17 de mai. de 2017

Peça “O Inspetor Geral” entra em cartaz no Teatro Glauce Rocha, Ética na política, corrupção e fraude são temas tratados na montagem da obra satírica do russo Nikolai Gogól

Peça “O Inspetor Geral” entra em cartaz no Teatro Glauce Rocha, em curta temporada

Ética na política, corrupção e fraude são temas tratados na montagem da obra satírica do russo Nikolai Gogól 





Era 1836 quando o dramaturgo Nikolai Gogól escreveu a trama “O Inspetor Geral”, uma das mais emblemáticas comédias russas do período pré-revolucionário. Já em 1966, durante a ditadura militar brasileira, Augusto Boal e Gianfrancesco Guaranieri participaram da primeira célebre montagem da peça, no subversivo Teatro de Arena. Nos dias de hoje, o tema da obra continua atual e será interpretado pela Damões Cia de Teatro, dirigido e adaptado por Eliza Pragana. Após temporada de sucesso em janeiro de 2017, o grupo ficará em cartaz no Teatro Glauce Rocha, no Centro do Rio, nos dias 20, 21, 24, 25, 26, 27 e 28 de maio.


“O Inspetor Geral” se passa numa pequena cidade russa à espera de um inspetor do governo federal. Sua visita desencadeia desespero entre o prefeito e os gestores públicos para encobrirem seus esquemas de corrupção, além de trazer à tona a passividade da população frente as falcatruas de seus representantes. De forma satírica, é abordado o descaso com coisa pública.

Sob direção de Eliza Pragana, a Damões Cia de Teatro convida o espectador a questionar as condutas éticas na política e entre os próprios cidadãos. Em palco, as críticas à questões tão atuais no Brasil são feitas de forma cômica, agregando à produção de uma peça moderna Russa as características do teatro contemporâneo brasileiro.

O elenco é formado por Babu Carreira, Bruno Gaspar, Clarissa Albuquerque Lima, Eduardo Moé Diniz, Eric Polly, Iuri Vieira, Julia de Lorean, Larissa Duarte, Maíra Dibe, Pedro Gonzalez e Rodrigo Amém.




SINOPSE: O Inspetor Geral, de Nikolai Gogól: no desespero para encobrir suas falcatruas, o os gestores públicos de uma cidadezinha russa subornam o inspetor enviado pelo governo central para inspecionar todo o município. Tema relevante ao atual cenário brasileiro, esta comédia expõe a questão do desvio de caráter envolvida no descaso com a coisa pública.




Direção e Adaptação: Eliza Pragana
Figurino: Wanderley do Nascimento
Cenário: Rostand Albuquerque
Iluminação: Rúbia Vieira
Maquiagem:
Concepção: Clara Sanpi
Execução: Rayssa Duarte

SERVIÇO:
Teatro Glauce Rocha
Av. Rio Branco, 179 - Centro
Em frente à Estação de Metrô Carioca

Temporada: Sábado 20/05, Domingo 21/05, Quarta 24/05, Quinta 25/05,

Sexta 26/05, Sábado 27/05 e Domingo 28/05. ás 19h
Horário: 19h.

Duração: 100 minutos

Classificação: 10 anos

Ingresso: R$ 40,00 inteira / R$20,00 a meia


Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - Produção e Promoções de Eventos Culturais agendaculturalrj@gmail.com #agendaculturalrj

Instagram