1 de mar. de 2018

Acervo Sergio Britto Digital está no portal da Funarte Estão disponíveis cerca de 15 mil itens reunidos pelo ator durante sua vida. Material é parte importante da memória das artes cênicas do país

Acervo Sergio Britto Digital está no
portal da Funarte

Estão disponíveis cerca de 15 mil itens reunidos pelo ator durante sua vida. Material é parte importante da memória das artes cênicas do país


Sérgio Britto e Fernanda Montenegro em A Mulher de todos nós (1968),de Henri Becque, adaptado por Millôr Fernandes – direção: Fernando Torres.
Foto: Acervo Sérgio Britto – Cedoc Funarte

O Acervo Sergio Britto Digital agora se encontra à disposição do público para consulta, no portal da Fundação Nacional de Artes – Funarte (www.funarte.gov.br). Doado pela família do ator, é composto por milhares de fotos e matérias de jornais, programas de espetáculos, além de vídeos e DVDs, que foram reunidos por Sergio Britto ao longo de sua vida. Incorporado ao Centro de Documentação da Funarte (Cedoc), que já possui uma parte dos arquivos de Britto doada pelo próprio artista, o acervo digital constitui grandiosa contribuição por se juntar à existente e disponibilizar a documentação totalmente tratada – catalogada e digitalizada em uma base de dados –, para acesso imediato de pesquisadores e estudiosos.

Os registros da obra de Sergio Britto vão desde o Teatro Universitário, quando ele atuou em Romeu e Julieta(1945), de William Shakespeare, até seu último espetáculo como ator, Recordar é Viver (2011).

Fazem parte do acervo fotos do Grande Teatro Tupi, popularmente conhecido como o Grande Teatro de Sergio Britto – programa que levou cerca de 400 peças, de grandes autores mundiais e nacionais, à tela do extinto canal de televisão (TV Tupi) e que projetou para a fama atores como Ítalo Rossi, Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg, entre outros.

Estão lá também os últimos trabalhos do ator, como o sucesso de público e crítica A última gravação de Krapp eAtos sem Palavras I (2009), dois textos de Samuel Beckett encenados por Britto aos 85 anos, no espetáculo que lhe valeu todos os prêmios como melhor ator, incluindo o Prêmio Shell – um dos mais prestigiados do teatro – e o Prêmio Faz a Diferença. Além do último trabalho do ator, Recordar é viver(2010), de Hélio Sussekind, no qual dividiu o palco com Suely Franco. O acervo também traz referências antigas como a montagem La Traviata (1974), além de fitas VHS e DVDs de espetáculos teatrais e entrevistas. O destaque entre os vídeos fica por conta das edições do programa Arte com Sergio Britto, da EBC/TV Brasil, que recebeu nomes importantes das artes brasileiras, discutindo o passado, o presente e o futuro das artes cênicas nacionais.

Em 65 anos de dedicação às artes, o ator e diretor Sergio Britto (1923-2011) reuniu e conservou em sua casa, em Santa Teresa, bairro central do Rio de Janeiro (RJ), parte da memória do teatro e da televisão brasileiros. Trata-se de um acervo de inestimável valor cultural, entre filmes, fotos, impressos, jornais e manuscritos. Com o patrocínio da Petrobras, do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, o material teve todos os itensorganizados e digitalizados por meio doProjeto Sergio Britto Memórias.

Capitaneado por Marília Brito, sobrinha do ator que assumiu a responsabilidade pela guarda do material, quando o estado de saúde do tio se agravou, em 2011, o acervo, físico e digital, inicialmente, esteve sob a guarda do Instituto CAL de Arte e Cultura, devido à relação de Sergio com a escola de teatro e, também, a fim de garantir a sua manutenção e o acesso ao público, especialmente para os estudantes em formação. “Coordenar o Projeto Sergio Britto Memórias – Acervo foi um compromisso assumido com o meu tio Sergio. Ele foi, sem ter essa intenção, um grande arquivista. Guardava tudo. Não só o que fez, mas também o que via e o que lia. Ele queria que as pessoas tivessem acesso a isso”, conta Marília. Ela também disse que o acervo físico foi doado ao Instituto CAL de Arte e Cultura, que tem Sergio Britto como um de seus fundadores, sendo o grande parceiro de Sergio Britto e da família Brito.

