31 de mar. de 2017

”Na Rota dos Refugiados”: A arte da fotografia como ferramenta para dar voz aos refugiados



No dia 1 de abril às 14h, a residência de artistas Casa Rio inaugura a mostra “Na Rota dos Refugiados”, uma obra da fotógrafa portuguesa Elisabete Maisão, que durante os anos de 2015 e 2016 percorreu os campos de refugiados em Calais, Slovenia, Servia, Grécia e Líbano, aonde trabalhou como voluntária e fotógrafa, tendo a oportunidade de registrar suas viagens e seu ponto de vista sobre a realidade nos campos. Durante o período em que esteve no Líbano, Elisabete realizou um curso prático de fotografia voltado para crianças sírias de 6 a 15 anos de idade.
O resultado positivo do workshop no Líbano, motivou a fotógrafa portuguesa a lançar o projeto HOPEN, uma organização social cuja finalidade é ajudar os refugiados do mundo todo através da arte. Segundo Elisabete, a mostra na Casa Rio tem como objetivo:
Expor ao público as fotos tiradas durante suas as visitas aos campos, assim como as fotos tiradas pelas crianças refugiadas
Apresentação do projeto HOPEN
Apresentação do processo do trabalho de pesquisa sobre refugiados no Brasil, atualmente em desenvolvimento.

O evento de inauguração da mostra “Na Rota dos Refugiados” terá como palestrantes convidados, dois Agentes de Proteção da organização Cáritas, Arquidiocesana do Rio, o responsável pela Casa de Apoio aos Refugiados da paroquia São João Batista, em Botafogo, e um refugiado congolês que há um ano vive no Rio de Janeiro.
“Imagens de refugiados, corpos que escapam” é o titulo da palestra, que irá discutir  a atual situação dos refugiados no Brasil e no mundo, a indiferença dos estados burocratas à vida dos refugiados, e a superexposição das imagens de dor e sofrimento explorados pela mídia corporativa.  
Os palestrantes convidados:
Aryadne Bittencourt Waldely (Agente de Proteção no Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refugio da organização Cáritas, Arquidiocesana do Rio de Janeiro, graduada em Direito pela UFF)
Fabrício Toledo (Agente de Proteção no Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refugio da Cáritas, Arquidiocesana do Rio de Janeiro, doutor em Direito pela PUC/RJ)
Padre Alex Coelho Sampaio (Coordenador da Casa de Apoio aos Refugiados localizada na Igreja São João Batista, em Botafogo)
Serge Makanzu Kiala (Orientador de Público no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro, graduado em Artes Plásticas pela Academia de Belas Artes de Kinshasa, Republica Democrática do Congo)

O evento também contará com uma feira de roupas e culinária do Congo.

A Casa Rio é uma residência sem fins lucrativos, voltada para artistas e produtores culturais do mundo todo. A Casa foi inaugurada pela Secretaria de Estado de Cultura e pela FUNARJ, em parceria com a People’s Palace Projects do Brasil, uma organização focada em projetos nos campos da arte, direitos humanos e justiça social.

A abertura da mostra “Na Rota dos Refugiados” acontece no sábado 01 de abril, das 14h às 20h. A mostra fica em cartaz até o dia 13 de abril, de segunda a quinta-feira, e aos sábados das 12h às 18h. A entrada é gratuita.

A Casa Rio fica na rua São João Batista,105, Botafogo. Tel.: (21) 2148-6999                                                              
Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - Produção e Promoções de Eventos Culturais agendaculturalrj@gmail.com #agendaculturalrj Instagram