18 de out. de 2018

Centro Cultural Correios 29 de setembro a 18 de novembro de 2018

Centro Cultural Correios
29 de setembro a 18 de novembro de 2018

Curadoria: Milton Guran e Wang Weiguang




O Centro Cultural Correios abre em 29 de setembro (sábado) a exposição Rio Pequim  – duas avenidas centenárias, que apresenta 60 imagens, históricas e atuais, produzidas por fotógrafos chineses e brasileiros em torno de dois logradouros, duas avenidas emblemáticas conhecidas no mundo todo: Avenida Wangfujing, em Pequim, e a Avenida Atlântica, na Praia de Copacabana, Rio de Janeiro.  A exposição dá seguimento ao intercâmbio fotográfico entre o Brasil e China, um processo coordenado pelo fotógrafo chinês Wang Weiguang que teve início em 2016 com a realização de uma exposição do consagrado fotógrafo brasileiro Evandro Teixeira no mais importante festival de fotografia da China, o Foto Pequim. No ano seguinte, o FotoRio 2017 apresentou as exposições fotográficas A China de um chinês, de Wang Weiguang, e Corpo, de Zhu Hongyu, enquanto o Foto Pequim recebeu a exposição Campos de Altitude, da fotógrafa carioca Kitty Paranaguá.

Agora em 2018, esta parceria evoluiu para a produção de um projeto único, com a participação da ARFOC - Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro, realizado em conjunto por fotógrafos dos dois países, cujo resultado o Centro Cultural Correios ambienta até o dia 18 de novembro.  Em outubro a mesma mostra inaugura na China como destaque na programação oficial do Foto Pequim. 

São duas curadorias, dois conjuntos de fotógrafos que se articulam para produzir o retrato de um tempo paralelo marcado por grandes transformações tanto para a jovem cidade do Rio de Janeiro quanto para a milenar Pequim.   “As duas avenidas emblemáticas em foco são exemplares para ilustrar essas transformações. Pequim começou o século XX como a capital de um dos impérios mais exóticos e fechados do planeta para entrar no século XXI em plena sintonia com o que há de mais avançado na modernidade. O Rio de Janeiro, até então uma cidade ainda do tempo colonial, se refez no último século para ser a brilhante capital da jovem república que aspirava ao progresso e buscava dar ao país uma imagem positiva para assumir um lugar de destaque dentre as nações. A Praia de Copacabana, ao lado da Avenida Central, cada uma à sua maneira, foi o ícone maior dessa transformação”, dizem em coro os curadores Milton Guran e Wang Weiguang.

A exposição
Com objetivo de aproximar as duas cidades, Rio de Janeiro e Pequim, destacando as suas respectivas peculiaridades, foram escolhidos dois logradouros conhecidos no mundo todo, a Avenida Wangfujing e a Avenida Atlântica, no Rio de Janeiro. A exposição reunirá fotos históricas e atuais desses dois logradouros, com fotógrafos chineses e brasileiros, cada um documentando as respectivas cidades.

Com curadoria da parte brasileira a cargo de Milton Guran e Wang Weiguang, a exposição apresenta fotos históricas dessas avenidas ao longo do século XX, complementadas por imagens atuais. Serão trinta imagens por cidade – nos formatos de 40x60cm e 60x90cm - sendo dez históricas, assinadas por autores como Augusto Malta, Marcel Gautherot, José Medeiros, Claus Meyer, João Luiz Bulcão, entre outros, e vinte contemporâneas, produzidas especialmente para a exposição, com a assinatura dos fotógrafos Fernando Maia, Monara Barreto, Wang Weiguang e Kang Xuesong.

Completa o projeto a realização de um debate e lançamento do catálogo um denso programa educativo, e a edição de um livro/catálogo bilíngue português/chinês com 96 páginas, cerca de oitenta imagens e distribuição gratuita.

As relações entre a China e o Brasil ganharam extrema relevância nos últimos anos, portanto é natural e desejável que a dimensão cultural dessas duas nações ganhe um protagonismo maior nesse intercâmbio. No plano da cultura, a fotografia é uma das mais vigorosas forças de expressão nesses dois países.  Rio Pequim  – duas avenidas centenárias ratifica este processo.  “A fotografia pode aproximar pessoas, criar pontes, reforçar empatias e uma exposição conjunta como essa abre, de fato, uma janela sobre cada cultura e faz com que a gente possa se conhecer melhor” sintetizam os curadores Milton Guran e Wang Weiguang
Rio Pequim  – duas avenidas centenárias tem o apoio  da  ARFOC – Associação dos Repórteres-Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro

O projeto tem incentivo da Lei Rouanet, com patrocínio da empresa chinesa State Grid Brazil Holding S.A.

Os curadores e fotógrafos:

Milton Guran é fotógrafo e antropólogo. Ganhador da Bolsa Vitae de Artes (1991) e, por duas vezes, do prêmio Marc Ferrez da Funarte. Em 2016, foi contemplado no programa Rumos do Instituto Itaú Cultural. Seus trabalhos fazem parte das coleções MASP-Pirelli, do MAM-Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, MAR - Museu de Arte do Rio e da MEP - Maison Européenne de la Photographie, dentre outras, públicas e privadas. Curador na área de fotografia, é o criador  do FotoRio – Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro e um dos seus coordenadores.

