29 de jul. de 2015

Galeria Scenarium recebe exposição de Panmela Castro sobre o mito ‘Eva’ Até dia 19 de agosto, dezenas de obras multimídias estarão expostas com entrada franca!

 
 Após o sucesso da estreia de Migue Paiva nas artes plásticas, a Galeria Scenarium, sediada na Rua do Lavradio nº 15, recebe as obras da exposição inédita ‘Eva’, da grafiteira Panmela Castro. Em seu trabalho, a artista a figura da mulher frente a transgressão através do mito da ‘Eva’, com 14 obras em spray e óleo sobre tela que retratam a figura deste mito feminino sob diversas perspectivas. A exposição conta também com desenhos, aquarelas, fotos, vídeo e uma instalação que seguem a temática central, com foco no gênero e no corpo feminino. A mostra estará aberta ao público com entrada franca de 8 de julho a 19 de agosto.
Panmela Castro descobriu seu ofício nas ruas. Foi desafiando os espaços e tabus do universo da pichação que ela se enveredou no mundo das artes e hoje, dez anos depois, tem trabalhos espalhados por diversos países do mundo. Durante esse tempo, o corpo e o gênero feminino foram seus objetos de estudo e também de autoconhecimento. Pintar nas ruas não era algo fácil e comum para uma mulher e nesse processo de criação e autoafirmação foram surgindo diversos personagens femininos, que até hoje permeiam sua obra como um todo. Eva é uma delas.


O ponto de partida da série "Eva" é a visão do pecado como uma transgressão necessária e um caminho para a libertação. “No mito, Eva foi quem mordeu a maçã e desvirtuou os seres dando espaço à construção da sociedade contemporânea. O meu caminhar na cidade como pichadora se assemelha à esta transgressão de Eva: a mulher que não obedece. No entanto, o prazer de transgredir, aqui, é sinônimo de liberdade”, explica Panmela.
Para a exposição, foram selecionadas 14 pinturas de spray e óleo sobre tela em tamanhos variados. Além das peças principais, também estarão expostas pequenas aquarelas e desenhos de grafite, usados como croquis das obras principais, e também fotos de alguns painéis criados pela artista mundo afora.

Galeria Scenarium:
A nova Galeria Scenarium, na Rua do Lavradio, ocupa dois casarões do século XIX, que foram totalmente recuperados e restaurados de acordo com as normas do Corredor Cultural do Centro do Rio de Janeiro. A Galeria tem, no 2º e 3º pavimento, a mostra permanente “Azul Cobalto – Azulejos e Memórias”, onde estão expostos mais de 100 painéis estruturados a partir de peças utilizadas dos séculos XVI ao XX. Já no térreo, recebe a exposição “Eva”, com telas pintadas pela grafiteira Panmela Castro que tratam de temas ligados ao universo feminino e a transgressão.

GALERIA SCENARIUM - Exposição “EVA”, de Panmela Castro
Período: de 8 de julho a 19 de agosto
Endereço: Rua do Lavradio, nº 15, Centro Antigo, Rio de Janeiro.
Horário de funcionamento: de terça à sábado, das 13h às 19h.
Tel: 21 2252 9138
Entrada Franca


Agenda Cultural RJ
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais! 
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes. 
(21)99676-9323 (WhatsApp) 
 agendaculturalrj@gmail.com 
 #agendaculturalrj 

  Instagram