31 de mar. de 2017

ARRANCO DE VARSÓVIA Grupo vocal dedicado ao samba comemora 20 anos de carreira em dois shows no Espaço Furnas Cultural com a participação especial do cinquentenário MPB4 Dias 8 e 9 de abril - entrada franca


ARRANCO DE VARSÓVIA 

Grupo vocal dedicado ao samba comemora 20 anos de carreira em dois shows no Espaço Furnas Cultural com a participação especial do cinquentenário MPB4
Dias 8 e 9 de abril - entrada franca    

Youtube em HD - https://www.youtube.com/watch?v=akxF9EVJLok        

Vinte anos se passaram desde que uma insônia deixou o cantor e arranjador Paulo Malaguti Pauleira acordado, lá no Japão, com Quem me vê sorrindo, de Cartola, martelando na cabeça, fazendo com que ele decidisse misturar samba e vocal.  Na volta,  convocou o também instrumentista e arranjador Muri Costa e as cantoras Eveline Hecker, Soraya Ravenle e Rita Peixoto, nesta ordem,  para formar o Arranco de Varsóvia. Prepararam e ensaiaram os primeiros oito arranjos e foram logo mostrar pra Beth Carvalho, que abençoou tudo e virou dinda imediata, aproveitando para indicar pérolas de repertório que colheu com seu faro fino. O Arranco estreou em disco em 1997, com Quem é de sambar, logo seguido pelo Samba de Cartola, que ganhou prêmio d'O Globo de melhor disco do ano de 1998.

Em 2001, o time feminino foi substituído por Andrea Dutra, Elisa Queirós e Cacala Carvalho, escolhidas entre 80 candidatas. Com a nova formação, o Arranco entrou em estúdio para gravar Na cadência do samba,  que misturou duas inéditas de Dorival Caymmi, pérolas do pagode de Arlindo Cruz e  Pixinguinha. O disco ganhou o Premio Tim 2006 de Melhor grupo de samba e encerrou a trilogia com a Dubas.

Em 2010, o Arranco inaugura a parceria com Carlos Mills e sua Mills Records que, junto com o  Canal Brasil, lançou o combo CD/DVD Pãozinho de Açúcar – Arranco de Varsóvia canta Martinho da Vila, gravado ao vivo no Teatro FECAP, em São Paulo, com a participação do Martinho e do Nelson Sargento, velho amigo do conjunto. Logo após o lançamento do Pãozinho, Muri Costa saiu do conjunto, que decidiu permanecer quarteto.

Nessa nova fase, o Arranco começou a paquerar outras vertentes do samba, misturando linguagens e elementos de outras praias sonoras. O resultado do namoro pode ser degustado no CD Na panela pra dançar, lançado em 2014, pela Mills Records, com músicas de Lenine, Egberto Gismonti, Sérgio Santos e inéditas do Pauleira, que agora assume todos os arranjos.

Paulo Malaguti Pauleira também faz parte do histórico grupo MPB4, onde entrou em 2012 após o falecimento de Magro Waghabi. Para comemorar os 20 anos de carreira do Arranco de Varsóvia, o MPB4 fará participação especial no show. Juntos, os dois grupos cantarão canções que marcaram a carreira de ambos.

Dias 8 e 9 de abril
sábado às 20h e domingo às 19h
Local: Espaço Furnas Cultural – Rua Real Grandeza 219 – Botafogo –  RJ
Tel: (21) 2528-3112
Duração: 90 min.
Classificação: Livre
Capacidade:170 lugares
Entrada franca -  Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do espetáculo, 1 ingresso por pessoa, portando documento com foto.

Fotografia- crédito:
Roger Von Krüeger

Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - Produção e Promoções de Eventos Culturais agendaculturalrj@gmail.com #agendaculturalrj Instagram