24 de abr. de 2018

Prelúdio 21 abre sua 21º temporada de concertos gratuitos, sábado, 28 de abril, no Centro Cultural Justiça Federal



Prelúdio 21 abre sua 21º temporada de concertos gratuitos, sábado, 28 de abril, no Centro Cultural Justiça Federal

Para o primeiro concerto do ano, grupo carioca de compositores contemporâneos convidam o violonista Fábio Adour, o pianista Thalyson Rodrigues e o violoncelista Ayran Nicodemo



Abrindo sua 11ª Temporada no CCJF e a 21ª de sua carreira, o grupo de compositores Prelúdio 21 realiza do concerto “De volta às origens”, no dia 28 de abril, sábado, às 15h, com entrada gratuita. No programa, peças de “Decomposição” (Neder Nassaro), “Prelúdio” (Caio Senna), “Suite Imaginária” (Sergio Roberto de Oliveira), "Ricercare" (Marcos Lucas), “Fantasia para violão solo” (José Orlando Alves) e “Micropeças”, de Alexandre Schubert. Os concertos da série “Prelúdio 21 – Música do Presente” acontecem sempre no último sábado de cada mês.



Prelúdio 21
Sete compositores se reuniram em 1998 com o intuito de divulgar sua música e a música erudita contemporânea em geral, através da organização de recitais e de palestras abertas ao público com compositores brasileiros e estrangeiros para apresentarem seus trabalhos, visando o intercâmbio de experiências. De lá pra cá, o grupo amadureceu e se estabeleceu como um dos mais importantes grupos de música contemporânea do país, virando referência internacional. Desde 2008, o Prelúdio 21 realiza sua série de concertos no Teatro do Centro Cultural Justiça Federal, com uma média de público de 70 pessoas por concerto, com um total de mais de 600 espectadores por temporada. A série se estabeleceu como a mais importante da música contemporânea brasileira. Neste ano, a série terá ainda outros oito concertos, sempre no último sábado de cada mês, às 15h, até novembro. Em dezembro, o concerto de encerramento será no segundo sábado do mês, dia 10.

A série se destaca como a única permanente de música contemporânea na cidade do rio de janeiro, e vem sendo considerada uma das mais importantes do Brasil. O grupo já foi objeto de artigo na revista científica “Hodie” (“Grupo Prelúdio 21 – Uma Perspectiva”) que estuda justamente sua série que acontece há 8 anos ininterruptos no Centro Cultural Justiça Federal. Em 2012, o grupo foi indicado ao Grammy Latino com o seu CD “Prelúdio 21 – Quartetos de Cordas”, na categoria “Melhor Álbum de Música Clássica”.

O grupo segue sua trajetória com importantes resultados já apresentados como temporadas com mais de 1000 espectadores e concertos em espaços como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Sala Cecília Meireles e Oi futuro, além da já consagrada série no Centro Cultural Justiça Federal.

Serviço:
28 de abril, sábado - Prelúdio 21 - Concerto "De volta às origens"
Horário: 15h
Centro Cultural Justiça Federal – Teatro
Av. Rio Branco, 241 – Centro
Tel. (21) 3261-2550
Entrada Franca – Distribuição de senhas meia-hora antes
Classificação Livre
Programa:

"Fantasia para violão solo" - José Orlando Alves

Intéprete: Fábio Adour (violão)

"Micropeças" - Alexandre Schubert

Intérprete: Thalyson Rodrigues (piano)

"Decomposição" - Neder Nassaro

Música Eletroacustica

"Prelúdio" - Caio Senna

Intérprete: Caio Senna (piano)

"Suite Imaginária" - Sergio Roberto de Oliveira

Intéprete: Fábio Adour (violão)

"Ricercare" - Marcos Lucas

Intérprete: Ayran Nicodemo (violino)

Agenda Cultural RJ ▪ Gabriele Nery ▪ Produção e Divulgação de Eventos Culturais. Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas em pontos estratégicos. Divulgação de Midia Online. (21)996769323 / whatsapp #agendaculturalrj agendaculturalriodejaneiro.blogspot.com