Marília explicou que a iniciativa da família em doar o acervo digital para a Funarte veio a partir da relação estreita do artista com a instituição. “Tivemos certeza disso, quando fomos informados pelo pessoal do Cedoc, durante o desenvolvimento do Projeto Sergio Britto Memórias, que Sergio havia doado 2000 fotos do Grande Teatro, fotos essas que ainda não haviam sido trabalhadas pela Funarte. Desde então, desenvolvemos, eu e Renata Brito, sobrinha neta do Sergio, que respondeu pela organização do Acervo e coordenação da pesquisa e alimentação do Acervo Sergio Britto Digital, uma parceria com a Funarte. Posteriormente, contando com parceiros e amigos da Funarte, que gostaríamos de destacar – Antonio Gilberto, Oswaldo Carvalho, Guti Fraga (então presidente da Funarte) e Filomena Chiaradia, foi produzido pelas Edições Funarte o livro “Memória a Dois”, quarto livro de Sergio Britto em coautoria com Paulo Brito.”

Marília ressaltou que o objetivo maior da família do ator sempre foi o de preservar sua memória, e permitir o acesso ao público do acervo reunido por ele, durante mais de meio século que o grande artista dedicou às artes. “Na democratização desse Acervo para pesquisadores, estudantes de arte, entre outros, a Funarte se apresentou como a melhor alternativa técnica através do Cedoc. É de grande relevância informarmos que o Acervo Sergio Britto Digital poderá ser pesquisado através do site da Funarte, dando uma grande abrangência e visibilidade à memória de Sergio Britto”, disse Marília.

O presidente da Funarte, Stepan Nercessian – profissional de teatro e televisão como Britto –, frisou a importância do legado do ator e diretor estar agora sob a guarda do Cedoc/Funarte: “O Sergio Britto em vida era um acervo rico, generoso e fundamental na história do teatro brasileiro. E é certo que seu legado, agora na Funarte, continuará o trabalho que fazia em vida: ensinar, servir, ensinar.”

A diretora do Centro de Programas Integrados (Cepin), Maristela Rangel, ao qual o Cedoc é vinculado, se declarou “muito feliz com essa aquisição histórica”: “O acervo digital de Sergio Britto foi uma grande aquisição para a Funarte, e se junta com outros também de relevância histórica no campo das artes. É a Funarte cada vez mais se destacando no campo da preservação e guarda da memória nacional das artes. Agradeço a confiança da família em escolher a Funarte, em especial à Marília Brito que soube honrar a memória deste grande ator e diretor de teatro, um homem múltiplo e com uma sabedoria ímpar.”

Disponível no portal da Funarte (www.funarte.gov.br), o Acervo Sérgio Brito Digital poderá ser consultado por pesquisadores, estudantes, amantes das artes e o público que sempre prestigiou o trabalho do artista, seja no teatro ou na televisão, tendo um contato mais próximo com a importante trajetória deste grande ator e diretor, que se mistura com a história cultural do nosso país.

O Cedoc/Funarte
O Centro de Documentação e Pesquisa da Funarte tem um acervo composto por uma numerosa coleção de livros, além de sete coleções bibliográficas especiais e da coleção de Obras Raras. Além de um conjunto variado de periódicos nacionais e estrangeiros, um banco de textos teatrais dos mais completos do país, partituras musicais, teses, dissertações e dossiês temáticos muito utilizados por pesquisadores, estudantes e grupos artísticos de todo território nacional e internacional. Seu acervo audiovisual é constituído por negativos, fotos, cartazes, cartões-postais, gravuras, croquis de renomados cenógrafos e figurinistas brasileiros. A coleção de multimeios inclui CDs, CD-ROMs, DVDs, minidvs, fitas cassete, rolo, betacam, discos em vinil, vídeos e outras mídias.

O Cedoc mantém, ainda, sob sua guarda, uma volumosa quantidade de arquivos privados de grandes nomes da cultura brasileira, muitos confiados à Funarte e às instituições que a antecederam por seus proprietários ou herdeiros, e representam um valioso espólio da memória artística e cultural brasileira. Sendo esta uma das formas de alimentação do acervo, o que o torna uma preciosa fonte de informação, muito procurado por estudantes e pesquisadores de todo Brasil e também do exterior.

O Centro de Documentação e Informação da Funarte está localizado na Rua São José, nº 50, no Centro do Rio de Janeiro (RJ). O acesso ao seu acervo pode ser em visitas ao espaço e pela internet através do Portal das Artes e sua base de dados.

Acervo Sérgio Brito Digital
Disponível no endereço: http://www.funarte.gov.br/sobre-o-acervo-sergio-britto-digital/

Mais informações para o público
Funarte - Centro de Documentação e Informação (Cedoc) – Biblioteca:
bibli-cedoc@funarte.gov.br

Mais informações para a imprensa
Funarte – Assessoria de Comunicação:ascomfunarte@funarte.gov.br


Agenda Cultural RJ ▪ Gabriele Nery ▪ Produção e Divulgação de Eventos Culturais. Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas em pontos estratégicos. Divulgação de Midia Online. (21)996769323 / whatsapp #agendaculturalrj