30 de set. de 2014

70 anos de nascimento de Leminski Projeto inédito do Sesc homenageia o poeta e escritor Paulo Leminski (1944-1989) com show, filmes, debate, exposição e montagem teatral Programação diversificada no Teatro Sesc Ginástico acontece entre os dias 1/10 e 3/10 com todas as atrações gratuitas



Programação diversificada no Teatro Sesc Ginástico acontece entre os dias 1/10 e 3/10 com todas as atrações gratuitas
O projeto inédito “Leminski-Se Tenta”, em comemoração póstuma aos 70 anos de nascimento do poeta, jornalista, escritor, compositor e roteirista Paulo Leminski se debruça sobre a vasta obra do artista. O evento de três dias, que começa 1/10 (quarta) e vai até 3/10 (sexta), reúne música, teatro, literatura e artes visuais no Teatro Sesc Ginástico. A diversificada homenagem, que oferece atrações de excelente qualidade artística, possui toda a programação gratuita e tem idealização e curadoria do Sesc. O projeto propõe a convergência de diversas linguagens para apresentar o legado de um homem à frente de seu tempo. A pluralidade criativa de Leminski será apresentada através de show, debate, ambientação visual, disponibilização de livros e filmes sobre o universo cultural do multifacetado curitibano.

Na data de estreia, dia 1/10, a partir das 19h, os visitantes já podem começar a se familiarizar com a obra do poeta no foyer do Teatro Sesc Ginástico, onde estarão expostos totens com fotos e poemas, além de tablets para consulta da vasta obra de Leminski e os dois livros mais emblemáticos da carreira do escritor: “Poesia Total – Paulo Leminski” e “Catatau” – o primeiro romance, escrito em 1975. No mesmo dia e horário, às 19h, também será exibido o show de Estrela Ruiz Leminski, cantora e filha do homenageado, que idealizou o espetáculo “Leminskanções” com Téo Ruiz. A apresentação reverbera a influência da poesia nas obras musicais do artista e conta com a participação da cantora, pianista e compositora Ná Ozette. Leminski possui parcerias com mestres da MPB, como Caetano Veloso, Arnaldo Antunes, Zélia Duncan e Itamar Assunção, entre outros. O show é fruto de seis anos de pesquisas de Estrela para lançar o álbum homônimo - que reúne os arquivos musicais do poeta - e traz composições inéditas do inspirado letrista, como “Essa noite vai ter Sol” e “Se nem for Terra, vai transformar”.

No segundo dia de homenagens e atrações do “Leminski-Se Tenta”, 2/10 (quinta), a programação começa às 18h30, com a exibição do filme “Ex-Isto”, do cineasta e artista plástico Cao Guimarães - que já participou de renomados festivais internacionais de cinema, como Cannes, Sundance, Locarno e Veneza, entre outros. O longa, protagonizado pelo premiado ator João Miguel, é livremente inspirado no livro “Catatau”. A história parte da hipótese histórica: “E se René Descartes tivesse vindo ao Brasil com Maurício de Nassau?”. O ator interpreta Descartes, pensador francês e pai da filosofia moderna, que nesta ficção envereda pelos trópicos sob o efeito de ervas alucinógenas. Na sequência do longa, às 20h, o Teatro Sesc Ginástico realiza um debate sobre a obra do mestre. No encontro, Estrela Ruiz Leminski, cantora e filha do escritor; Chacal, poeta e autor teatral; e Cao Guimarães, diretor do filme “Ex-Isto”. Logo após, às 21h, um curta retrata o imaginário do artista: “Meu nome é Paulo Leminski”, de Cezar Migliorin. A história apresenta o embate entre pai e filho em torno da poesia de Leminski. 

