21 de fev. de 2017

Grátis - Clássico de Akira Kurosawa, “Rashomon” terá exibição gratuita no Sesc Tijuca dia 21/2

Produção de 1950 venceu uma série de prêmios, entre eles o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro

Clássico do cinema japonês, o filme “Rashomon”, de Akira Kurosawa, encerra a mostra audiovisual “Jidaigeki: uma viagem ao Japão feudal com Akira Kurosawa”, realizada este mês no Sesc Tijuca. A exibição gratuita acontece dia 21/2, às 19h, e integra a programação de audiovisual do Sesc RJ do mês de fevereiro, composta por 54 sessões de 36 filmes em 10 unidades do estado – todas com entrada franca.

A produção de 1950 – vencedora de uma série de prêmios, entre eles o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 1952 – se passa nas ruínas de pedra do Portão de Rashomon, onde um lenhador (Takashi Shimura), um sacerdote (Minoru Chiaki) e um camponês (Kichijiro Ueda) procuram refúgio durante uma forte tempestade. O sacerdote relata os detalhes de um julgamento que testemunhou, envolvendo o estupro de Masako (Machiko Kyô) e o assassinato do marido dela, Takehiro (Masayuki Mori), um samurai.

Apesar da extensa filmografia de Kurosawa, foi “Rashomon” que conferiu popularidade ao cineasta, graças à originalidade da sua narrativa. Em flashback, o filme mostra o julgamento do bandido Tajomaru (Toshirô Mifune) por meio de quatro testemunhos. As diferentes interpretações dos fatos por parte das testemunhas levou o antropólogo americano Karl G. Heider a cunhar o termo “Efeito Rashomon”. Ele é usado para situações em que não se pode saber o que de fato aconteceu em razão da divergência entre pontos de vista.

SERVIÇO
Exibição do filme “Rashomon”
Dia 21/2 – 19h
Grátis
Sesc Tijuca: Rua Barão de Mesquita, 539.
Informações: (21) 3238-2164.

FICHA TÉCNICA
Efeito Rashomon
Gênero: Drama
Duração: 88 min
País: Japão
Ano: 1950
Classificação: 14
Diretor: Akira Kurosawa
Elenco:
Elenco: Toshiro Mifune, Masayucki Mori, Machiko Kyo, Takashi Shimura, Minoru Chiaki, Daisuke Kato, Kichijiro Ueda, Fumiko Honma.

Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural -
Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas.
 Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery -
 Produção e Promoções de Eventos Culturais
agendaculturalrj@gmail.com
#agendaculturalrj
  Instagram