25 de mar. de 2011

''SOLAS DE VENTO''




CAIXA CULTURAL 

Apresenta




''SOLAS DE VENTO''




Cotidiano mostrado através de técnicas de circo, dança e teatro apresenta desafios da convivência entre pessoas diferentes.

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 31 de março a 3 de abril, a peça “Solas de Vento”, inédita na cidade. Em cena, a Cia Solas de Vento utiliza técnicas de circo, dança e teatro para contar, sem uso da palavra, episódios de um encontro entre estrangeiros forçados a conviver por algum tempo.
Dois viajantes prestes a embarcar ficam retidos numa aduana, impossibilitados de seguir adiante. Limitados a viver em um saguão, um limbo suspenso e desconhecido, cada um tenta se instalar contando apenas com sua própria mala, uma espécie de mundo em miniatura, para inventar seu espaço pessoal.
Pouco a pouco estes estrangeiros se acomodam à situação enquanto aguardam a decisão para seguir seus destinos. Fatos do cotidiano mostram o desafio da convivência entre pessoas diferentes, apegadas aos seus valores e hábitos, que vão se aproximar, se confrontar e dialogar para, talvez, se encontrar.
No palco vazio, as malas são estruturas que sustentam os atores e seus aparelhos circenses. Cada um manipula sua mala construindo e transformando o espaço cênico a seu modo. Isso cria a dicotomia e o conflito fundamental do espetáculo, onde há duas culturas opostas oprimidas por uma entidade burocrática e onipresente.
A trilha sonora, composta especialmente para esse trabalho, permeia a cena com sons incidentais. A poesia do cotidiano, o burlesco e a fantasia se misturam numa dramaturgia gestual para mostrar os acontecimentos deste encontro.

Cia Solas de Vento
Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues procuraram enriquecer suas criações teatrais apoiando-se em outras formas de expressão.
Ao conhecerem suas criações individuais, eles identificaram uma prática semelhante e um olhar comum sobre fazer teatral. Na busca, o trabalho de um encontrou afinidade nas descobertas do outro.
E assim começava a parceria na cidade de São Paulo, em 2004. Desde então, a Cia Solas de Vento proporciona a ambos uma manifestação artística que explora a fundo as possibilidades do circo, da dança e do teatro.


Mais do que um encontro artístico, foi também encontro entre um francês e um brasileiro. Cada qual carregando um passado, uma história, uma cultura diferente. E a riqueza desta miscigenação cultural da dupla despertou o desejo de criar um espetáculo que discutisse e ampliasse a visão sobre “o outro”, seus hábitos e sua cultura.
Em 2005, iniciaram as pesquisas para o espetáculo “Solas de Vento”.
Bruno Rudolf - Bailarino, formado pelo Conservatório de Dança de Mulhouse (França), reside no Brasil desde 2001. Ainda na França, estudou teatro físico e mímica clássica, teatro de bonecos e técnicas circenses (acrobacia e malabarismo). Em solo brasileiro, estudou técnicas aéreas, participou de oficinas de teatro e dança, fundou a Cia Solas de Vento e trabalha regularmente com a Cia DRUW, Linhas Aéreas e Circo Mínimo. Pertence ao banco de casting do Cirque du Soleil como artista potencial nas categorias de Ator físico e Acrobata Aéreo
Ricardo Rodrigues – Graduado em Artes Cênicas pela Universidade São Judas, em São Paulo. É artista circense desde 1999, especialista em técnicas aéreas. Fundou a Cia Solas de Vento e trabalha regularmente com grupos com os grupos Linhas Aéreas e Circo Mínimo.  Pertence ao banco de casting do Cirque du Soleil como artista potencial nas categorias de Ator físico e Acrobata Aéreo.[Image]


SERVIÇO:

Solas de Vento
Duração: 60 minutos
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro Nelson Rodrigues 
Endereço: Av. República do Chile, nº 230 – Anexo - Centro (Metrô: Próximo à Estação Carioca)
Telefone: (21) 2262-8152
Temporada: 31 de março, 1, 2 e 3 de abril de 2011 
(quinta, sexta, sábado e domingo)Horário: 19h30
Classificação: 10 anos
Ingresso: Gratuito
Horário da bilheteria: 15h às 20h
Capacidade: 388 lugares