Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

6 de dez de 2017

FÉRIAS NO CCBB A programação conta com atrações como Nicolas Krassik, Zé Renato, Nilze Carvalho, os corais Palavra Cantada e da Escola de Música Villa Lobos, Orquestra Bem Me Quer Paquetá, Filarmônica do Rio de Janeiro, sessões de observação do céu (astronomia para crianças), oficinas de percussão, pernas de pau, teatro de bonecos, trocas de livros, Farra dos Brinquedos e Cantoria de Reis Céu na Terra.

FÉRIAS NO CCBB
O CCBB RJ dá a largada para as férias e ocupa a nova Esplanada da Candelária durante três finais de semana de dezembro com atividades artísticas e culturais dedicadas particularmente às crianças.

À partir do dia 01/12, espetáculos musicais em palco especialmente montado para a ocasião, oficinas artísticas e atividades lúdicas, acontecem na área externa e também dentro do prédio do CCBB Rio. 
O evento gratuito apresenta duas “happy hours” às sextas; oito espetáculos musicais variados (orquestras, corais, grupos musicais) e nove oficinas, seis ao ar livre e três na área interna do CCBB Rio, aos sábados e domingos.

A programação de qualidade conta com atrações como Nicolas Krassik, Zé Renato, Nilze Carvalho, os corais Palavra Cantada e da Escola de Música Villa Lobos, Orquestra Bem Me Quer Paquetá, Filarmônica do Rio de Janeiro, sessões de observação do céu (astronomia para crianças), oficinas de percussão, pernas de pau, teatro de bonecos, trocas de livros, Farra dos Brinquedos e Cantoria de Reis Céu na Terra.

Espetáculos musicais, corais juvenis e adultos; orquestras de projetos sociais formadas por jovens; grupos musicais de samba, choro e forró; oficinas de percussão de escola de samba para crianças com instrumentos disponibilizados pela produção e de confecção de instrumentos musicais a partir de material reciclável; sessões de observação do céu para crianças, que chamdas de ‘Olhai pro Céu’, serão desenvolvidas em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins. Brincadeiras, quiosques e tendas dedicadas à alimentação complementam o evento.

Mais do que um programa para toda a família, o ‘Férias no CCBB’, por seu caráter plural e democrático, é um programa para todas as famílias. Programe-se e aproveite!




Programação – Férias no CCBB


Dia 9/12 – Sábado

14h as 21h - Feira de troca de livros e brinquedos

15h (Interna) - Orquestra Bem me Quer Paquetá - Oficina de Sensibilização Musical para crianças de 1 a 3 anos

16h (Interna) - Orquestra Bem me Quer Paquetá - Oficina de Sensibilização Musical para crianças de 3 a 6 anos

18h - Show - Orquestra Bom Me Quer Paquetá e Corais da Escola de Música Villa-Lobos
A Orquestra Jovem Paquetá é resultado do trabalho contínuo de formação do Projeto Bem Me Quer Paquetá, desenvolvido na Casa de Artes Paquetá. Com um vasto repertório que inclui obras tradicionais da música de concerto, ela foi, de mansinho, ocupando seu espaço na cena cultural carioca. Hoje, a OJP tem sonoridade própria, reconhecida pelos amantes da boa música e possui entre seus músicos vários prêmios e colocações em concursos e festivais nacionais e internacionais. Com uma turnê pela Alemanha e apresentações regulares nas principais salas e teatros do Rio, vem encantando o público e se consolidando como um importante corpo musical estável de nossa cidade.
Tim Rescala, João Guilherme Ripper, Edino Krieger e Edmundo Villani-Côrtes já encararam o desafio de escrever para um grupo jovem ávido por novas conquistas.

