13 de mar. de 2015

“MIL COISAS” DE CLARA VALENTE NO VERÃO MUSICAL DO CASTELINHO DIA 17 DE MARÇO Cantora carioca apresenta músicas do CD lançado recentemente, produzido por Maurício Pacheco



O Verão Musical no Castelinho já conquistou seu lugar na noite carioca.  A terça-feira nunca mais será a mesma no Flamengo, onde o evento acontece, na garagem do Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho.  A cada semana, um público  interessado no que está acontecendo de novo na cena carioca, aparece para ouvir as novidades musicais do Verão Musical, sempre com hora certa para acabar, para não incomodar a vizinhança. No dia 17 é a vez da cantora e compositora carioca Clara Valente mostrar o seu trabalho solo e do CD “Mil Coisas”,  lançado recentemente. A programação no Castelinho segue pelo mês de março com shows de Rafael Rocha (24/03) e Martheus Von Krüger (31/03). A entrada é franca e o show começa às 20h.

Com apenas 29 anos, Clara Valente tem muito o que mostrar em termos musicais.  Em seu primeiro CD, “Mil Coisas” - produzido por Maurício Pacheco -, a cantora e compositora carioca vai do afrobeat ao tango, explorando referências nordestinas e eletrônicas, sem perder a ternura e o conceito artístico.  Não é à toa que, em uma enquete do portal Uol Música, o álbum foi apontado como o terceiro melhor na categoria MPB.  No repertório do show, no Flamengo,  estarão presentes canções autorais, como “Se eu falo” e “Um dia de sol”,  além de releituras de “Feminina” (Joyce Moreno) e “O último dia”,  (Paulinho Moska/Billy Brandão), entre outras.

O projeto Verão Musical no Castelinho tem curadoria de Jorge Lz, e a proposta é aproveitar o espaço público para promover, gratuitamente, espetáculos culturais que divulguem artistas que estão se destacando no meio musical. Ao todo, o projeto apresentará 15 shows, em formato pocket, até maio. O  patrocínio é da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Verão Musical no Castelinho é produzido pela Zucca Produções, que atua, desde 2004 no meio cultural e tem no currículo peças de teatro, espetáculos de dança, exposições e festivais de música brasileira.  Também são responsáveis por lançamentos de música popular e erudita.

Sobre o Castelinho
Projetado em 1916 pelo italiano Gino Copede, o Castelinho teve sua construção finalizada em 1918 pela Construtora José da Silva Cardoso e Silva. A edificação eclética, obviamente de tendência italiana, mistura elementos de estilos e épocas diversificados: barroco, renascentista, neogótico francês e art nouveau.

Realizado para servir de residência ao proprietário da mesma construtora, Joaquim da Silva Cardoso e  sua esposa, o espaço foi ocupado pelo casal até 1932, quando foi vendido para um rico imigrante português. O último proprietário do castelo foi o senador Mendonça Martins até 1964, quando ele faleceu e o imóvel passou a integrar o espólio da família, dando-se início a um tumultuado processo quanto ao seu destino. A decisão final sobre a ocupação aconteceu em 1983, quando Pedro Nava, então presidente do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural, aprovou o tombamento do famoso prédio da Praia do Flamengo, por meio do Projeto 464/84, Lei Ordinária 606/84.

Em 1989, depois de sucessivas ocupações irregulares e predatórias, iniciou-se a restauração do prédio. Finalmente, em 20 de dezembro de 1992, a Prefeitura entregou o “Castelinho do Flamengo”  à população, convertido então no Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho (1936-1974), em homenagem ao grande dramaturgo, mais conhecidocomo Vianninha, que construiu sua carreira no Rio de Janeiro.

PROJETO VERÃO MUSICAL NO CASTELINHO 

Dia 17 de março, terça-feira, às  20h
Show de Clara Valente
Garagem do Castelinho
Praia do Flamengo 158 - Flamengo
Tel:  21.2205-0655
Capacidade: 50 pessoas
Censura livre
Entrada Franca

PRÓXIMOS SHOWS
Dia 24/03 - Rafael Rocha
Dia 31/03 - Martheus Von Krüger
Dia 07/04 -  Beach Combers
Dia 14/04 -  Vanessa Longoni
Dia 21/04 -  Lívia Nestrovski e Fred Ferreira
Dia 28/04 -  LiberTrio
Dia 05/05 -  Edu Krieger



Divulgação Cultural Agenda Cultural RJ 

 Divulgação - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas 

 Gabriele Nery (21)99676-9323 
 agendaculturalrj@gmail.com 

 INSTAGRAM 
 AGENDA CULTURAL RJ Instagram