30 de jun. de 2017

‘Ônibus-biblioteca vermelho’ fecha temporada com visita a Praça Mauá No evento, haverá apresentação do Trio Caxangá com músicas de festa junina


‘Ônibus-biblioteca vermelho’ fecha temporada com visita a Praça Mauá

No evento, haverá apresentação do Trio Caxangá com músicas de festa junina

O ônibus-biblioteca vermelho do projeto “Livros nas Praças”, patrocinado com exclusividade pela Lojas Americanas, vai encerrar a primeira temporada do ano estacionando na Praça Mauá, no próximo sábado (01/07), a partir das 10h, para emprestar livros gratuitamente. E, para entrar no clima das festas juninas, haverá exibição do Trio Caxangá, que promete alegrar o público presente.

O Trio é formado por integrantes do Núcleo de Cultura Popular Céu na Terra e promove, há mais de dez anos, um animado espetáculo com muito forró, baião, quadrilha, xote e xaxado. Em seu repertório estão incluídas músicas de mestres como Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, que são interpretadas com instrumentos típicos do gênero, como a sanfona, a zabumba e o triângulo.

Nessa temporada, durante 13 semanas, de abril a julho, a biblioteca sobre rodas circulou pelo Rio de Janeiro, passando por bairros como Leme, Madureira, Mangueira, Padre Miguel, Penha, Santa Cruz, Saúde, Tijuca, Triagem, Urca, além de parar na Praça Imperatriz, em Nova Iguaçu.

No período, o ônibus recebeu a visita de aproximadamente 7,9 mil pessoas, 40% a mais do que no mesmo período de 2016. Em agosto, o projeto retorna para a segunda temporada de 2017 no Rio de Janeiro.

Com um acervo formado 80% por livros de autores brasileiros, a biblioteca móvel oferece 60 livros com ilustrações em braile para crianças, livros em fonte ampliada para pessoas com baixa visão, audiobooks para deficientes visuais e 30 livros em braile para adultos. E ainda conta com acervo de 50 livros específicos de literatura afro-brasileira e indígena. A biblioteca sobre rodas oferece ainda cadeira de transbordo, própria para cadeirantes e idosos com dificuldades de subir a escada de acesso, além de banheiro e água mineral para os leitores que utilizarem o ônibus como espaço de leitura. 

O projeto faz parte das iniciativas que integram o posicionamento de responsabilidade social da Lojas Americanas. 

Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com

 #agendaculturalrj


  Instagram