Bem Me Quer Paquetá é um projeto de capacitação artística e cultural por música de concerto, artes integradas e cidadania, 

desenvolvido desde o ano 2000 na Casa de Artes Paquetá para crianças e jovens da ilha. Centenas de pequenos moradores do bairro já passaram pelas suas salas de aula, aprendendo muito mais do que música, teatro ou artes. O Bem Me Quer democratiza o acesso à cultura, capacita e gera oportunidades, promove o resgate e a preservação da memória e da identidade da ilha, elevando também a autoestima de toda a comunidade de Paquetá. Anualmente, o projeto trabalha um tema relacionado à história da ilha, com a articulação de diversos núcleos técnicos na montagem de um espetáculo.


Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos apresenta espetáculo “Bitucanto” – um show com inserções cênicas em homenagem a Milton Nascimento.

O repertório conta com músicas selecionadas entre as obras-primas de Milton Nascimento, arranjadas para as vozes dos 30 integrantes do Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos. Não faltam canções emblemáticas, como “Maria, Maria”, “Cais”, “Caçador de mim”, “Travessia”, “Nos bailes da vida”, dentre outras. Todos os cantores tiveram sua formação na EMVL e se dedicaram para homenagear, à altura, este ícone da Música Popular Brasileira.

Coro Juvenil da Escola de Música Villa-Lobos / FUNARJ é um grupo consolidado e que busca desenvolver um trabalho de performance com excelência musical. Composto por cerca de 25 alunos, com idade entre doze e dezenove anos, o coro vem se destacando em suas apresentações por sua bela sonoridade e qualidade técnica na execução de repertório diversificado, que inclui músicas eruditas e populares de várias nacionalidades e de diferentes línguas e estilos. Em dezembro de 2015, o Coro Juvenil da Escola de Música Villa-Lobos conquistou o primeiro lugar na categoria coral de jovens no 5º Festival Brasil Vocal, realizado no Centro Cultura Banco do Brasil.


10/12 – Domingo

14h as 21h - Feira de troca de livros e brinquedos

16h ás 18h e 19h as 21h (Externa) - Oficina Olhai para o Céu - Observação do céu em parceria com o Museu de Astronomia, com oficinas e telescópios.

18h - Show Pedro e o Lobo

O espetáculo "Pedro e o Lobo - Uma Fábula Musical" ", composto por Sergei Prokofiev originalmente para orquestra sinfônica e narrador é apresentado, neste espetáculo, em uma versão reduzida para cinco músicos, com narração de Tim Rescala e encenação de Teatro de Bonecos.
A obra apresenta às crianças os instrumentos musicais da orquestra e cada personagem da história (Pedro, o lobo, o avô, o passarinho, a pata e o gato) é representado por um instrumento diferente do quinteto. A apresentação envolve várias manifestações artísticas em um só espetáculo, tendo como fio condutor a música composta por Prokofiev e apresentada ao vivo por cinco músicos que integram o Quinteto de Sopros da Banda Filarmônica do Rio de Janeiro.
O elenco é composto pela seguinte equipe:
Narração - Tim Rescala
Execução Musical – Quinteto de Sopros da Banda Filarmônica do Rio de Janeiro
Teatro de Bonecos – Companhia Profissional de Teatro de Bonecos Fanfarra
Direção Artística e Musical – Antonio Seixas
Direção de Cena – Heleno Hauer


PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI

FÉRIAS NO CCBB 

Serviço: 

1) Datas: 01, 02, 03 (sexta-feira, sábado e domingo); 09, 10 (sábado e domingo); 15, 16 e 17 (sexta-feira, sábado e domingo) de dezembro de 2017.

2) Horários: sextas-feiras, shows às 18:30h (“happy hour”); sábados e domingos, oficinas a partir das 14h e espetáculos musicais a partir das 18h.

3) Grátis

Agenda Cultural RJ
 ▪ Gabriele Nery ▪ Produção e Divulgação de Eventos Culturais. Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas em pontos estrategicos. Divulgação de Midia Online.
agendaculturalrj@gmail.com

#agendaculturalrj

  Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

Minha lista de blogs