Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

17 de jan de 2012

EXPOSIÇÃO 'DE PEITO ABERTO' NA CAIXA CULTURAL RJ

dEPOIS DA ONU, CHEGA AO RIO EXPOSIÇÃO QUE mOSTRa a luta de mulheres contra o câncer




Na programação haverá lançamento de livro e palestra interativa

Após uma jornada de sucesso culminando com a exposição na sede da ONU, em Nova York, no final de 2011, chega à CAIXA Cultural Rio de Janeiro, em 16 de janeiro, a  Exposição Fotográfica DE PEITO ABERTO. A mostra conta a história de vida de mais de 50 mulheres do Brasil, Espanha e Estados Unidos, entre 18 e 70 anos, de diversas origens, etnias e classes sociais.

A ideia do Projeto De Peito Aberto surgiu após a jornalista e escritora Vera Golik e o fotógrafo e sociólogo Hugo Lenzi vivenciarem vários casos de câncer em suas próprias famílias. “Em 2000, na mesma semana, soubemos que minha irmã Andrea e meu irmão Peter estavam com câncer. Minha mãe, Dagmar, também recebeu o diagnóstico de câncer alguns meses depois”, conta Vera.

De Peito Aberto tem como foco central o câncer de mama – o de maior incidência entre as mulheres e que afeta os símbolos da feminilidade: seios, cabelos, fertilidade e libido. E realça como a abordagem humanista pode transformar a maneira de lidar com a doença, destacando cada fase do tratamento: a descoberta, o processo, o apoio e a superação. Uma experiência rica e emocionante que vem sensibilizando os profissionais de saúde a não enxergarem na paciente apenas a doença, mas o ser humano completo. E para que a paciente torne-se agente do seu processo de recuperação, com o apoio da família e dos amigos. Um incentivo para que sejamos todos contagiados por uma postura mais humana.

Com imagens inéditas, palestra e lançamento do livro que revela sua experiência bem sucedida, a mostra traz fotos e depoimentos de pacientes, familiares, e médicos de todo o país que mostram como o “cuidar” humanizado pode mudar as perspectivas de um processo tão desafiador como o tratamento do câncer de mama. “Nosso desafio foi registrar o universo feminino sob uma perspectiva mais humana e sensível e mostrar um novo aspecto a ser trabalhado. Um alerta, um apelo, para que os profissionais de saúde enxerguem na paciente não apenas a doença, mas o ser humano completo”, conta o fotógrafo Hugo Lenzi. 

Desde que foi lançado em 2006, o Projeto é um sucesso de público, tendo sido exibido mais de 30 vezes nas maiores cidades brasileiras. As exposições e palestras receberam mais de três milhões de visitantes e mais de dez milhões de pessoas foram impactadas pela sua cobertura de mídia. Nessa jornada o Projeto De Peito Aberto contou com importantes aliados, sendo inicialmente patrocinado por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e, depois, por Ministérios, Governos Estaduais e Prefeituras. Teve também o apoio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara dos Deputados, do Ministério da Saúde e do INCA – Instituto Nacional do Câncer. Recentemente, com o apoio do Governo Brasileiro, através da Caixa Econômica Federal e da Missão Permanente do Brasil nas Nações Unidas, a exposição De Peito Aberto foi a única a ser convidada a se apresentar na sede da ONU, em Nova York, por ocasião do Encontro de Alto Nível da ONU sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis, seguido da abertura da Assembléia Geral das Nações Unidas, em setembro de 2011.

Ações do Projeto De Peito Aberto :
Palestra Interativa – É realizada durante o período em que a Exposição Fotográfica permanece no local. Com mediação dos autores, a sessão de diálogo é promovida em locais públicos (ou na empresa), incluindo pacientes, familiares, amigos, médicos, profissionais de saúde e o público em geral, com o intuito de fornecer informação de qualidade e estimular a conversa sobre o tema e assim ajudar a quebrar os paradigmas.

Livro De Peito Aberto – A obra, lançada em 2010, além de relatar a vivência dos autores com o câncer, dá ênfase à questão da humanização da medicina. O livro apresenta entrevistas e imagens das pacientes de todo o Brasil, participantes do Projeto De Peito Aberto, e também depoimentos de médicos e familiares, além do relato de desenvolvimento do projeto por todo o Brasil, visando estimular novas iniciativas que contribuam para o enfrentamento e superação de doenças graves e para a humanização das relações entre pacientes, profissionais de saúde e demais envolvidos no processo.

SERVIÇO
Exposição DE PEITO ABERTO
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Galeria 3
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro
Telefone: (21) 2544-4580
Abertura da Exposição e Lançamento do Livro De Peito Aberto: 16 de janeiro de 2012 – às 19h30 (segunda-feira)
Visitação: de 17 de janeiro a 05 de fevereiro de 2012
Horário: Terça a Sábado, das 10h às 22h – Domingo, das 10h às 21h
Palestra Interativa: 21 de janeiro de 2012 (sábado) – às 17h – Auditório do edifício sede da Caixa Econômica Federal no Rio de Janeiro
Entrada Franca
Classificação: Livre
Acesso para portadores de necessidades especiais
www.caixa.gov.br/caixacultural







Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural Rio de Janeiro (RJ)
(21) 3980-3086 / 3096
@imprensaCAIXA

Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

Minha lista de blogs