24 de jan. de 2018

Últimos dias para enviar seus textos inéditos para a 8ª edição do Seleção Brasil em Cena.

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A 8ª EDIÇÃO DO CONCURSO DE DRAMATURGIA “SELEÇÃO BRASIL EM CENA

Projeto revela novos talentos da dramaturgia brasileira em todo o país 

Leituras dramatizadas dos textos finalistas serão realizadas com estudantes de teatro no CCBB Rio de Janeiro

O grande vencedor terá seu texto encenado em janeiro de 2019, no teatro do CCBB


Autores de todo o país já podem enviar seus textos inéditos para a 8ª edição do Seleção Brasil em Cena. Promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil, o concurso nacional de dramaturgia que tem como principal objetivo fomentar a criação de textos teatrais inéditos por meio de novos dramaturgos. As inscrições poderão ser feitas até o dia 31 de janeiro, somente pelo site do projeto – www.selecaobrasilemcena.com.br – onde já estão disponíveis o regulamento na íntegra e informações sobre as edições anteriores.

Os textos inscritos serão avaliados por uma comissão julgadora formada por profissionais das artes cênicas (os nomes serão divulgados junto com os textos selecionados). O júri só conhecerá os nomes dos autores após a escolha dos finalistas, que serão revelados no site do projeto no dia 31 de julho de 2018. Serão selecionados 12 textos finalistas e realizados ciclos de leituras dramatizadas para o público, com entrada franca, entre os dias 01 a 16 de setembro, no teatro do CCBB Rio de Janeiro.

Durante as leituras dramatizadas, o público e os diretores irão votar no texto de sua escolha. As leituras serão realizadas com alunos de escolas de teatro sob a direção de profissionais do mercado de artes cênicas. O grande vencedor será revelado no dia 17 de setembro, no site do Seleção Brasil em Cena. A montagem receberá patrocínio do Banco do Brasil e terá temporada no CCBB Rio, a partir de 9 de janeiro de 2019.

Desde sua criação em 2006, o Seleção Brasil em Cena já recebeu mais de 1.600 textos de autores de todo o Brasil. As leituras dramatizadas foram dirigidas por expressivos nomes do teatro brasileiro contemporâneo: Paulo de Moraes, Stella Miranda, Gilberto Gawronski, Guilherme Leme Garcia, Cesar Augusto, Marco André Nunes, entre outros. Ao longo de sete edições, o projeto contou com mais de 350 atores indicados por escolas de teatro durante as leituras e as encenações dos textos vencedores.

"No momento em o país vive todas as dificuldades que estamos vendo, sobretudo na área de cultura, um projeto de fomento à nova dramaturgia tem uma importância enorme. É uma oportunidade para que novos dramaturgos sejam inseridos no mercado de trabalho, porque premia com a montagem o melhor texto. Esse para mim é um dos projetos mais importantes da atualidade no país", acredita Sérgio Saboya, idealizador do Seleção Brasil em Cena.

Os vencedores das edições anteriores – A peça “A tragédia de Ismene”, uma moderna tragédia grega escrita por Pedro de Senna (1ª edição), ganhou uma encenação dirigida por Moacir Chaves. “É samba na veia, é Candeia”, de Eduardo Riecche (2ª edição), foi indicado ao Prêmio Shell 2009 na categoria “melhor texto” e agraciado com o prêmio de “melhor direção musical”. Em 2011, “Tempo de solidão”, de Márcia Zanellatto (3ª edição) foi eleito um dos dez melhores do ano pelo jornal “O Globo”. Em 2012, “Não me diga adeus”, de Juliano Marciano (4ª edição) foi indicado ao Prêmio Shell de “melhor direção musical”.

Na 5ª edição, o concurso passou a incluir apresentações no CCBB Brasília. “Arresolvido” (etapa Rio), de Ronaldo Ventura, que cumpriu uma segunda temporada no Teatro Gláucio Gill; e “Sexton” (etapa Brasília), de Helena Machado e Juliana Shimitz, que foi convidado para participar do Festival Internacional Cena Contemporânea, em Brasília. “Camélia”, de Ronaldo Ventura e “Casarão ao vento”, de Francisco Alves foram os vencedores da 6ª edição.

Na 7ª edição (2015/2016), o Seleção Brasil em Cena premiou três textos. “A Tropa”, de Gustavo Pinheiro, foi montada no CCBB Rio. “Princípios transgredíveis para amores precários”, de Thales Paradela, foi encenada no CCBB BH e o infantojuvenil “Um caminho para Sara”, também de Paradela, fez uma temporada no CCBB Brasília.

Seleção Brasil em Cena em números

Ano de criação: 2006
Número de edições: 7
Espetáculos premiados com montagem (Rio, Brasília e Belo Horizonte): 11
Público (leituras, oficinas e espetáculos no Rio, Brasília e Belo Horizonte): 29 mil
Textos inscritos: 1.676
Textos finalistas: 84
Leituras Dramatizadas (Rio, Brasília e Belo Horizonte): 132
Diretores: 31
Estudantes de teatro: 427
Oficinas de dramaturgia: 24
Dramaturgos ministrantes: 6
Cidades onde foram ministradas as oficinas: 23
Participantes das oficinas: 450

As etapas do Seleção Brasil em Cena 
Entre 20 de dezembro e 31 de janeiro: inscrições dos textos no site do concurso.
Dia 31 de julho de 2018: anúncio dos doze textos selecionados.
Entre 01 e 16 de setembro: leituras dramatizadas no CCBB Rio de Janeiro.
Dia 17 de setembro: anúncio do texto finalista que será montado em 2017.
De 09 janeiro a 03 de março de 2019: montagem do texto vencedor no CCBB Rio de Janeiro.

Agenda Cultural RJ ▪ Gabriele Nery ▪ Produção e Divulgação de Eventos Culturais. Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas em pontos estrategicos. Divulgação de Midia Online.
(21)996769323 / whatsapp 
#agendaculturalrj