de bate-papo sobre o processo de criação. A entrada é gratuita e classificação etária livre.

Os artistas são alunos da Residência de Criação e Montagem do Circo Crescer e Viver, uma proposta artístico-cultural inovadora, que busca favorecer as novas gerações de artistas e grupos cariocas. A intenção é impactar o campo das artes cênicas através das tradições do circo, tendo como foco a linguagem e a organização do espetáculo. Vinicius Daumas, cofundador e diretor artístico da instituição ressalta: 

- "Há uma escassez de espaços para que o artista de circo possa se dedicar a sua criação e a sua performance. Esta residência é a conclusão de mais uma etapa no processo de renovação da cena artística, onde esperamos que o maior beneficiário seja o público. Portanto, este não é o fim, mas, o começo de uma nova etapa na carreira de cada um desses artistas que aqui residiram e se dedicaram em dar o que há de melhor em cada um deles", explica Vinicius.



Com parceria da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura e apoio do Sebrae-RJ, o Circo Crescer e Viver é uma organização que junta arte e transformação social em seu picadeiro, transformando-se em uma das mais expressivas instituições do circo brasileiro com atuação em todos os elos da cadeia produtiva do circo. 

SOBRE A RESIDÊNCIA

A partir do desejo de contribuir com o fortalecimento das artes circenses no Rio de Janeiro a equipe do Circo CRESCER E VIVER se transformou em um expressivo abrigo, recebendo um total de 20 residentes (entre artistas e grupos) divididos entre 4 residências distintas: Capacitação em Técnicas e Habilidades Circenses; Modelagem de Espetáculo; Criação de Números e Performances Circenses; e Ensaios e Montagem de Espetáculo.

Além de recursos financeiros, estruturais, e humanos, a instituição coloca à disposição dos aprovados toda uma expertise metodológica própria voltada às áreas de formação, produção, difusão e fruição das artes circenses performáticas. A intenção é beneficiar grupos e artistas em início de carreira, bem como aqueles que enfrentam dificuldades no acesso a espaços físicos adequados para a realização de suas montagens. É uma excelente oportunidade para aqueles que almejam contribuir com a construção de uma nova narrativa cênica voltada a criação circense, bem como aqueles que se comprometem em fazer da produção artística um campo de reflexão sobre a cidade e os seus desafios cotidianos.

Em linhas gerais o projeto visualiza o desabrochar de uma nova geração de artistas capaz de trazer à cena um repertório qualificado, percepção estética apurada, além de disposição para a pesquisa e experimentação da produção criativa do circo. É dessa forma, com o auxílio dos parceiros, que o Circo Crescer e Viver pretende seguir contribuindo com a caminhada rumo à atualização das tradições circenses no Brasil.

SERVIÇO: 

MOSTRA DE NÚMEROS E PERFORMANCES CIRCENSES 
DATA: 18/07 (sábado), às 20h
LOCAL: Circo Crescer E Viver
Endereço: Rua Carmo Neto, n° 143 - Ao lado do Metrô da Praça Onze - Centro do Rio
Entrada franca 
Classificação etária: Livre

Agenda Cultural RJ
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais!
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes.
(21)99676-9323 (WhatsApp) 
 agendaculturalrj@gmail.com 

 #agendaculturalrj

  Instagram