Público alvo: Professores, artistas plásticos, animadores ou quaisquer interessados no ofício de marionetista (bonequeiro).
Limite de participantes: 15 alunos
Faixa etária: a partir de 16 anos.
Carga Horária: 40 horas em 8 horas diárias
Material didático: Apostilas elaboradas pelo professor.
Orientadores: 02
Objetivos
Formação de novos profissionais no ofício de marionetista (bonequeiro) ou ator de formas animadas, a partir de atividades práticas e teóricas, com fundamentação na produção de conhecimento, socialização e educação ambiental, através da produção de bonecos.
Justificativa
A preocupação com a produção de bonecos de alto nível plástico e técnico, mas desenvolvidos de modo sustentável, é o principal direcionador desse projeto. Sabemos que o uso desenfreado de materiais produzidos industrialmente, com pouquíssimas possibilidades de reutilização ou descarte, sem prejuízos ao meio ambiente é recorrente. Materiais como isopor, borrachas sintéticas e similares, além de terem um alto custo ao bolso do construtor, têm um custo ainda maior, a destruição do nosso planeta.
Materiais sintéticos demoram centenas de anos para se decompor, e muitas vezes não geram resultados plásticos satisfatórios. No entanto, existem outras matérias-primas, de origem vegetal, que podem ser utilizados, de forma sustentável e com excelente qualidade plástica, com possibilidade de geração de renda, e a consciência da importância que cada um de nós tem com o lugar onde vivemos, principalmente quando são “recolhidos” na própria comunidade.
Além disso, os processos de produção de uma montagem teatral e até mesmo de um boneco, podem proporcionar um melhor desempenho em atividades que são interligadas ao teatro de bonecos, devido a sua característica multi e interdisciplinar.
Metodologia
História do Teatro de Bonecos:
Breve apresentação da Historia do Teatro de Bonecos com ênfase na produção de bonecos com origem em materiais sustentáveis ao meio ambiente, a fim de inserir os alunos no universo dos bonecos, a partir das tradições, das referências culturais e do “desenvolvimento” de seus vários gêneros desde sua remota origem.
Gêneros do Teatro de Bonecos:
Apresentação dos gêneros (tipos) de bonecos e suas formas de representação.
Métodos de construção de bonecos:
Apresentação de vários métodos de construção de bonecos e demais domínios do teatro de animação, dos mais simples aos mais sofisticados, a fim de mostrar aos alunos as várias possibilidades de confecção de bonecos, não se restringindo a um método apenas.
Planejamento: fundamentação, estudos e projetos técnicos.
Sistematização: possibilidade de criação de um método de construção, que melhor se adapte a um indivíduo ou grupo.
Sustentabilidade: uso de materiais sustentáveis.
Registro: documentação através de meios efetivos de registro, como fotografia e vídeo.
Assemblagem: construção a partir de métodos intuitivos, onde os materiais disponíveis é que determinarão o processo construtivo.
Referência: pesquisa no material bibliográfico e audiovisual de outros grupos e/ou artistas.
Oficina de Confecção de Bonecos
Serviço :
Datas: 14 a 18 de setembro de 2015.
Horário : 09:00h as 12:00h e 13:00h as 18:00h.
Local : Espaço Tom Jobim, Rua jardim Botânico 1008, Jardim Botânico Rj
Telefone : (21) 2274-7012 , (31) 92962476.
Produto final: Formação de novos profissionais através da confecção de bonecos.
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais!
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes.
(21)99676-9323 (WhatsApp)
agendaculturalrj@gmail.com
#agendaculturalrj