Florestas Fantásticas e Máscaras Imaginárias
Exposição de obras de Niobe Xandó (1915-2010)
A CAIXA Cultural inaugura no dia 4 de abril, segunda-feira, às 19h, a exposição individual da artista Niobe Xandó Florestas Fantásticas & Máscaras Imaginárias. Esta primeira mostra individual da artista no Rio de Janeiro, reúne uma seleção de quarenta e duas pinturas e desenhos. Niobe Xandó, criadora de vasta obra, é constantemente reconhecida por sua originalidade nos quase sessenta anos de contínua e intensa atividade. A visibilidade que tem experimentado – principalmente a partir da sua inclusão, no ano 2000, na Mostra do Redescobrimento, Módulo de Arte Afro-Brasileira – é justa e merecida.
Seu trabalho resultou em obra sólida e múltipla, de atualidade evidente e sensibilidade muito própria, baseada em experiências pessoais bastante diferenciadas. A forte característica de liberdade de criação, aliada ao caráter lúdico, é uma constante. Depois de contemplada e estudada com atenção, a obra de Niobe Xandó surpreende cada vez mais. Seu trânsito pelas mais diversas tendências e movimentos (muitos deles pouco conhecidos entre nós) e a sobreposição de períodos e abordagens que promoveu em sua obra, criam inúmeras possibilidades de interpretação. Com amplo currículo nacional e internacional, Niobe Xandó já foi analisada em mais de cento e quarenta textos, escritos por renomados críticos brasileiros e estrangeiros.
A seleção das obras desta individual é assinada pelo curador independente Antonio Carlos Abdalla que pesquisa e cataloga a obra da artista há mais de 10 anos. Em 2007 foi realizada grande retrospectiva de Niobe Xandó na Pinacoteca do Estado de São Paulo e, em 2008, outra grande mostra (antológica) da artista foi feita no Museu Oscar Niemeyer, de Curitiba.
Serviço:
Exposição: Niobe Xandó – Florestas Fantásticas e
Máscaras Imaginárias
(Niobe Xandó, Campos Novos do Paranapanema/SP,
1915 – São Paulo/SP, 2010)
Curadoria: Antonio Carlos Abdalla
Divulgação: Gabriele Nery
Abertura: segunda-feira, dia 4 de abril de 2011, às 19h
Período expositivo: de 5 de abril a 29 de maio de 2011
De terça a sábado das 10h às 22h
Domingo das 10h às 21h
Entrada gratuita
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Grande Galeria
Avenida Chile 230 – Centro
Mais informações.2544-4080; 2544-1099; 2544-7666