Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

17 de mai de 2011

Lição n°18 - Romeu & Julieta

Lição n°18 - Romeu & Julieta

Texto: DOC Comparato
Direção: Lucas Marcier
Supervisão: Enrique Diaz


Com Bianca Comparato, Bel Garcia, Thierry Trémouroux e
Fabrício Belsoff

Porque fazemos as escolhas que fazemos? Na profissão, no amor... É possível ser feliz? O que é o fracasso? E o sucesso? O fracasso subiu a cabeça? (Lucas Marcier)

No dia 17 de maio estreia, no Teatro Poeira, o espetáculo “Lição n°18 - Romeu & Julieta”, novo texto de DOC Comparato, com direção de Lucas Marcier, a primeira na carreira deste incansável diretor musical, e a supervisão do parceiro de diversos trabalhos Enrique Diaz. A peça apresenta, com humor, sarcasmo e cinismo, a história de um autor de teatro em busca de oportunidades e reconhecimento. No elenco, dois renomados atores, Bel Garcia e Thierry Trémouroux, se unem a dois jovens talentos, Bianca Comparato e Fabrício Belsoff. Bianca, que pela primeira vez atua num texto do pai, é responsável pela produção da montagem e escolha da equipe.

Completando a ficha técnica, o cenário é de Andre Weller, iluminação de Tomás Ribas e figurinos da estreante Rita Comparato, da grife Neon, marca ganhou destaque na mídia, vestindo celebridades e participando de várias publicações internacionais. Hoje a Neon (Dudu Bertholini) conta com pontos de venda por todo o país, representações em Nova Iorque, Tóquio e Grécia, e apresenta suas coleções na São Paulo Fashion Week.


 “A história de um autor em crise, lutando para criar um texto que já foi criado e recriado mil vezes. Como continuar? Por que continuar? Por que escrever? Por que ir até o fim?
“Vale a pena morrer por amor ou este é o maior dos fracassos? Fracassar é um a tentação?”

O espetáculo apresenta um autor de teatro, a bordo de um trem rumo a Turin, que recebe de um desconhecido um manuscrito do século XVI que conteria o texto original no qual Shakespeare teria se baseado para escrever o clássico Romeu e Julieta. O autor segue sua jornada errante pela Europa e, na medida em que a viagem prossegue, a leitura do manuscrito vai revelando novos trechos da história de Romeu e Julieta. Será que nas entrelinhas das histórias, no não-dito, no omitido, é possível compreender o destino trágico que se espera para o final? São mesmo trágicos os finais?

É a história de um autor, em declínio profissional, que tenta vender o suposto manuscrito de uma peça de Luigi Groto, chamado La Hadriana, do século XVI, para conseguir glória e atenção. Será válida a autenticidade daquele manuscrito? O espectador acompanha os questionamentos do autor em paralelo à encenação do manuscrito. O autor teria em suas mãos o original, ou a falsa inspiração de Romeu e Julieta? Onde começa uma? Onde termina a outra?
Com uma estrutura metalingüística e dados autobiográficos, o espetáculo será composto de interferências retiradas do processo de encenação, das relações dos atores com suas personagens e das livres associações que a ação propicia aos criadores.

Paralelo ao espetáculo, Bianca Comparato já começou a filmar seu novo projeto no cinema. A atriz está no elenco dos longas-metragens Somos Tão Jovens, de Antônio Carlos Fontoura, sobre a vida de Renato Russo, onde a atriz interpreta a irmã do compositor, Carmen Teresa.

Lição nº 18 – Romeu e Julieta é um espetáculo patrocinado pelo Programa Eletrobras Cultural.


Serviço:
Local: Teatro Poeira (Rua São João Batista, 104 - Botafogo)
Informações: (21) 2537- 8053
Bilheteria: 2ª a 4ª e domingo das 15 às 20h/ 5ª a sábado das 15 às 21h
Horário: terças e quartas às 21h
Preço: R$30,00
Capacidade: 160 lugares
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Temporada: 17 de maio a 29 de junho








Fotografo:Beto Pêgo

Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

Minha lista de blogs