2 de fev. de 2017

Dom Quixote, de Cervantes, ganha adaptação com temática circense para público infanto-juvenil Releitura de clássico da literatura espanhola conta com presença de palhaços e bonecos animados em nova montagem teatral

Dom Quixote, de Cervantes, ganha adaptação com temática circense para público infanto-juvenil
Releitura de clássico da literatura espanhola conta com presença de palhaços e bonecos animados em nova montagem teatral

 Afinal de contas, quem não conhece Dom Quixote de La Mancha? As destemidas aventuras do cavaleiro andante e seu fiel escudeiro, Sancho Pança, fazem parte do imaginário de jovens e adultos de todas as idades. Principal obra do espanhol Miguel de Cervantes, o livro é um clássico reconhecido mundialmente, sendo sua história contada de geração para geração há mais de quatro séculos. A partir de 04 de fevereiro, o Teatro Henriqueta Brieba, no Tijuca Tênis Clube, recebe uma releitura do texto, com temática circense. A proposta é manter viva a tradição e apresentar a trama para crianças e adolescentes de forma lúdica, inovadora e atrativa.
         A montagem teatral explora técnicas circenses e do teatro de animação. Os palhaços Acará e Cascudo, guiados por uma contadora de histórias e com auxílio de bonecos animados, narram e representam o conto de Dom Quixote, utilizando elementos típicos do circo, como o malabares e as flags. O espetáculo proporciona momentos de pura diversão e encantamento. A adaptação do texto é assinada coletivamente pelo elenco.
         A direção opta por embarcar no universo da ludicidade ao utilizar recursos do teatro de animação. Manipulados pelos atores, bonecos ganham vida e interagem em cena, auxiliando para o entendimento da história.
Para esta primeira temporada, seis apresentações foram marcadas. De 04 a 19 de fevereiro, aos sábados e domingos, sempre às 17h30, no Teatro Henriqueta Brieba, dentro do Tijuca Tênis Clube.

Sobre Dom Quixote
As aventuras do persistente cavaleiro andante em defesa dos fracos e oprimidos, e suas desventuras e lutas inglórias ao lado de Sancho Pança, que tenta orientá-lo no princípio da realidade, mas também se deixa iludir diante da vã esperança de obter poder e riqueza, foram originalmente publicadas em 1605.
Na obra, o personagem confunde constantemente realidade e ficção. Dom Quixote busca encontrar sua bela, amada e idealizada princesa Dulcinéia de Toboso e luta contra moinhos de vento, que acredita serem gigantes. A peça nos encoraja através do livre arbítrio a enxergar uma alternativa para realizar nossos sonhos.
O texto, ainda tão atual, está inserido num importante contexto de relevância cultural, abordando conceitos como: a ética, os conflitos do poder de escolha, e o desafio para equilibrar o sonho e a realidade. A grande lição deixada por Cervantes é que embora a vida seja cheia de tropeços, é preciso saber lidar com os erros projetados por nós mesmos, pois sonhar mantém as pessoas vivas para continuarem caminhando em direção a seus objetivos.

SAIBA MAIS

SERVIÇO
“Dom Quixote” (para o púbico infanto-juvenil)
Datas: de 04 a 19 de fevereiro, sábados e domingos às 17h30
Local: Teatro Henriqueta Brieba, no Tijuca Tênis Clube. (Rua Conde de Bonfim, 451, Tijuca)
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia), à venda na bilheteria do teatro, apenas com dinheiro.
Contato: (21) 98281-2525
Duração: 65 minutos
Classificação indicativa: Livre
Agenda Cultural RJ
Divulgação de Mídia Online.
Gabriele Nery - Produção e Promoções de Eventos Culturais
Passeios Turísticos
agendaculturalrj@gmail.com #agendaculturalrj

  Instagram