retrospectiva 1995-2015
Ela não gostava de Monet
Duas décadas de carreira do artista carioca Walter Goldfarb são celebradas nesta exposição, com a curadoria de Vanda Klabin, no Centro
Cultural Correios RJ, ocupando 1.000m2
de espaço expositivo.
A panorâmica reúne cerca de 40 trabalhos pontuais, vindos de coleções ins-
titucionais e particulares do Brasil e do exterior, entre elas obras nunca
exibidas e telas de 2015.
titucionais e particulares do Brasil e do exterior, entre elas obras nunca
exibidas e telas de 2015.
A curadora assinala que as obras do artista “registram o desenvolvimento peculiar do seu laborioso exercício de ateliê e visam contemplar
também as suas estruturas seriadas, que proporcionam articulações
infinitas, dando espessura aos trabalhos e fornecendo consistência plástica ao olhar.”
também as suas estruturas seriadas, que proporcionam articulações
infinitas, dando espessura aos trabalhos e fornecendo consistência plástica ao olhar.”
A opção curatorial é a de privilegiar o enfren-
tamento visual e simbólico das obras, independentemente de datas, escolhidas entre as séries Teatros Bíblicos, Branca, Negra, Teatros do
Corpo, Lisérgica e a mais recente Brinquedo de Roda, a partir de Heitor Villa-Lobos.
tamento visual e simbólico das obras, independentemente de datas, escolhidas entre as séries Teatros Bíblicos, Branca, Negra, Teatros do
Corpo, Lisérgica e a mais recente Brinquedo de Roda, a partir de Heitor Villa-Lobos.
Walter Goldfarb é um artista contemporâneo mergulhado no curso
da História da Arte no Ocidente e Oriente e reconhecido por sua lingua-
gem peculiar, que mescla o fazer artesanal no exercício diário de ateliê,nos moldes dos mestres da Renascença e dos tecelões da Idade Média,com as vanguardas modernistas, impregnando os trabalhos de histórias e conceitos para além da arte pela arte, em telas de dimensões monumentais e técnicas incomuns, que quase nunca utilizam pincéis.
Suas obras estão nos acervos do MAR – Museu de Arte do Rio, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro [coleção Gilberto Chateaubriand],
Museu Nacional de Belas Artes, Museu de Arte Contemporânea de Niterói [coleção João Satamini], Museu de Arte de Miami [coleção Jorge
Perez], Fundacíon Golinelli, Bolonha-Veneza [Paolo e Marino Golinelli] e Museu de Arte Moderna e Contemporânea, Lisboa [Colecção Comendador Joe Berardo], entre outros.
Ela não gostava de Monet, 1998 | verniz, piche, carvão, têmpera e bordado sobre lona crua | 148 × 383,5 cm.
Museu Nacional de Belas Artes, Museu de Arte Contemporânea de Niterói [coleção João Satamini], Museu de Arte de Miami [coleção Jorge
Perez], Fundacíon Golinelli, Bolonha-Veneza [Paolo e Marino Golinelli] e Museu de Arte Moderna e Contemporânea, Lisboa [Colecção Comendador Joe Berardo], entre outros.
Ela não gostava de Monet, 1998 | verniz, piche, carvão, têmpera e bordado sobre lona crua | 148 × 383,5 cm.
Paixão delirante e inquisição no teatro lisérgico, 2010 | fusain, laca, óleo e acrílica sobre tela | 442 × 582 cm
Rosa Ambar Lisérgica, 2007 | Bordado, fusain, laca, acrílica e anilina sobre lona crua | 194 × 250 cm.
Centro Cultural Correios | Rua Visconde de Itaboraí, 20 | Centro – RJ | 21 2253-1580
FOTOS PAULO JABUR