26 de abr. de 2017

Laís Ferreira lança Canções do Porto e do Mar

Laís Ferreira lança Canções do Porto e do Mar
Com 24 anos, escritora mineira lança seu segundo livro de poemas na Lapa

A escritora e poeta,  Laís Ferreira Oliveira, lança no dia 26 de abril, quarta-feira, às 19h, o livro Canções do Porto e do Mar, na Lapa. O livro reúne 39 poemas que situam a experiência do mundo – e a construção de si – em um mesmo trânsito. A arte da capa do livro é de Esther Azevedo.

A escritora, que mora na cidade de Niterói desde o ano passado, lançou seu primeiro livro, Caderno de Bolsa, pela Chiado Editora, que o publicou no Brasil e em Portugal. Mineira, de Belo Horizonte, Laís se mudou da cidade de origem algumas vezes. Na maioria das vezes esse trânsito foi motivado por alguma razão de trabalho ou estudo. Chegar até a algum lugar, porém, pressupõe algum caminho, percurso, observação do mundo. E sua vida andarilha trouxe experiências que serviram de inspiração para a escrita.

 “Há mares que são de água e sal, outros que são da natureza de elementos que oscilam, de gestos que se perdem, de elementos inconclusos. Há, no entanto, uma aproximação entre o porto e o mar: os lugares de chegada, de  estabilidade, podem, a qualquer momento, serem de partida. Em qualquer travessia, acho que uma das poucas certezas que eu sempre tive é que precisava escrever. Sem muita precisão do futuro, escrever sempre foi o gesto possível ao presente”, comenta a escritora Laís Ferreira.


Sinopse:​
Floresta
Entre o asfalto e a grama,
cresce apenas a raiz.
Isto é: a fibra da rama
a crescer como quis

por não se depreender
deste chão cuja terra
marca os pés da espera
da liberdade que nasce

na morte dos olhos.
Aquela casa é fria
(aquele verso é sopro).​
— A noite nos abriga.

Sobre a autora
Laís Ferreira Oliveira nasceu em 1992, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Atualmente, é mestranda em Comunicação na UFF, com ênfase nos estudos do cinema e do audiovisual. Em 2015, publicou o seu primeiro livro, “Caderno de Bolsa”, pela Chiado Editora, com edições em Portugal e no Brasil. Em novembro de 2014, foi finalista do concurso de Poesia Contemporânea, promovido  pela Contemporânea Projetos Culturais, com o poema “Fogo-fátuo”. Ainda em 2014,  foi finalista do Concurso Nacional Novos Poetas, da Vivara Editora, com o poema “O Beco número 2”. Em 2008, obteve menção honrosa com a crônica “Frutinhos e tiras de chitão” no concurso “Brasileiros em Prosa & Verso”, realizado pela editora Alba, em Varginha. Obteve, também, o quinto lugar com o poema “Outeiros” nesse mesmo concurso. Em 2009, obteve menção honrosa com o poema “Inconstância”, no concurso “Emoções em Prosa & Verso”, realizado pela Editora Alba, em Varginha. “Caderno de Bolsa” é o seu primeiro livro publicado. É fotógrafa, tendo participado do Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta, em 2015, com a série “Viadutos”, na exposição coletiva Espaço f: entre o foco e a fugacidade e  em 2017, na exposição coletiva Fotografia e Palavra / Poesia e Imagem. Também é crítica de cinema, sendo editora da Revista Moventes (www.revistamoventes.com)


Serviço: Lançamento do livro Canções do Porto e do Mar, de Laís Ferreira Oliveira
Espaço Multifoco: Av. Mem de Sá, 126, Lapa, Rio de Janeiro
Data: 26/4, quarta-feira
Horário: das 19h às 22h
* O livro custa R$40,00.

Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - Produção e Promoções de Eventos Culturais agendaculturalrj@gmail.com #agendaculturalrj Instagram