21 de fev. de 2017

CCBB apresenta Luis Lobianco em “Gisberta”, monólogo dramático baseado em fatos reais de transfobia.

CCBB apresenta Luis Lobianco em “Gisberta”, monólogo dramático baseado em fatos reais de transfobia.

Com patrocínio do Banco do Brasil e realização do Centro Cultural Banco do Brasil, o espetáculo “Gisberta” estreia nacionalmente no dia 2 de março de 2017, no CCBB Rio de Janeiro.


Idealizada por Luis Lobianco, com direção de produção de Claudia Marques, texto de Rafael Souza-Ribeiro e direção de Renato Carrera, a obra mistura política, história, música, teatro, poesia e ficção para falar de Gisberta, brasileira vítima da transfobia que teve morte trágica em 2006 no Porto, em Portugal, após ser torturada por um grupo de 14 menores de idade.

Gisberta atravessou o oceano para buscar um território livre, mas morreu no fundo do poço, afogada em ódio e água.

Na ocasião o caso ganhou destaque nas discussões sobre a transfobia em Portugal e Gisberta se tornou (e até hoje é) ícone na luta pela conscientização para uma erradicação dos crimes de ódio contra gays, lésbicas e transexuais. Em 2016, dez anos após a sua morte, Gisberta foi amplamente lembrada em Portugal por meio de inúmeras reportagens.

“Já o Brasil, na contramão, é um dos países que mais comete crimes de transfobia e homofobia, números que não param de crescer junto com uma onda conservadora de intolerância com as diferenças. Se não conseguimos mudar as leis que não nos protegem, que a justiça seja feita no teatro, com música e luzes de Cabaré. Que venham as identidades de humor, gênero, drama, música, tragédia e redenção. O caso de Gisberta não é conhecido por aqui e decidi que Gisberta vai reviver a partir da arte e será amada pelo público.” – comenta Lobianco.

SAIBA MAIS

Serviço

“Gisberta”
com Luis Lobianco
Texto: Rafael Souza-Ribeiro
Direção: Renato Carrera
Direção de Produção: Claudia Marques
Centro Cultural Banco do Brasil  (Teatro III)
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro
Informações: 21 3808-2020
Temporada: 2 de março a 30 de abril. Quinta a domingo, às 19:30h
Ingresso: 20,00 (inteira) e 10,00 (meia)
Classificação 14 anos
70 minutos
Drama

SAIBA MAIS

Agenda Cultural RJ
Divulgação Cultural - Divulgação de Mídia Online.
Passeios turísticos.
Contato: Gabriele Nery
agendaculturalrj@gmail.com
#agendaculturalrj

Instagram