13 de jun. de 2014

Programação do Museu de Astronomia durante a Copa do Mundo 2014



Durante a Copa do Mundo, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) oferece a seus visitantes uma programação diversificada para todos os públicos. Tem planetário digital, observação do céu noturno utilizando uma luneta centenária e telescópios modernos, cinema, a atividade Astromania, debate e visitas orientadas pelo campus do Museu. Todas as atividades são gratuitas!

Quem vier ao MAST terá a oportunidade de observar, através de uma luneta centenária e telescópios modernos, aglomerados estelares, nebulosas e os planetas Marte, Júpiter e Saturno! O Programa de Observação do Céu do MAST acontecerá, neste mês de junho, nos dias 14 (sábado) e 21 (sábado) a partir das 17h30, com a apresentação da palestra O Céu do Mês, momento em que os visitantes ficam sabendo um pouco mais sobre a natureza dos corpos celestes e o que está visível no céu do Rio de Janeiro. A partir das 18h30, o público é convidado a observar o céu. A atividade é conduzida por um astrônomo ou mediador capacitado.

As sessões do planetário inflável digital acontecerão no dia 29 de junho (domingo), às 15h, 16h e 17h. Nelas, o espectador poderá observar e entender os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas a partir de imagens do céu noturno que são projetadas numa cúpula inflável. As sessões são apresentadas por um mediador ou “planetarista”.

No dia 14 de junho (sábado), às 14h, no Cine Ciência, será exibido o filme “Tempo de Despertar”, do diretor Penny Marshall. Um neurologista que chega à conclusão de que a L-DOPA, uma nova droga que já estava sendo usada para pacientes com o Mal de Parkinson, deve ser o medicamento ideal para os casos dos seus pacientes. Logo os pacientes mostram sinais de melhora, mas, um deles começa a apresentar estranhos e perigosos efeitos colaterais. O filme será seguido de debate sobre o assunto, orientado por um mediador.

Nas visitas orientadas, que acontecerão no dia 21 de junho (sábado), às 15h e 17h, os mediadores apresentam, aos visitantes, o sistema solar em escala, as exposições do MAST espalhadas pelo campus e o conjunto arquitetônico construído para sediar o Observatório Nacional. Destacam-se o prédio sede, que abriga a coleção de instrumentos científicos, e os pavilhões com as centenárias lunetas.

E no mesmo dia, às 16h, o Astromania traz como tema a “Espaçonave Terra”. Até o momento, nosso planeta é o único capaz de abrigar a vida tal como conhecemos. Mas por que será que nossos vizinhos Vênus e Marte não são bons lugares para habitarmos? Será que no nosso Sistema Solar ainda encontraremos um local adequado para a colonização por seres humanos? Saiba um pouco mais sobre as condições necessárias à existência de vida, comparando a Terra aos demais planetas!

Durante os jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) será um dos pontos turísticos que terá alteração em seus horários de visitação. No dia 17 de junho (terça-feira), o Museu estará, excepcionalmente, aberto à visitação das 9h às 12h30. E nos dias 15 (domingo), 18 (quarta-feira), 22 (domingo), 25 (quarta-feira) e 28 de junho (sábado), 04 (sexta-feira) e 13 de julho (domingo), o MAST não estará aberto à visitação.

Confira a programação do MAST no mês de junho.

Serviço
Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro
(21) 3514-5200 | www.mast.br

Horário de Funcionamento
Terça, quinta e sexta, 9h às 17h
Quarta, 9h às 20h
Sábado, 14h às 20h
Domingo e feriado, 14h às 18h



Divulgação Cultural - Agenda Cultural RJ
Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas - Gabriele Nery (21)99676-9323