19 de mar. de 2015

“Aqui Mesmo” é o resultado do interesse permanente de Pedro Vasquez por Niterói, cidade que o inspira e à qual dedicou uma primeira exposição em 1984, “Nadando em Água Escondida”, realizada na Galeria de Arte da Universidade Federal Fluminense.


Ao invés de percorrer as ruas em busca de acontecimentos dignos de registros, Vasquez parte sempre de pesquisas inspiradas pela produção cultural. Escritor, tradutor, fotógrafo e administrador cultural, Pedro Vasquez é formado em Cinema pela Université de la Sorbonne e mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense. 
Foi responsável pela criação do Instituto Nacional da Fotografia da Funarte e do Departamento de 
Fotografia, Vídeo & Novas Tecnologias do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Também foi diretor do Solar do Jambeiro, em Niterói. 
Reconhecido no Brasil e no exterior, Pedro Vasquez já expôs seu trabalho em diversos estados locais e em países como a Alemanha, Inglaterra, França, Itália, Espanha, Portugal, Noruega, Canadá, Estados Unidos, Cuba, México, Venezuela, Argentina, Uruguai e Paraguai. 
Em “Aqui Mesmo”, o artista apresenta um resumo de sua produção consagrada à cidade de Niterói, com 50 fotografias em formatos e técnicas diversas. 
O conjunto inclui, desde vistas panorâmicas a imagens intimistas, passando do processo fotográfico em suporte de película à digital, do preto e branco à cor. 
O enfoque pessoal foge dos clichês e das imagens previsíveis para privilegiar uma visão autoral e distintiva da cidade. 
Pelo seu contexto e qualificação, o projeto dessa exposição foi escolhido para marcar a inauguração das obras de reforma e restauro do Palácio dos Correios de Niterói no ano do seu centenário e, também, para dar início às atividades do Espaço Cultural Correios na cidade. 
A mostra fotográfica “Aqui Mesmo” celebra a consolidação de um conjunto de ações dos Correios para preservação desse seu patrimônio arquitetônico. 

A importante iniciativa revela o comprometimento da Empresa que, ao restaurar esse imóvel, rico em história e estética exuberante - um dos mais belos da arquitetura postal nacional - reintegra a sociedade niteroiense e o público em geral nesse novo contexto de Correios na cidade, nos segmentos social, econômico e cultural. 







Agenda Cultural do Rio de Janeiro

 Divulgação Cultural Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas.

 (21)99676-9323 (whats app)

 agendaculturalrj@gmail.com

 Blog -

 http://agendaculturalriodejaneiro.blogspot.com/

Facebook - Página

 https://www.facebook.com/pages/Agenda-Cultural-RJ/233883796670052?ref=hl

 Grupo Agenda Cultural RJ

 https://www.facebook.com/groups/145524915582757/?ref=ts&fref=ts 

Overmundo - Perfil http://www.overmundo.com.br/perfis/gabriele

 INSTAGRAM

 AGENDA CULTURAL RJ Instagram