Venha conhecer e conversar com Anna Maria Maiolino
03 DE JUNHO | SÁBADO | 16.30
EVENTO GRATUITO [SUJEITO A LOTAÇÃO | DISTRIBUIÇÃO DE SENHAS A PARTIR DAS 16.00 H
CÁ ESTOU promove encontros entre os artistas que já participaram do Respiração e o público para que apresentem a trajetória de suas obras e a intervenção que realizaram na Casa Museu Eva Klabin. Ao longo de 2017 teremos encontros com: BRIGIDA BALTAR, EDUARDO BERLINER, ENRICA BERNARDELLI, ANNA BELLA GEIGER e REGINA SILVEIRA.
Sobre a artista
A trajetória de Anna Maria Maiolino é marcada por um anacronismo fundamental: sua recepção só se consolida nos anos 1990, quando o trabalho da artista já diferia substancialmente daquele por ela desenvolvido durante as duas primeiras décadas de sua carreira. Se tal anacronismo acarreta dificuldades para a historiografia, ele também pode ser tomado como uma oportunidade para que se repense o lugar histórico da obra de Maiolino durante anos 1960 e 1970, de modo a evitar lugares-comuns como a ideia de uma produção ainda imatura ou meramente derivativa em relação ao que seus colegas de geração faziam naquele momento.
Em 1989, a ABCA destaca sua obra com o prêmio Mario Pedrosa, por sua mostra no Centro Cultural Cândido Mendes, Rio de Janeiro. Em 1994, recebe o prêmio Pesquisa de Linguagem da APCA pela exposição Um, Nenhum Cem Mil, no Gabinete de Arte Raquel Arnaund, São Paulo. Em 2010, a Fundação Antoní Tàpies de Barcelona, Espanha, realiza uma grande retrospectiva da sua obra.
Em 2013, expôs na 13ª Documenta de Kassel, na Alemanha, a instalação Here & There.
Em setembro de 2017, a artista abre uma retrospectiva no MoCA em Los Angeles.
Organização e curadoria: Marcio Doctors