10 de jan. de 2017

A Companhia portuguesa ESTE- Estação Teatral da Beira Interior apresenta de 12 a 15 de janeiro o espetáculo Terra Sonâmbula, de Mia Couto, no Teatro Cacilda Becker

Companhia portuguesa ESTE - Estação Teatral da Beira Interior
apresenta
Terra Sonâmbula, de Mia Couto
Espetáculo, inédito no Brasil, terá curtíssima temporada no Rio

​(Crédito: Miguel Proença)
A Companhia portuguesa ESTE- Estação Teatral da Beira Interior apresenta de 12 a 15 de janeiro o espetáculo Terra Sonâmbula, de Mia Couto, no Teatro Cacilda Becker, no Rio de Janeiro.  A peça, criada a partir do romance do renomado escritor moçambicano Mia Couto, será exibida pela primeira vez em palcos brasileiros. O espetáculo baseia-se no romance do autor, publicado em 1992, e é considerado um dos doze melhores livros africanos do século XX por um júri criado pela Feira do Livro do Zimbábue.

Na trama, um ônibus incendiado em uma estrada poeirenta serve de abrigo ao velho Tuahir e ao menino Muidinga, em fuga da guerra civil devastadora que acontece por toda parte, em Moçambique.  O veículo está cheio de corpos carbonizados, mas há também um outro corpo à beira da estrada junto a uma mala que abriga os “cadernos de Kindzu”, o longo diário do morto, em questão. A partir daí, duas histórias são narradas paralelamente: a viagem de Tuahir e Muidinga e, em flashback, o percurso de Kindzu em busca dos naparamas, guerreiros tradicionais, abençoados pelos feiticeiros, que são, aos olhos do garoto, a única esperança contra os senhores da guerra. Assim começa o também o espetáculo "Terra Sonâmbula", que busca transpor para o teatro os traços tão marcantes da essência, da forma de comunicação, da singularidade e da poética de Mia Couto, buscando ressaltar a profundidade de uma escrita tão característica do escritor.

O espetáculo é fruto do encontro do dramaturgo Nuno Pino Custódio e da atriz Rosinda Costa com Mia Couto, em Maputo. O convívio entre os três aflorou a vontade de estender o aclamado romance também para a linguagem teatral.

A narrativa teatral é expressa, principalmente, pela linguagem corporal/ gestual da atriz, Rosinda Costa, que conta também com o músico Alexandre Barata, que realiza a percussão durante toda a trama.


SAIBA MAIS


Ficha Técnica:
Texto original: Mia Couto
Dramaturgia e encenação: Nuno Pino Custódio em cocriação com Rosinda Costa, Alexandre Barata e Pedro Fino
Atriz: Rosinda Costa
Música e sonoplastia: Alexandre Barata
Assistência de encenação: Tiago Poiares
Assistência dramatúrgica: Roberto Querido
Espaço e figurinos: Estação Teatral
Desenho de luz e montagem: Pedro Fino
Direção de produção: Alexandre Barata
Vídeo: Luís Batista
Fotografia: Miguel Proença

Design de comunicação: Hugo Landeiro Domingues
Produção Executiva (Brasil): Carla Strachmann
Coprodução (Brasil): ECOAR
Assessoria de Imprensa (Brasil): RoMa in Press – Roberta Mattoso

Serviço: Terra Sonâmbula
Teatro Cacilda Becker: Rua do Catete, 338 - Catete, Rio de Janeiro – RJ. Cep: 22220-001.
Telefone: (21) 2265-9933
Data: de 12 a 15/01/17. Quinta a domingo, às 20h.
Tempo de duração: 60 minutos.
Valor: R$20, a inteira.
Classificação: 12 anos.

Apoio: Agenda Cultural RJ
Divulgue o seu evento com a gente!
Serviço de Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes, Distribuição de Filipetas e Divulgação de Mídia Online. Solicite um orçamento!
Contato: Gabriele Nery
contato@agendaculturalrj.com.br

Instagram