19 de jun. de 2015

Programa de Observação do Céu no Museu de Astronomia - Neste sábado, venha ao Museu de Astronomia observar aglomerados estelares, os planetas Vênus, Saturno e seus anéis, Júpiter e suas luas, através da centenária Luneta Equatorial. A entrada é gratuita!

Foto: Luneta Equatorial 21 cm utilizada no Programa de Observação do Céu (POC)
Crédito: Bernardo Oliveira (MAST)
Neste sábado, dia 20 de junho, o Programa de Observação do Céu do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) começa às 17h30 com a exibição de um vídeo sobre astronomia e a apresentação da palestra “O Céu do Mês”, na qual os visitantes têm a oportunidade de descobrir o que está visível no céu do Rio de Janeiro e saber um pouco mais sobre a natureza dos corpos celestes.

Em seguida, os visitantes são convidados a observar o céu através da centenária Luneta Equatorial e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura. Neste mês de junho, estão visíveis no céu do Rio de Janeiro os planetas Vênus, Saturno, Júpiter e aglomerados estelares! A atividade, que acontece às quartas-feiras e aos sábados, é conduzida por um astrônomo ou um mediador capacitado.

De que são feitas as estrelas? Apesar de ser impossível viajar até elas, os astrônomos podem estudar a sua luz e obter valiosas informações. Podem descobrir, por exemplo, a temperatura e até mesmo a composição química das estrelas. No sábado, às 16h, no ASTROmania, o público irá conhecer a espectroscopia, técnica que torna isso tudo possível, e ainda vão construir um modelo de espectroscópio, um instrumento capaz de separar a luz em suas diferentes cores, como em um arco-íris.

No sábado (20) e domingo (21), às 15h e 17h, haverá visita orientada pelo campus do MAST onde o público irá conhecer o maior conjunto arquitetônico do Brasil na área de astronomia. Durante a visita pelos 40 mil m² do campus, um mediador revela a história dos grandes instrumentos instalados no MAST e ensina sobre o desenvolvimento da astronomia no Brasil. Em dias chuvosos, a atividade é substituída por uma visita mediada à exposição “As Estações do ano, a Terra em movimento”.

A oficina Brincando de matemático irá acontecer no domingo, às 16h, onde várias brincadeiras e curiosidades sobre a aritmética elementar são apresentadas e discutidas de forma divertida. O raciocínio lógico dos participantes é aguçado com quebra-cabeças numéricos, jogos, enigmas e desafios lógicos. A atividade é dirigida ao público de todas as idades.

Todas as atividades são gratuitas!


SERVIÇO

Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro (RJ)
(21) 3514-5200
www.mast.br
https://www.facebook.com/museuastronomia

Programação

Sábado, 20 de junho

Visita orientada
15h | 17h

ASTROmania
Tema: De que são feitas as estrelas?
16h

Programa de Observação do céu
17h30 às 20h

Domingo, 21 de junho

Visita orientada
15h | 17h

Brincando de matemático
16h


Agenda Cultural RJ 
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais! 
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes. 
(21)99676-9323 (WhatsApp) 

 agendaculturalrj@gmail.com 

 #agendaculturalrj

  Instagram