12 de set. de 2014

22ª Semana de Astronomia do MAST celebra os 45 anos da chegada do homem à lua




De 16 a 21 de setembro, visitantes poderão participar de diversas atividades relacionadas ao tema. A entrada é gratuita.

Promovida pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), a 22ª Semana de Astronomia irá celebrar os 45 anos da missão Apollo 11, que marca a chegada do homem à lua. De 16 e 21 de setembro, visitantes poderão participar de diversas atividades relacionadas ao tema, como aobservação do céu através de uma grande luneta centenária e de telescópios modernos, sessões do planetário digital inflável, palestras e exibição de filmes. A entrada é gratuita e a classificação livre. O MAST fica na Rua General Bruce, 586, no Bairro Imperial de São Cristóvão, RJ.

Quem participar da Observação do Céu poderá ver, além da lua, os planetas Marte e Saturno. Também estão visíveis os Aglomerados Abertos da Borboleta (M6) e Ptolomeu (M7), que são agrupamentos de estrelas jovens da nossa galáxia. O Museu possui ainda equipamentos que possibilitam a visualização do Sol com a máxima segurança. Nessa atividades, o visitante poderá aprender mais sobre as famosas manchas solares enquanto as observa através dos telescópios e filtros do MAST.

Outro destaque da programação é a oficina ASTROmania, que acontece no sábado, dia 20, às 16h. Durante a atividade, o público terá a oportunidade de aprender por que a Lua apresenta fases e como ela influencia nossas vidas e os fenômenos da natureza. Os mediadores irão ensinar a todos como construir seu próprio planisfério lunar, dispositivo que serve para a identificação das fases da lua e a determinação aproximada das horas de seu nascimento e ocaso.

A Semana de Astronomia do MAST é um evento anual que possui o objetivo de discutir temas básicos de astronomia e apresentar as mais recentes descobertas na área, bem como explorar as diferentes formas de divulgação científica nesse campo e aproximar a ciência dos cidadãos. Desde 2002, o evento passou a ser temático, direcionando a maioria de suas oficinas e palestras a um tópico escolhido pelos membros da coordenação de educação em ciências do Museu. Em 2014, o tema é “Um Grande Salto para a Humanidade”.
Programação 
Confira os dias e horários de cada atividade.

Agenda Cultural RJ
Divulgação - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas
Gabriele Nery (21)99676-9323
agendaculturalrj@gmail.com