Escrito e dirigido por Marco dos Anjos, o espetáculo “O que podemos contar” se apresenta nos dias 16, 17, 23 e 24 de janeiro (sábado e domingo às 17h) no Espaço Furnas Cultural, em Botafogo.
O que podemos contar discute conceitos primordiais à família: o diálogo, o carinho e a ternura em busca de um equilíbrio no amadurecimento do adulto de amanhã. De forma divertida e emocionante, o espetáculo ressalta a curiosidade da criança e propõe ao adulto o resgate de suas memórias, dúvidas e ansiedades infantis.
Já uma marca da Trupe, o espetáculo traz músicas inéditas que são executadas ao vivo pelo elenco.
“Cada letra, cada melodia que surgia durante os ensaios gerava marcas de cenas, ideias para o cenário, provocava mudanças no figurino... A dramaturgia partiu do texto, mas só se realizou no palco devido à interferência de toda a equipe”. Afirma o diretor Marco dos Anjos.
Em cena Sem História, um adulto sério e obtuso, segue em uma de suas infinitas viagens. Nina, uma menina esperta e curiosa, surge para despertar suas recordações. Memórias são desembaralhadas e Sem História, ao recordar da infância e de seus pais, saudoso, resolve retornar à família.
Pretende-se, a partir desta montagem, incitar os pais ao diálogo com a criança e fazê-los resgatar memórias de suas dúvidas e ansiedades infantis. Um espetáculo para as crianças de hoje que propõe o resgate da eterna criança que existe em cada um de nós.
O espetáculo, desde 2011, participa de Festivais de Teatro por todo Brasil e já conquistou importantes prêmios nas categorias melhor ator, atriz figurino, texto, direção e espetáculo.
Projeto inclui oficina de teatro gratuita para jovens
No dia 23 de janeiro a Trupe do Experimento oferecerá gratuitamente uma oficina para jovens estudantes de teatro ministrado pelos diretores da companhia, Marco dos Anjos (diretor artístico), Daniel Carneiro (diretor musical) e Fabricio Ligiero (diretor de movimento). A oficina terá duração de 4 horas
A Trupe
A Trupe do Experimento é uma Companhia de Teatro que pesquisa, pensa, ousa e investiga linguagens para o teatro infanto-juvenil, como porta de entrada para atingir a família. Prima por um trabalho laboratorial que resulta em espetáculos com identidade própria e um repertório autoral.
A integração teatro/corpo/música é uma marca do grupo. Esta característica permeia todos os espetáculos da Trupe que trazem sempre autorias, seja na dramaturgia, nas trilhas ou nas partituras cênicas.
A preocupação em imprimir uma linguagem artística que comunique tanto ao adulto quanto à criança é um traço marcante da Companhia. A missão é fazer teatro não somente para as crianças e, sim, para toda a família.
Contudo, a criança não deixa de ser o principal foco da companhia. E fazer teatro para crianças é uma atitude de muita responsabilidade. Queremos que os pequenos tenham espaço para brincar, sonhar, imaginar, se identificar, questionar e aprender. Mais que o público adulto de amanhã, a criança é o público de agora.
Outros espetáculos do repertório: Sonho de uma noite de verão – a magia de Shakespeare para todas as idades (infanto-juvenil), Sofia embaixo da cama (infantil), No Embalo das Cores e O Pequeno Autor.
Sinopse
Nina é uma menina curiosa, espevitada. Perdeu seus pais muito pequena e a única lembrança e memória que tem deles é através de histórias contadas por sua avó, todos os dias, antes de dormir.
Num dia como qualquer outro, Nina brinca junto ao por do sol, quando, distraída em suas brincadeiras, é surpreendida por um viajante e sua carroça. Nela está Sem História, um homem obtuso que escolheu guardar o passado de forma que não sentisse saudade, para continuar suas infinitas viagens sem olhar para trás.
Com a curiosidade e ingenuidade da infância, Nina aciona a memória do viajante e faz com que Sem História recorde momentos especiais com seu Pai e sua Mãe.
Do encontro ao acaso com a “menina Nina”, Sem História percebe que, para se tornar um adulto, não é preciso romper laços com a memória.
Uma fábula sobre amadurecimento, família e amizade.
Ficha Técnica
Texto e direção: Marco dos Anjos
Elenco: Luiza Cezar, Mateus Penna Firme, Nathalia Colón, João Guesser, Felipe Valle e Monique Bernal.
Direção musical: Daniel Carneiro.
Músicas: Daniel Carneiro, Edinho Hora, Marco dos Anjos e Victor Rosalen.
Direção de movimento: Fabrício Ligiero
Preparação vocal: Andressa Mehl
Visagismo: André Vital
Cenografia: Cachalote Matos
Figurino: Carol Barros
Confecção de figurino: Paulo Kandura
Iluminação: Daniel Souza
Fotos do espetáculo: Marco dos Anjos
Assessoria de imprensa: Minas de Ideias
Direção de Produção: Fabrício Chianello
Realização: Trupe do Experimento E Ymbu Entretenimento.
Serviço
O que podemos contar
Data: 16, 17, 23 e 24 de janeiro.
Horário: Sábado e Domingo às 17h
Local: Espaço Furnas Cultural - Rua Real Grandeza, 219 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ Inf.: 2528-5166
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos.
Entrada Franca
Apoio:
Agenda Cultural RJ
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais! Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes. (21)99676-9323 (WhatsApp)
agendaculturalrj@gmail.com
#agendaculturalrj