26 de abr. de 2017

Arte que transforma na Galeria Candido Portinari A mostra "Planos de Contingência" passa a ocupar a Galeria Candido Portinari , até o dia 5 de maio de 2017


Arte que transforma na Galeria Candido Portinari

A mostra "Planos de Contingência" passa a ocupar a Galeria Candido Portinari a partir da próxima segunda-feira (24), às 14h. São gravuras, performances, desenhos, fotos, instalações e vídeos realizados por alunos do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  A coletiva que acontece durante a 27ª Uerj sem Muros, evento anual que apresenta a produção acadêmica à sociedade, busca criar uma intervenção crítica na realidade, em função da grave crise que a instituição atravessa.

"A ideia de um  plano de contingência é  ajudar a controlar uma situação de emergência e a minimizar as suas consequências negativas, propondo uma série de procedimentos alternativos ao funcionamento normal de uma organização, sempre que alguma de suas funções usuais se vê prejudicada por uma eventualidade interna ou externa", afirma a coordenadora de Exposições do Departamento Cultural da Uerj, Fernanda Pequeno, que faz parte da curadoria da exposição, junto com Jéssica Barbosa, Joyce Delfim e Rejane Manhães .

Os trabalhos exibidos evidenciam a pluralidade da produção artística contemporânea, em temas distintos como casa, corpo, cidade, feminino, erotismo, informe, intimidade, memória, religião, entre outros, demonstrando a força da arte como potência política e transformadora. Entre os participantes da mostra estão Ana Alves, Ana de Almeida, Andrea Pech, Caroline Ting, Claudia Tavares, Cristiane de Souza, Cristina Ribas, Daniel Lopes, Eduardo Mariz, Gabriela Caspary, Jac Siano, Jean Carlos Azuos, Juliana Notari, Letícia Bertagna, Luana Fonseca Damásio, Luciana Grizoti, Marcela Antunes, Odinaldo Costa, Patricia Chiava, Rafael Adorján, René Gaertner, Rodrigo Torres do Nascimento, Samara Viana de Oliveira, Tato Teixeira, Thábata Castro Roberto, Thaís Rocha e Violeta Pavão.

"Planos de Contingência" fica em cartaz na Galeria Candido Portinari de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, até dia 5 de maio. O endereço é Rua São Francisco Xavier, 524, campus Maracanã da Uerj.


UERJ/SR-3/DECULT/COEXPA apresentam:
Exposição "Planos de Contingência"
Inauguração: 24 de abril de 2017, às 14h
Visitação: até 5 de maio de 2017, das 10h às 18h
Local: Galeria Candido Portinari
Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã – Rio de Janeiro
Informações: (21) 2334-0114
ENTRADA FRANCA

Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - Produção e Promoções de Eventos Culturais agendaculturalrj@gmail.com #agendaculturalrj Instagram