25 de jun. de 2015

MAST promove evento de despedida do Meteorito Santa Luzia de Goiás Uma programação especial com exposição de meteoritos, palestra, oficinas, e o Programa de Observação do Céu! As atividades são gratuitas e direcionadas a todas as idades!



O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) irá promover, no próximo sábado, dia 27 de junho, em parceria com o Observatório Nacional (ON), um evento de despedida do Meteorito Santa Luzia de Goiás que foi cedido ao MAST, em dezembro de 2010, pelo Museu Nacional. Haverá exposição de meteoritos, palestra, oficinas e o Programa de Observação do Céu! As atividades são gratuitas e direcionadas a todas as idades!

No sábado (27), às 16h, o público poderá participar da oficina Cozinhando com a Ciência, onde irá aprender a preparar a “Gelatina extraterreste”, uma gelatina psicodélica que brilha no escuro e ainda conhecer o fenômeno extraterrestre por trás dessa deliciosa receita! Às 17h, haverá a palestra “De onde vem os meteoritos“ que será ministrada pelo Dr. Fernando Roig, pesquisador do Observatório Nacional.

Participará também do evento, a especialista em meteorito Maria Elizabeth Zucolotto que realizará a oficina “Caçando extraterrestres”, na qual o público aprenderá um pouco mais sobre meteoritos. Uma brincadeira utilizando detector de metais, ímã, possíveis meteoritos e um painel para identificar meteoritos. Haverá também uma exposição de meteoritos.

O Programa de Observação do Céu terá início às 18h quando todos são convidados a observar o céu através da centenária Luneta Equatorial e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura. Neste sábado, estarão visíveis no céu do Rio de Janeiro, a Lua, os planetas Vênus, Júpiter e Saturno, além de outros objetos interessantes no céu, como aglomerados de estrelas. A atividade é conduzida por um astrônomo ou um mediador capacitado.

O Meteorito Santa Luzia de Goiás é o segundo maior objeto espacial encontrado em todo território brasileiro. Ele está exposto no campus do MAST próximo aos pavilhões que abrigam centenárias lunetas, exemplos típicos da arquitetura e da engenharia para a astronomia dos primórdios do século XX. Os visitantes do MAST poderão apreciá-lo no campus até o final do mês de junho, pois ele será devolvido ao Museu Nacional, localizado na Quinta da Boa Vista.


SERVIÇO

Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro (RJ)
(21) 3514-5200
www.mast.br
https://www.facebook.com/museuastronomia

PROGRAMAÇÃO

Sábado, 27 de junho

Exposição de meteoritos
Caçando extraterrestres
15h

Venha conhecer um pouco mais sobre meteoritos! E ainda participar de uma brincadeira utilizando detector de metais, ímã, possíveis meteoritos e um painel para identificar meteoritos. Haverá também uma mini exposição de meteoritos e um quiz com perguntas sobre temas de astronomia.

Visita à Luneta 46, o maior telescópio refrator do Brasil
15h às 18h

Encomendada em 1911, a Luneta 46 tem 6,5m de distância focal e é dotada de três lunetas. A principal possui lente objetiva de 45,72cm de diâmetro; a segunda, 25cm; e a terceira tem objetiva de 10 cm de diâmetro.

Oficina 'Cozinhando com a Química' (MAST)
Receita: Gelatina extraterreste
16h

No Cozinhando com a Ciência do mês de Junho, iremos preparar uma gelatina psicodélica que brilha no escuro! Venha conhecer o fenômeno extraterrestre por trás dessa deliciosa receita!

Palestra “De onde vem os meteoritos“
Palestrante: Dr. Fernando Roig, pesquisador do Observatório Nacional
17h

Saiba de onde vêm os meteoritos e como os cientistas conseguem entender a sua origem.

Programa de Observação do Céu
18h às 20h

Agenda Cultural RJ
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais!
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes.
(21)99676-9323 (WhatsApp)
 agendaculturalrj@gmail.com

 #agendaculturalrj 

  Instagram