2 de dez. de 2014

Torquato Neto – 70 anos de nascimento O cantor Jards Macalé, o escritor Toninho Vaz e o cineasta Eduardo Ades estão no evento “Torquato Neto – eu sou como eu sou” em homenagem ao autor de “Soy loco de ti América”



Sesc realiza grande programação cultural, com entrada franca, no dia 4/12, propondo uma convergência entre literatura, cinema e música

O legado cultural do poeta, letrista da MPB e experimentador da contracultura brasileira Torquato Neto (1944-1972) vai ser revivido na próxima quinta-feira, dia 4/12, às 19h, no Teatro Sesc Ginástico, em uma homenagem especial que o Sesc realiza para celebrar os 70 anos de nascimento do artista. A programação, com entrada franca, é bem variada, incluindo música, literatura, cinema e debate. O show será de Jards Macalé, um dos grandes parceiros de Torquato, com participação da cantora Ava Rocha (filha de Glauber Rocha).

Em debate mediado pela jornalista Mariana Filgueiras, estarão presentes o escritor Toninho Vaz (autor da biografia sobre Torquato Neto), o cineasta Eduardo Ades (diretor do documentário “Torquato Neto – o anjo torto”) e a pesquisadora Ana de Oliveira, que falará sobre a atuação de Torquato Neto no Movimento Tropicalista. A abertura terá como convidado especial Thiago Nunes, filho de Torquato Neto. As senhas poderão ser retiradas a partir das 15h do próprio dia 4/12.


Durante o evento, a mediadora Mariana Filgueiras vai apresentar ao público o áudio de entrevista concedida por Torquato Neto ao jornalista Vanderlei Malta, ocorrida em 1968, e que foi noticiada por Mariana em O Globo recentemente. O áudio permanecia inédito até então. Detalhe: foi através desta gravação que Thiago Nunes, o filho de Torquato, ouviu pela primeira vez a voz do pai.

E para os fãs de Torquato, mais novidades. Durante o encontro, o cineasta Eduardo Ades vai apresentar um trecho do documentário, inédito, que fez sobre Torquato Neto.

Para complementar a celebração ao autor dos versos de "Soy Loco Por Ti América" e "Geleia Geral", entre outros, o público ainda terá à disposição diversos livros que abordam a obra de Torquato - o conceito referencial da programação é apresentar a multiplicidade do poeta através de especialistas em sua obra. O projeto foi idealizado e tem curadoria da Gerência de Cultura do Sesc, propondo uma convergência entre literatura, cinema e música

Serviço:
“Torquato Neto – eu sou como eu sou”
Homenagem do Sesc aos 70 anos de nascimento do artista
Dia 4/12, a partir das 19h
Grátis
Teatro Sesc Ginástico
Endereço: Av. Graça Aranha, 187 – Centro
Telefone:(21) 2279-4027
Classificação livre

Programação
19h - abertura
Thiago Nunes, filho de Torquato Neto
Encontro
“Torquato Neto: história que termina antes do fim"?
Exibição de um trecho do documentário "Torquato Neto - Anjo Torto", de Eduardo Ades. Audição da entrevista de Torquato Neto a Vanderlei Malta, em 1968, publicada no jornal O Globo (28/09/2014)
Convidados:
Toninho Vaz
Autor das biografias de Paulo Leminski, Torquato Neto, Darcy Ribeiro, Santa Edwiges e Luiz Severiano Ribeiro. Publicou em 2011, depois de três anos de pesquisa, o livro ‘Solar da Fossa’, com prefácio de Ruy Castro.
Eduardo Ades
Cineasta, diretor (em parceria com Marcus Fernando) do documentário inédito "Torquato Neto — o anjo torto”
Ana de Oliveira
Pesquisadora, documentarista e produtora cultural. Autora do livro “Tropicália ou Panis et Circencis” (Editora Iyá Omin) e do site www.tropicalia.com.br, a maior fonte on-line de informação sobre o movimento tropicalista.
Mediadora do debate:
Mariana Filgueiras
Jornalista (O GLOBO)
21h - Show
Jards Macalé com participação especial de Ava Rocha
Divulgação Cultural 
Agenda Cultural RJ  - Divulgação - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas 
Gabriele Nery (21)99676-9323 

agendaculturalrj@gmail.com 
INSTAGRAM AGENDA CULTURAL RJ