11 de set. de 2015

Espetáculo ‘Rosencrantz e Guildenstern estão Mortos’, escrito pelo Inglês Tom Stoppard na década de 60 está em cartaz no Castelinho do Flamengo

Rosencrantz e Guildenstern estão Mortosestreia no Castelinho do Flamengo Encenada pela Cia Teatral Milongas, a peça tem a supervisão geral de Cesar Augusto




‘Rosencrantz e Guildenstern estão Mortos’, escrito pelo Inglês Tom Stoppard na década de 60, traz à cena dois personagens coadjuvantes da tragédia de ‘Hamlet’ de William Shakespeare (1564-1616). Enviados pelo tio de Hamlet para tentar conter a ira do seu sobrinho e desvendar a origem da sua loucura, os amigos do Príncipe da Dinamarca se encontram perdidos na sua missão e incapazes de saber quem são e como vão agir. A trama se desenrola nesta reflexão filosófica e existencial dos protagonistas sobre a vida, a arte e a morte, temas recorrentes nas obras de Stoppard.

A comédia dramática encenada pela Cia Teatral Milongas, inédita no Rio de Janeiro, conta com a direção, adaptação e atuação de Breno Sanches, que divide o palco com os atores Hugo Souza e Leonardo Hinckel.   A supervisão geral  é assinada por Cesar Augusto, da Cia dos Atores e profundo conhecedor da obra de Shakespeare. Em 2004, Cesar participou de Ensaio.Hamlet, encenação de uma das montagens mais importantes e significativas na premiada trajetória da Cia dos Atores.

Em ‘Rosencrantz e Guildenstern estão Mortos’, o Milongas faz uso da metalinguagem e aposta em uma encenação dinâmica, estabelecendo uma cumplicidade do público com o jogo de cena. Assim, os adereços, figurinos e outros objetos cênicos, manuseados pelos atores, ficam expostos o tempo todo no palco, em uma espécie de coxia à mostra para o espectador.  A manobra é adotada para que os três atores interpretem ao todo 10 personagens, entre eles Hamlet, ganhando agilidade nas trocas de roupa e criando outras possibilidades de encenação.

“Ao longo da trama, os atores estarão presentes, dizendo as falas dos personagens, mas sem figurinos, adereços ou qualquer composição, intensificando assim, o paralelo entre a cena e a realidade defendida por Stoppard em seu texto” adianta Breno Sanches, enfatizando que a trilha sonora e a operação de luz, também serão realizadas pelos próprios atores, que irão usar Ipod, microfone, guitarra, lanternas e projetor.

Há ainda no cenário uma parede que, no decorrer da história, se transforma em um grande painel de investigação usado pelos atores para avaliar o andamento da cena, recurso que mais uma vez envolve o público nessa inebriante mistura da ficção com a realidade. Neste painel, são afixados, aos poucos, as pistas apuradas por Rosencrantz e Guildenstern, na tentativa de descobrir a causa da loucura de Hamlet, que por sua vez também está investigando o próprio tio. 

“um espetáculo inteligente como o texto do Stopard exige: com muito humor, habilidade e fina sintonia. Acredito que a Cia Teatral Milongas celebra o teatro com esta ágil adaptação perfeitamente integrada ao Castelinho do Flamengo”, enfatiza Cesar.

‘Rosencrantz e Guildenstern estão Mortos’ será encenada no Castelinho do Flamengo (Praia do Flamengo, número 158), a partir do dia 03 de setembro, com sessões de quinta a domingo, sempre às 20h (exceto nos dias 06 e 10 de setembro e 04 e 08 de outubro).

SINOPSE
Três atores encenam a peça ‘Rosencrantz e Guildenstern estão Mortos’, escrita pelo inglês Tom Stoppard, e que mostra o ponto de vista desses dois personagens coadjuvantes da tragédia ‘Hamlet' de William Shakespeare. A partir dessa releitura, a Cia Teatral Milongas realiza um jogo de cena em que os atores interpretam diversos personagens e convidam o público para vivenciar experiências em busca de respostas sobre a vida, a arte e a morte.


SERVIÇO
ROSENCRANTZ E GUILDENSTERN ESTÃO MORTOS
Gênero: comédia dramática
Temporada: de 03 de setembro a 18 de outubro. 
Dias: quinta a domingo, às 20h.  (exceto nos dias 06 e 10 de setembro e 04 e 08 de outubro)
Local: Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho - Castelinho do Flamengo
Endereço: Praia do Flamengo, 158 – Flamengo
Telefone: (21) 2205-0655
Ingresso: Gratuito. (distribuição de senhas a partir das 19h30)
Faixa etária: 16 anos
Capacidade: 25 lugares
Duração: 80 minutos
Nº de apresentações: 24

FICHA TÉCNICA 
Autor: Tom Stoppard
Direção: Breno Sanches
Supervisão Geral: Cesar Augusto
Elenco: Breno Sanches, Hugo Souza e Leonardo Hinckel
Adaptação: Breno Sanches, Hugo Souza e Matheus Rebelo
Direção Musical: Dani Carneiro
Direção de movimento: Daniela Carvanellas
Direção de Arte: Bruno Perlatto
Cenário, Figurino e Adereço: Tuca
Iluminação: Marcela Andrade
Vídeo: Fabio Steinberger – Fluxos Filmes
Designer Gráfico: Ivi Spezani
Assessoria de Imprensa: Lyvia Rodrigues – Aquela que Divulga
Produção: Pagu Produções Culturais
Apoio: Agenda Cultural RJ 
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais! 
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes. 
(21)99676-9323 (WhatsApp) 
 agendaculturalrj@gmail.com 
 #agendaculturalrj 

  Instagram