Na sexta, dia 3/10, para encerrar a programação leminskiana, o Teatro Sesc Ginástico recebe a montagem “Descartes com lentes”, da Companhia Brasileira de Teatro, de Curitiba. O monólogo, interpretado por Nadja Naira, também é uma adaptação teatral do livro “Catatau”. A obra mítica de Leminski fala sobre a hipotética chegada de Descartes ao Brasil a convite do conde Maurício de Nassau. Na montagem, com sua comitiva, repleta de cientistas, naturalistas, desenhistas e pintores, Descartes tenta desvendar e descrever as excentricidades do Brasil com toda a sua exuberância tropical.



Paulo Leminski - Poeta, romancista e tradutor, Paulo Leminski Filho nasceu em Curitiba, Paraná, em 1944. Aos 12 anos, ingressou no Mosteiro de São Bento, onde adquiriu conhecimentos de latim, teologia, filosofia e literatura clássica. Em 1963, viajou para Belo Horizonte para participar da Semana Nacional de Poesia de Vanguarda, onde conheceu Augusto de Campos, Décio Pignatari e Haroldo de Campos, criadores da poesia concreta. No ano seguinte, publicou seus primeiros poemas na revista “Invenção”, editada pelos concretistas, e tornou-se professor de História e redação em cursos pré-vestibulares, experiência que motivou a criação de seu primeiro romance, “Catatau” (1975). Foi diretor de criação e redator em agências de publicidade. A paixão pela cultura japonesa o levou a escrever haicais e uma biografia de Matsuo Bashô. O interesse pelos mitos gregos, por sua vez, inspirou a prosa poética “Metaformose”. Exerceu intensa atividade como crítico literário e tradutor (traduzindo para o Português obras de James Joyce, Samuel Beckett, Yukio Mishima, Alfred Jarry, entre outros), colaborou com revistas de vanguarda como “Raposa”, “Muda” e “Qorpo Estranho”, e fez parcerias musicais com Caetano Veloso e Itamar Assumpção, entre outros. Em 1968, casou-se com a poeta Alice Ruiz (1946), com quem viveu por 20 anos e com quem teve três filhos: Miguel Ângelo (que morreu aos 10 anos de idade), Áurea e Estrela. Em 7 de junho de 1989, morreu vítima de cirrose hepática.

Links:
Filme Ex-Isto
https://www.youtube.com/watch?v=rxl9SkNIKmY

Leminskanções (apenas áudio)

https://www.youtube.com/watch?v=UBBEM8xPDwg

Serviços:
Show “Leminskanções” - Evento “Leminski-Se Tenta”
Teatro Sesc Ginástico: Avenida Graça Aranha, 187, Centro.
Tel.: (21) 2279-4027
Data: 1/10
Horário: 19 h.
Preço: Gratuito
Classificação: Livre
Duração: 90 minutos
Capacidade - 513 lugares.

Leminski: A Poesia na tela - Evento “Leminski-Se Tenta”
Teatro Sesc Ginástico: Avenida Graça Aranha, 187, Centro.
Tel.: (21) 2279-4027

Data: 2/10
18h30 – Exibição do longa “Ex-Isto”, de Cao Guimarães. Duração: 80 minutos. Classificação etária: 14 anos. Evento gratuito.

20h – Debate com Estrela Ruiz Leminski (cantora, poeta e filha de Leminski), Chacal (poeta) e Cao Guimarães (diretor do filme “Ex-Isto”). Duração: 60 minutos. Classificação etária: livre. Evento gratuito.

21h – Exibição do curta “Meu nome é Paulo Leminski”, de Cezar Migliorin. Duração: 5 minutos. Classificação etária: livre. Evento gratuito

Capacidade - 513 lugares.
Leminski: A poesia em cena – Espetáculo “Descartes com Lentes” - Evento “Leminski-Se Tenta”

Teatro Sesc Ginástico: Avenida Graça Aranha, 187, Centro. Tel.: (21) 2279-4027
Data: 3/10
Horário: 19 h.
Preço: Gratuito
Classificação: 18 anos.
Duração: 45 minutos.
Capacidade - 513 lugares.