Wang Weiguang é membro da China Photographers Association, da China Photographers Association e da Profissional Photographes of América. Suas fotografias são regularmente publicadas pelas revistas Chinese Photography, Popular Photography, Chinese Photographers, dentre outras.  Foi ganhador dos seguintes prêmios: Excellent World of China 13th International Photographic Art Exhibition (2009), Medalha de Bronze na China 3rd International Competition (2010), Medalha de Prata na China 3rd Intenational Photgraphic Biennale (2010), além de ter sido escolhido um dos Tem best Profissinal Cannon Photographers (2012).

Fernando Maia é formado em jornalismo pela Universidade Gama Filho e iniciou a carreira de fotojornalista em 1981. Trabalhou no jornal O Globo durante 25 anos, participando de grandes coberturas nacionais e internacionais, em diversas áreas. Em 2011 deixou o Globo e fundou a empresa Fotopress, onde continua atuando em diversas áreas e desenvolvendo projetos de fotografia.  Entre outros projetos, cobriu campanhas políticas, participando também da cobertura das posses dos presidentes Lula e Dilma Rousseff.  Maia participou da cobertura de grandes eventos como a visita do Papa João Paulo II e a Jornada Mundial da Juventude (2013), que contou com a presença do Papa Francisco.   Em grande parceria com a Riotur, fez um extenso trabalho sobre Carnaval, incluindo a edição e a participação com 90 fotos no livro Carnaval do Rio, o Maior Show da Terra. Com a mesma parceria, produziu um vasto banco de imagens aéreas da cidade do Rio.
¬¬¬
Monara Barreto é formada pela Escola Fotógrafos Populares (2009) e em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação pela UFRJ. Atuou por quatro anos como indexadora do banco de Imagens do programa Imagens do Povo. Concluiu os cursos voltados para área de Organização de acervos fotográficos oferecido pelo Museu Histórico Nacional, Preservação e conservação de acervos fotográficos oferecido pelo Instituto Moreira Salles e Curso de Construção de Tesauro oferecido pela UFRJ. Participou como palestrante do 1º Ciclo de Palestras CCPF Funarte 30 anos, dias 21 e 22 de novembro de 2016, no Auditório do Museu Histórico Nacional. Trabalhou na Catalogação e acondicionamento do Acervo Arquivístico e bibliográfico da biblioteca do Museu de Artes do Rio – MAR. Participou de inúmeras exposições fotográficas, dentre elas: “Memórias do PAC”, registro fotográfico das comunidades do Conjunto de Favelas do Alemão durante o processo das obras do PAC, no Parque Lage, em 2009. “Caçadores de Sonhos”, que inaugurou a Galeria 535, na Maré, em 2010. “Prazer, sou do Povo”, Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, Santa Teresa, 2010. “Favela em foco”, Galeria 535, na Maré, em 2013. “Folia de Imagens”, Galeria 535, na Maré, em 2014. “Nós”, Galpão Bela Maré. “Ginga da vida”, Aliança Francesa Botafogo. “Rio de 450 Janeiros” FotoRio 2015 - Lojas Americanas

Rio e Pequim 2018 – duas avenidas centenárias
De terça-feira a domingo, de 12h às 19h.
Centro Cultural dos Correios
Rua Visconde de Itaboraí 20
Centro, RJ – Tel.: (21) 2253-1580
Rua Visconde de Itaboraí 20
Centro, RJ – Tel.: (21) 2253-1580
Classificação indicativa: Livre
Ficha técnica:
Coordenação geral: Milton Guran
Coordenação China-Brasil: Wang Weiguang
Curadoria: Milton Guran e Wang Weiguang
Fotografias de  Augusto Malta, Claus Meyer/Tyba, Fernando Maia, França, João Luiz Bulcão, José Medeiros, Kurt Klagsbrunn, Marcel Gautherot. Monara Barreto, Wang Weiguang e Kang Xuesong
Pesquisa de imagem – Praia de Copacabana: Ana Bartolo
Tradução para o idioma chinês: Lin Jwo Yunn
Tradução para o português: Wang Weiguang
Design: Melanie Guerra
Coordenação de produção: Alexandre Hypolito
Impressão das fotografias: Thiago Barros
Iluminação: Júlio Katona
Montagem: Kazuo Okubo
Molduras: Enquadre Molduras
Serviço educativo: Alessandra Corrêa e Amanda Baroni
Formatação e administração de projeto: Letícia Napole
Secretaria de produção: Thaís Rocha
Apresentação: ARFOC – Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro
Produção: Luz Tropical Cultura e Produções


Agenda Cultural RJ ▪ Gabriele Nery ▪ Produção e Divulgação de Eventos Culturais. Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas em pontos estratégicos. Divulgação de Midia Online. (21)996769323 / whatsapp #agendaculturalrj agendaculturalriodejaneiro.blogspot.com Instagram