Os artistas integrantes de "Erótica, desejos traduzidos" mostram através de seus trabalhos que "o erotismo é um componente primordial da Arte. Desperta o humano, o sublime, o animal e o inexplicável em nós . desperta pela sua crueza, pelos sentidos, pela certeza que o sexo continua um dos maiores tabus da sociedade contemporânea" - diz Marcelo Frazão que assina a curadoria da mostra.
Nas pinturas de Paulo Villela, por exemplo, o erotismo emerge misturado a uma forte dose de humor, que confere leveza ao tema. Marina Vergara aborda o corpo humano em toda sua crueza, já Kazuo Iha, professor da EBA/UFRJ, exibe.o corpo feminino como potência sensual. Já Diana Doctorovich aproveita-se da leitura dúbia de formas vegetais e fálicas e a escultura em cobre de Marcelo Frazão representa uma armadura feminina de castidade, base para sua discussão sobre questões como moral, religião e sexo. Ricardo Pereira por sua vez apresenta uma série de gravuras eróticas que lembram imagens retiradas de um cordel surrealista.
"Antecedendo a escrita, a arte erótica remonta à pré-história, ao tempo do paleolitico porém agregando continuamente valores , o que lhe possibilitou acompanhar a evolução humana - das cavernas ao ambiente interativo da internet e aplicativos de encontros em celulares", sublinha o curador Marcelo Frazão
Por outro lado, na ausência de Eros, ou seja, sem desejo, sem excitação sexual, as espécies animais seriam extintas. Quando dominado por esta programação primordial, nota-se na migração animal, oscilando do polo racional para o irracional, elementos poderosos como: moralidade, preconceito, religiosidade, intolerância - também decorrência do efeito animal - interagindo na busca pela supressão destes desejos.

Por isso, talvez resida nesta tentativa de racionalizar o irracional a busca da supressão do desejo - não confundir com sublimar - o fator gerador de males, deturpações e desvios mentais, continua Frazão. Isto sem falar no contexto moral, religioso, histórico, geográfico e pessoal que as questões eróticas despertam e ainda vão continuar a suscitar através dos tempos..
Como decorrência, pode-se dizer que a estética pornográfica está mais preocupada em estampar a crueza, a exaltação do sexo ou das partes genitais masculinas e femininas em contato, em ação, exatamente como procura traduzir a mostra "Erótica, desejos traduzidos".
Serviço:
Mostra "Erótica, desejos traduzidos" - Classificação indicativa: 16 anos.
Local: Galeria Villa Olivia: : Ladeira João Homem, 13 Morro da Conceição.
Abertura: dia 29 de agosto, sábado, de 15h as 19h. Período: 29 agosto até 17 outubro.
Visitação: quarta a sexta de 12 as 18hs - fora deste horário agendar visitação individual ou em grupo pelo fone: 98545 - 2613
Contatos: (21)98545 - 2613 - villaoliviaartes@gmail.com / facebook: Villa Olivia Artes

Agenda Cultural RJ
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais! Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes.
(21)99676-9323 (WhatsApp)
agendaculturalrj@gmail.com
#agendaculturalrj
